Veja a seguir um vídeo onde a Gloria Kalil explica tudo sobre a moda feminina e as diferenças básicas entre os diferentes tipos de saias que existem no mundo. A verdade é que muitas mulheres não sabem a diferença entre algumas saias e sempre estão se perguntando qual saia é qual. Confira a explicação:
Sem dúvida, a saia é sinônimo de feminismo. E temos inúmeros modelos disponíveis à nossa escolha. Dos mais moderninhos, aos mais clássicos. Cada tipo de saia tem as suas particularidades.
Agora, confira abaixo os principais tipos de saias que existem, e escolha o que mais combina com o seu estilo para criar looks incríveis:
1 – Saia godê: mais comum entre os anos de 1950 e 1980, esse tipo de saia é para quem gosta de algo mais romântico. É um estilo mais solto e rodado, que confere um pouco mais de movimento para o visual. A saia godê também marca um pouco a cintura. Como elas dão a impressão de aumentar a região do quadril, combina bem com blusas mais justas.
2 – Saia drapeada: a principal característica do tecido dessa saia é o efeito que ela apresenta de “enrugado”. Ela dá um certo volume para a silhueta. Por isso, as mulheres mais gordinhas devem tomar cuidado ao usar uma saia drapeada.
3 – Saia evasê: ou saia em “A”, como também é conhecida, é um modelo mais justo na cintura, e mais largo na parte de baixo. O seu cumprimento é até os joelhos, geralmente. O bom desse modelo é que ele é bem democrático. Serve tanto para mulheres mais novas, quanto para as senhoras. A saia evasê surgiu na década de 60. É ideal para quem é mais gordinha.
4 – Saia plissada: o tecido usado para fazer esse tipo de saia é aquele que deixa a peça com um efeito de sanfona. Ele possui muitas dobraduras, que são feitas no próprio tecido. Essa saia tem tendência a aumentar a silhueta. Por isso, é mais indicada para as mulheres mais magras.
5 – Saia reta: essa saia apresenta o tamanho da cintura da mesma largura que a barra. É um modelo bem básico. Por isso, a parte de cima pode ser mais chamativa, como um top volumoso, por exemplo. Como não valoriza a região da cintura, não é aconselhável para quem tem o corpo quadrado.
6 – Saia de prega: as pregas desse modelo de saia são feitas no momento de fazer as costuras das peças. Depois, elas são reforçadas. Essas saias são aqueles modelos usados como uniforme escolar. E costumam aparecer muito em filmes norte-americanos. Como elas deixam o visual com um ar mais de menina, são mais indicadas para mulheres mais novas.
7 – Saia de babado: esse modelo de saia pode vir com vários tipos de babados diferentes como, por exemplo, irregulares, regulares, em rufos, com camadas e com textura. E eles podem aparecer somente na barra da saia, como alguns pontos ou em toda a peça. Como confere mais volume para a silhueta, não é muito indicada para quem é mais gordinha.
8 – Minissaia: esse modelo deixa as pernas bem em evidência. Por isso, para usá-la, é bom ter as pernas bem torneadas, para ficar mais harmônico.
9 – Saia midi: super na moda, o comprimento dessa saia fica entre cerca de 4 dedos abaixo do joelho e panturrilha. Hoje em dia, os modelos mais comuns são o evasê em A e o godê, mais fluidos e acinturados.
O modelo godê, que é mais rodado, deixa o visual com uma aparência mais retrô, remetendo aos anos 50, que é a mesma época em que o modelo midi surgiu. Nos dias atuais, é muito comum encontrarmos as saias midi nos modelos mais afunilados. Alguns modelos, inclusive, ficam grudados totalmente no corpo.
Para quem é mais baixinha, é bom tomar cuidado ao usar a saia midi, pois ela tende a achatar a silhueta.
10 – Saia longa: outro modelo democrático e versátil, que pode ser usado por qualquer mulher. Os modelos de saias volumosos e estampados combinam mais com as mulheres mãos magras e altas. Enquanto que os modelos fluidos, de cor escura, sem nenhum franzido ou drapeado, ficam melhores em mulheres mais baixinhas, e que tenham o quadril mais avantajado.
Os modelos mais indicados são aqueles de cintura alta. Essas saias ficam ótimas com uma jaquetinha modelo mais curto, e uma blusa para dentro, que ajudam a alongar mais a silhueta.
11 – Saia lápis: esse modelo é mais justo, também conhecida como saia executiva, é aquela que vai afunilando da cintura até a coxa. Fica muito bem em mulheres mais magras e com o corpo tipo ampulheta. Não fica legal em quem tem o quadril muito largo, pois pode ficar subindo o tempo todo, e enrugando na altura do quadril, causando um pequeno incômodo ao andar.
12 – Saia tulipa: um modelo que apresenta a barra um pouco mais estreita, e que fica melhor ajustada ao corpo.
É super indicada para as mulheres magras e altas, pois ajuda a dar impressão de bumbum e quadril com mais medidas.