E quando vem chegando o verão, quem mora em algumas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, por exemplo, sabe que tem que “aposentar” completamente o guarda-roupa de inverno e escolher looks fresquinhos para enfrentar o calorão. Em cidades onde o calor vem com tudo é muito difícil reciclar uma peça do inverno para o verão, em alguns casos, dá para fazer a estrada inversa, reciclar do verão para o inverno.
Claro, sem falar que não podemos esquecer que as roupas são feitas segundo as estações do ano e devem ser usadas dentro daquele momento que foram pensadas. Reciclar, isto é, incrementar uma peça ou outra até que tem o seu charme, mas colocar uma saia de lã no verão não está com nada. De fashion você corre o risco de ficar ridícula. Então, separe bem o seu guarda-roupa, pelo menos em outono e inverno e primavera e verão.
Voltando ao verão, que tal conferir dicas de looks fresquinhos para a estação mais quente do ano? Lembrando que dá sim para ficar bonita no verão e arrumadinha. Ao contrário do que muita gente diz, não dá para ficar elegante só no inverno, comentário sem fundamento. Com a roupa certa, na modelagem certa e com o tecido correto, você também pode ficar linda em looks fresquinhos no verão.
Veja Dicas Para não Errar na Hora das Compras de Roupas de Verão!
Tem verão e verão, aqueles dias que está quente, mas não insuportável e outros que está quentíssimo e a única coisa que queremos é uma ducha geladíssima. E como o tempo está uma loucura é melhor se preparar para as duas possibilidades. Sem falar que a noite tem sempre um clima mais fresquinho, na maioria dos dias em que o sol rachou a testa de todo mundo. Então, na hora de fazer suas compras de roupas de verão considere as super frescas e as frescas.
O correto seria você chegar em uma loja e não ter problemas para encontrar as roupas de verão, já que a coleção é da estação do sol, mas nem sempre é assim. Algumas grifes, por razões que não entraremos em mérito, colocam entre as peças da coleção aquelas com tecidos que não são adequados para o verão. Por exemplo, tome muito cuidado com as peças sintéticas e no caso da malha, ela pode ser grossa demais e quando muito fina, também muito vagabunda. O melhor mesmo é evitar.
Roupas em tecidos como viscose, seda, chifom, panamá, um tipo de linho mais fresquinho, são só alguns exemplos do que é adequado para a época. Cuidado também com aquelas peças que são “inspiradas” no verão europeu, como o couro para o verão. No Brasil, não é bem o caso, na grande maioria das cidades.
E claro, além do tecido, a modelagem da roupa também é fundamental. Não adianta escolher um vestido de seda, sendo que a modelagem é grudadíssima no corpo. É claro que a pele não transpira bem e o look não será fresquinho, pelo contrário, será insuportável.
Verão é época de looks fresquinhos, que significa roupas mais soltinhas, mais curtinhas, com mais cavas aqui ou ali, mas sempre com cuidado para não vulgarizar a produção.
Como falamos lá no início, dá para ficar elegante com um look fresquinho de verão, mas como principal regra para obter o resultado, a produção deve ser comportada e não vulgar. Não é porque está calor que você sairá mostrando tudo.
A melhor maneira de ter um look fresquinho de verão sem escorregar no bom gosto e cair na vulgaridade é buscando o equilíbrio entre as peças. Se o decote da blusa é generoso, prefira uma bermuda de alfaiataria no lugar do shortinho curto. Se é hot pants, prefira uma blusa comportada, com uma gola canoa discreta. Se o vestido é curto, prefira em tecido fino, escorregando na silhueta, mas nada muito grudado. Aliás, risque a roupa arroxada demais do seu guarda-roupa se a sua intenção é ficar elegante, principalmente, as mulheres que possuem mais curvas.
E o comprimento das roupas sempre ajuda a dar esse equilíbrio, por mais calor que esteja fazendo não precisa colocar uma roupa que não te permita nem mesmo de se abaixar ou sentar sem mostrar demais.
Algumas Ideias de Looks Fresquinhos Para o Verão
- Aposte nos shorts de alfaiataria em tecidos leves e elegantes, como linho ou panamá. Eles são super versáteis e podem fazer a produção do dia e da noite também, quando usados com camisas de seda ou peças que tenham brilho. Durante o dia, coloque o seu short com uma camiseta de alça fina e complete o look com um par de mocassim.
- As mais jovens podem abusar do hot pants, aquele shortinho curtinho e com cintura alta, que está em alta faz um tempinho. O melhor jeito de usar a peça é com camisas de malha, tênis de cano alto e outros elementos que deixem o look despojado. Apesar do nome, a ideia é dar um ar despojado para o look montado com ele e também, não deve ser mega, super justo. O hot pants deve sempre ser larguinho.
- As saias curtas em tecidos leves com balanço estão em alta e não podem faltar no guarda-roupa de verão para enfrentar os dias de muito calor. Se a estampa for floral, melhor ainda. Elas ficam perfeitas com camisetas de malha para pegar um cineminha com as amigas ou para um passeio no shopping. Nos pés dá para apostar em sandálias rasteiras.
- E se falamos de saia, devemos falar de vestidos, claro, no plural, porque dá para ter vários, aquele super longo em malha fina para o dia a dia, aquele em modelagem lápis de estampa incrível modelo coquetel para noite, aquele soltinho sobre os joelhos para o fim de tarde, e muito mais. O vestido ainda tem a vantagem de ser uma peça única o que facilita sua vida na hora de montar um look. Aposte nos modelitos com sandálias de salto para aqueles de coquetel, tênis cano alto para um look mas despojado e sandálias rasteirinhas para bater pernas por aí.
Es genial el verano… Me encanta esta época del año.