O jeans é um tipo de roupa muito utilizado no dia a dia de todas as pessoas. Não existe idade certa, corpo certo ou qualquer outro tipo de característica pessoal certa para que uma pessoa possa usar uma peça em jeans. Não é de hoje que o jeans vem criando tendência e estas peças podem ainda inovar muito o conceito de moda no futuro.
Mas não é porque o jeans é uma peça de roupa de fácil combinação que você vai sair colocando Jeans sem analisar perfeitamente com o que está combinando. Por exemplo, sabemos que uma calça jeans é usada em escolas, no dia a dia, para trabalho e etc. Mas não é porque ela combina para essas três ocasiões diferentes que você vai poder usar o mesmo jeans na mesma ocasião, pois cada uma dessas, vai pedir um corte diferente, detalhes diferentes e até mesmo, cores diferentes.
Então como o jeans é tão versátil como vocês já sabem, vamos aprender um pouco mais sobre como combiná-lo da melhor forma para que você não erre mais na escolha do seu look. Mas antes de saber como fazer essas combinações ideais, você saberia nos dizer como esse tecido se tornou tão indispensável para todas as pessoas ao redor do mundo? Então vamos começar a nossa conversar aprendendo um pouco mais sobre a história do jeans.
Como Surgiu o Jeans
A necessidade da criação de um novo estilo de tecido, bem mais resistente do que os que existiam começou por volta do ano de 1850, quando o mundo estava passando pelo auge da corrida do ouro e conquista de territórios americanos. Nessa época, muitos mercadores investiram na fabricação de roupas de lonas, muito resistentes e que serviam como fardamento para trabalhadores de minas. No início realmente as roupas de lonas renderam bastante para os comerciários, mas com o tempo não lucravam mais devido a quantidade de fabricantes que já existia.
Foi então que Levi Strauss começou a confeccionar peças diferenciadas e muito mais resistentes, onde aplicava na lona, fios de outros tecidos e outras camadas de peças reforçadas e logo foi sucesso entre os mineradores. Foi então que surgiu um estilo chamado jeanswear, que a princípio era um tipo de roupa destinada apenas para trabalhadores. Essas peças então saíram das minas e foi ganhando outros setores, principalmente os que exigiam um esforço físico maior.
Precisou chegar o século XX para que esse tipo de peça saísse do social e passasse a fazer parte do nosso dia a dia. Essa popularidade do jeans começou quando James Deans e Marlon Brando começaram a desfilar com peças feitas em jeanswear tanto nas telinhas quanto no seu cotidiano. Como tudo que artista toca vira moda, logo logo, jovens ao redor do mundo estavam também usando roupas feitas com jeans. Foi a partir de então que o jeans foi se popularizando mais e mais e marcas foram se especializando nessa moda. O primeiro estilista a colocar peças feitas com jeans na passarela foi Calvin Klein, na década de 70. Essas peças a princípio não foram tão bem recebidas pela crítica, principalmente de modelistas mais conservadores, mas essa negação não durou muito e logo outras diversas marcas fizeram o mesmo.
Agora que você já sabe como o jeans chegou a essa popularidade de hoje em dia. Vamos aprender a usá-lo corretamente.
Como Usar Corretamente Calças Jeans
Você deve começar analisando o motivo do seu look. Se você vai usar o jeans para trabalho, evite as calças com estampas, botões, pedras, bordados ou qualquer outro tipo de detalhe que se sobressaia na roupa. A calça ideal é aquela totalmente lista e de corte reto. Para mulheres, evite as de cintura muito baixa e muito colada, que tenha um apelo um pouco mais sexual.
Se você vai usar a calça jeans para faculdade, escola, curso ou qualquer outro segmento desse tipo, prefira as calças mais simples também e sem muito detalhe. Deixe as peças mais enfeitadas e diferentes para momentos mais descontraídos como um passeio com amigos, uma festa ou outra ocasião mais informal.
O comprimento também é importante, devendo ser evitada as calças que acumulam tecido no final da perna. O encontro do seu tornozelo e o sapato não deve conter tecido amontoado. Para acertar, prefira as calças com pernas mais justas e que terminam exatamente onde irá começar o seu pé. Calça por dentro do sapato somente se for botas de cano alto.
Como Usar Corretamente Short Jeans
Os shorts seguem basicamente a mesma regra quanto a estamparia e detalhes que informamos mais acima. Hoje em dia, dependendo do setor que você trabalha, já é possível que você vá ao seu trabalho com um short ou bermuda, sem pecar no look. Apesar de ser permitido, você ainda precisa usar o bom senso para usar short em ambiente de trabalho. Evite os de comprimento mais curto, com detalhes e principalmente os desbotados com muitas cores. Dê preferência aos shorts mais compridos, sem rasgos, desfiados, pinturas, bordados ou qualquer outro detalhe do tipo.
Para as mulheres que são mais gordinhas, o indicado é usar shorts mais compridos ou no máximo na metade da sua coxa. Os shorts curtinhos podem acabar enrolando e causando um efeito visual não muito agradável. Para as mais magrinhas, os mais coladinhos também podem acabar não valorizando muito o seu corpo, então dê preferência aos com caimento sem estarem totalmente colados ou muito folgados.
Como Usar corretamente Camisas Jeans
As camisas jeans são bem fáceis de combinar porque elas são muito versáteis e ajudam a montar um look bem descolado e para cima. O bom dessas peças é que elas podem ser usadas em qualquer estação, combinando com praticamente todas as peças.
Nas estações mais quentes você pode usar as camisas jeans com shorts e tops que ficam super leve e muito estiloso. Nas estações mais frias, as camisas em jeans já podem substituir de leve uma jaqueta e você pode combinar com vestidos, calças usando como sobreposição de camisetas com ou sem mangas.
O jeans combina com todas as cores então você pode ousar a vontade na sua combinação.