A historia de coo determinadas coisas urgiram no mundo parecem as vezes ter uma origem bastante misteriosa, especialmente quando o assunto são as roupas que vestimos nos dias de hoje. Para começar, nem tudo apareceu no undo de uma hora para a outra. Os acontecimentos são lentos e aos poucos as invenções vem se tornando mais elaboradas. Foi o que aconteceu com a famosa calças jeans, as peças de roupas mais paticas e usadas no mundo inteiro, independente de idade ou sexo. Essa pela matéria prima teve diversas origens e sua historia é cheia de acontecimentos interessantes ao longo do tempo, ocasionando no surgimento de diversas peças extremamente populares. Conheça neste artigo a historia do Jeans!
As Primeiras Origens na França
Ha quem diga que existam provavelmente diversas origens para que a primeira peça jeans tenha surgido no mundo. Porem, a mais conhecida e que ate hoje foi comprovada foi o inicio da sua produção na cidade de Nemis, na França antiga. No ano de 1792, o tecido atualmente conhecido como jeans começara a ser fabricado pela primeira vez. Aos poucos, o tecido pratico, simples e barato de produzir começou a ganhar uma titulação nada peculiar: era o ” tecido de Nimes” que estava chegando com grande fervor aos mercados franceses. por causa disso e mais tarde, o material começou a ser conhecido como denim. Pesquisadores afirmam que o material em Nimes era muito próximo a costura e a textura do jeans encontrado hoje na modernidade, o que garante uma forte influencia francesa. mesmo assim, a matéria prima para a fabricação do tecido vinha a partir de uma indústria em Maryland, cidade localizada na Nova Inglaterra, o berço da revolução industrial, o que faz as coisas possuírem um pouco mais de sentido.
O Jeans de Levis Strauss
Levis Strauss era um produto de lona que com o tempo viu o seu negocio falir, obtendo uma porção deste material encalhado em suas pequenas fabricas. Vendo a necessidade de mineradores utilizarem uma roupa de trabalho mais confortável, flexível e barata, Levis teve uma ideai brilhante: Porque não usar toda essa lona restante ara fazer calças bem elaboradas para os trabalhadores? Dessa forma, surgiram calças bem parecidas com o jeans de hoje em dia e quem sabe daqueles produzidos em Nimes. Mesmo assim, nessa época, as produções de denim já estavam a todo o vapor na França.
Strauss começou a sua produção de calças mais resistentes para os operários do ouro por volta do ano de 1850, no qual produziu três peças de jeans. Os trabalhadores gostaram e assim sua produção começou a aumentar, sem saber que um material bem parecido e quem sabe até mesmo muito semelhante já estava em produção na França e na Inglaterra. Na primeira vez, os operários reclamavam um pouco da falta de flexibilidade do material, o que fez Levis logo dar um jeito na situação, quando outras matérias primas, inspiradas naquelas de Nemis, para produzir algo com muito mais flexibilidade. Portanto, as calças jeans de boa qualidade que conhecemos hoje vieram da resistência, flexibilidade e durabilidade do material criado pelo alemão judeu Levis, que morava a oeste dos Estados Unidos da América. Dessa maneira, atualmente, uma das marcas mais famosas e que produz um jeans de boa qualidade de chama Levi’s. Coincidência, não?
Fama em Gênova
Por causa de suas características de durabilidade e especialmente por ser uma matéria prima que não precisa de muita manutenção durante o seu uso, a fabricação de peças em jeans para o trabalho pesado em lavouras e minério começou a crescer bastante, atingindo inclusive a macro economia europeia. Foi nos portos italianos, mais especificamente em Genova, que a calça jeans começou a ganhar a sua fama. Os marinheiros que trabalhavam pesado por la acabaram adotando a roupa em seus trabalhos nos navios. O material era de fácil lavagem, bastante flexível e incrivelmente resistente. Por causa disso, as vendas do “tecido de Nemis” começaram a ser empregadas na Europa. Os marinheiros começara a chamar o velho tecido de genes. Mas, por causa de sua pronuncia italiana bem puxada, o modo de falar a tal palavra se parecia muito com “jeans”. Foi quando surgiu o nome popular que todos conhecemos hoje em dia!
Primeiras Impressões
As primeiras impressões da população em relação ao jeans foram as melhores possíveis. Por causa disso, ele realmente começou a se popularizar por ai, até virar uma das peças principais da vestimenta informal, mais especialmente para os jovens. Mesmo assim, depois de ter se espalhado pela Europa, a produção do jeans fez a sua fama nos Estados Unidos, exatamente por causa das produções recorrentes de Strauss. Sendo assim, algumas modernidades tiveram que chegar com o tempo para que o jeans pudesse se tornar a peça tao usada como ele é hoje.
Para começar, as primeiras etiquetas de couro começaram a surgir no cós das calças, a fim de deixa-la mais elegante, não somente própria para trabalhadores. Depois, os primeiros botoes de metal surgiram em diversas peças. Logo em seguida, foi a vez dos bolsos traseiros chegarem ao modelo de calça jeans produzida naquela época. O mais importante era que as peças em jeans produzidas primeiramente em marrom. Com o tempo, ela foi ganhando a clássica coloração em índigo, o famoso “blue” das famosas jeanswear de hoje em dia.
Popularização do Jeans
O jeans se tornou popular por causa de alguns fatos bem interessantes. Para começar, as fardas militares do exercito americano começaram a serem feitas em jeans, o que fez todo mundo observar o quanto o material era importante e resistente. Em seguida, o jeans começou a tomar conta do cinema, caracterizando o filmes de faroeste, onde a vestimento dos cowboys americanos era toda elaborada em denim. Os meios de comunicação para transmitir tamanhas imagens , tanto da guerra quanto dos filmes estado-unidenses já eram bastante fortes, o que ajudou a disseminar a nova febre da moda.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva