Os trajes masculinos não apresentam leque tão extenso, como aqueles que podem ser usados pelas mulheres, porem, apresentam uma combinação mais adequada, no tocante a cores, tecidos e cortes.
Ocorre que a maioria dos homens tem tremenda dificuldade e encontrar o traje ideal para usar em eventos formais, fazendo grande confusão entre um e outro. Então para ajudar aos homens em geral vamos apontar logo a seguir quais são os trajes certos para usar em cada tipo de evento formal.
Aprenda a Distinguir os Trajes Formais
Será que você sabe distinguir a diferença existente entre os diferentes trajes usados em eventos formais? Por exemplo, entre o esporte fino, um traje esporte, social, casual e de gala. As diferenças entre um e outro são bastante tênues, porém, elas existem e por isso devem ser sempre respeitadas para que não se caia no ridículo numa noite festiva.
Podemos citar o seguinte, quando um evento pede um traje mais simples, a grande dificuldade reside em torno de conseguir compor um look que não seja “casual” em demasia. Como o traje chamado de esporte: que ainda que carregue esse nome, nada tem a com praia ou com a prática esportiva, só indica que o dress code não exige uma formalidade exagerada. No caso do traje esporte, é viável que o homem vista uma camisa bonita e bem passada, que não precisar estar em conjunto com o blazer, e ainda há a possibilidade de, caso queira, fazer a combinação usando uma calça jeans em tom escuro, sem excesso de lavagem. Este é um visual que proporciona ainda uma maior possibilidade de opção de cores e diferentes detalhes. Certamente, um dress code que pede traje esporte é uma festa que ocorre com a luz do dia, como por exemplo, um batizado, uma vernissage, caracterizados como situações mais simplistas.
Já o traje passeio ou esporte fino, dá a entender que a opção de cores precisa ser menos exagerada, com isso, com menos cor, mas ainda não há um nível de formalidade grandioso, porém, os homens preferem o preto. As situações que pedem o traje possuem uma formalidade em tom médio, por isso, podem ser usados tanto durante o dia quanto ao anoitecer.
Para saber como se vestir quando o convite pede um traje social, podemos observar que as peças já se encontram sugeridas no nome, sendo por isso, totalmente formal: o visual mais adequado gira em torno de um terno, que pode ter ou não um colete por baixo, em união com a calça; o tom mais adequado de cor é o escuro, enquanto que a camisa necessariamente precisa ser branca, mas a gravata pode ser de livre escolha, porém sem que se abuse na coloração da mesma. O sapato usado é o formal e, de preferência, com amarração. É a composição mais adequada para se usar em celebrações de casamento e ainda em eventos que acontecem durante a noite.
E, finalmente, vamos ao black-tie que é o traje top de formalidade: ele deve ser usado somente em noites especiais de gala, nas quais é fundamental que o visual seja glamouroso. O traje e composto de smoking (sendo que a principal divergência entre o mesmo e o terno básico é que, o terno tem a lapela com uma ponta diferenciada, muito mais trabalhada) a camisa também é diferente e inclui a parte do peito com drapeado, as pontas da gola são viradas para baixo e termina com uma gravata borboleta. A calça possui um adereço de faixa na cintura, quase sempre preta, e o sapato para compor deve ser bem mais sofisticado, especialmente usado o que possui verniz.
É interessante que seja seguida recomendação que vem vinculada ao convite, já que, se o anfitrião teve a preocupação de colocar um dress code do evento ou da festa, é indicativo de que a roupa é bastante importante. Nesses casos, as mulheres quase sempre acabam se arrumando de forma exagerada, e pecam pelo excesso. Enquanto que os homens terminam errando por não usar o traje adequado.
Em determinados ambientes mais formais o homem deve se vestir de forma sempre adequada. Para que isso aconteça, o tipo pedido na ocasião, bem como o horário da mesma e até mesmo a forma com que as demais pessoas irão se vestir devem ser consideradas, para se garantir uma perfeita harmonia e se possa evitar exageros demasiados que detonam com o visual.
O Look Formal
A principal peça formal de um armário masculino é o terno. Ele auxilia numa composição mais sofisticada e elegante seguindo determinadas regras básicas relacionadas a modelagem e tamanho do corpo, tons mais sóbrios para o dia e coloração mais escurecida para a noite, e sempre fazendo com que os sapatos estejam em harmonia com o tom escolhido para o terno, e ainda seguidos de cuidados básicos com tamanho e o tipo da gravata. Tudo isso influencia num visual adequado para compor grande parte dos eventos formais.
Para ser usado um traje adequado no ambiente de trabalho o cuidado deve estar voltado para as combinações. A forma de vestir de um funcionário pode atrapalhar sua autoconfiança e ainda o relacionamento com os demais colegas e com a chefia. Para não ter problemas, evite a exagerada repetição de peças e mude sempre os sapatos quando estiverem gastos. Evite ainda a utilização de adornos desnecessários, como pulseiras, brincos e colares, para os homens, apenas um relógio já se mostra suficiente.
Também podemos compor looks com opção formal sem que se use o terno, escolhendo apenas o blazer, calça jeans sem lavagem, e camisas de gola V ou redonda, mas sem nenhuma estampa, além de combinar camisas polo sem exagero de detalhes em junção com sapatênis ou sapatos sociais. Outra combinação que pode cair bem é utilizar somente uma camisa social com uma calça jeans sem lavagem.
Ocorre que essas combinações não podem ser usadas em todas as ocasiões formais como formaturas, casamentos, baile debutantes, entre outros. Entretanto, são ideais para eventos durante o dia, como batizados, almoço, aniversário de criança, e demais.
Também se pode compor um bom look usando o cardigã. Para essas situações use uma boa calça de alfaiataria ou um jeans, uma camisa social bem passada, preferencialmente na cor branca ou qualquer camisa, desde que não seja estampada.