Unir o melhor do Brasil e da França é o grande objetivo da estilista Márcia de Carvalho que desde a década de 80 vive em Paris. Leveza, feminilidade e delicadeza são os ingredientes mais importantes e que marcam as criações desta estilista e que segundo ela são representados muito bem nas rendas que fazem parte de suas confecções.
Márcia nunca renega as origens brasileiras que transparecem nas roupas coloridas e alegres de suas criações, entre as quais se encontram vestidos confeccionados com renda de crochê e produzidos com nada menos do que dez fios todos de cores diferentes, acessórios em couro dos mais variados, vestidos de noiva, são alguns dos trabalhos da estilista.
Ida para Paris
Foi ainda durante sua juventude, com 21 anos de idade que Márcia mudou-se para a França, cheia de belas idéias buscava outras formas mais criativas de trabalho tendo hoje naquela cidade duas lojas: uma no bairro Marais e a outra na região dos Barbès. E como sonhava Márcia teve nesta maravilhosa cidade a oportunidade para desenvolver toda sua criatividade e talento.
As peças por ela produzidas são capazes de unir a sofisticação existente nas rendas de Calais, que vem do norte da França com a cor que lembra o Brasil, sua pátria.
Projeto Meias Órfãs
Em 2010 Márcia comemorou oito anos de criação da Associação Chaussettes Orphelines que em português quer dizer, Meias Órfãs sendo que este nome não poderia ser mais adequado uma vez que neste projeto se trabalha aproveitando exatamente as meias que não tem mais o par para produzir novas roupas. O processo usado é patchworks misturados com bordados, crochê e tricô. Essa Associação surgiu com a idéia da reciclagem de meias e outros produtos têxteis ensinando técnicas de artesanato as pessoas menos favorecidas.
Lado Social
Nesta idéia existe realmente um lado social, pois a instituição oferece estágios a estudantes tanto brasileiros como franceses de comunidades carentes e isso no estado de Alagoas, em Marechal Deodoro e no Rio de Janeiro sendo que participam mais de 40 artesãs brasileiras.
No bairro Barbès em Paris também se encontram mulheres carentes participando de oficinas para aprender técnicas de costura, têxtil e artesanato.
Comemoração de aniversário
Nesta comemoração houve um desfile na Prefeitura de Paris onde a coleção apresentada foi feita a partir de mais de 3 mil meias que foram recolhidas e que foram transformadas em saias, casacos, vestidos e acessórios.
Versatilidade
A estilista ainda criou o ateliê “Amazonas” que deveria ter como desafio trabalhar volumes e drapeados que permitissem as mulheres com próteses por terem removido um seio, terem um pouco mais de conforto na medida em que pudessem deixar de usar essas próteses durante o verão com o objetivo de que essas mulheres reaprendessem a se sentir seguras quanto a sua feminilidade. O que impulsiona Márcia Carvalho é o otimismo, espontaneidade e bom humor.
Prezada Estilista,
Marcia de Carvalho
Amo muito o trabalho dos estilista e principalmente os nossos brasileiros que são otimos,
como exemplo o seu renoado trabalho na capital da moda mais badalada no mundo PARIS
te conheci por intermedio do nosso ícone do jornalismo social Amaury Jr,gostaria de conversar
com você com relação Ação Social,pois depois de mais de 25 anos sem estudar,hoje aos 52 anos
faço serviço social,curso que tem muito aver com o que sempre fiz na vida ajudar pessoas carentes.
Sou do sertão nordestino do Piaui,da ex.capital Oeiras,casado pai de 4 filhos,dia 14 de dezembro faço
25 anos de casado.