O estilo Vintage foi por muito tempo um tipo alternativo de roupa e ganhava destaque mais nos acessórios. Hoje já fazem parte do um grupo maior de mulheres que se aventuram a compor seus looks com base nessas roupas e algumas adotaram mesmo como estilo primário. Acontece que assim como qualquer outro tipo de roupa, você precisa saber compor uma combinação ideal para não fazer feio por aí.
Então se você quer adotar o estilo vintage para suas roupas, escolhemos algumas dicas de super importância para que você não erre o seu look.
O Que É O Estilo Vintage
O vintage de um contexto geral nos remete a ideia de antigo. Muitas pessoas confundem o velho com o antigo, mas esses são dois conceitos bem diferentes apesar de parecidos. Para a moda, as peças vintages deve carregar um conceito que já foi muito utilizado e hoje caiu no desuso, mas que continua charmoso e elegante. Fashion.
Compor um estilo vintage é bem mais fácil do que você imagina e muitas vezes, você vai conseguir fazer isso com peças de diferentes estilos e que estão guardas no seu armário e sem uso. Outras com algumas pequenas reformas chegam a esse objetivo.
Velho Com Conceito de Novo
Então você ganhou uma calça há 5 u 6 anos e nunca usou ou usou pouco, mas não gostou muito e deixou guardada em seu armário. Nesse tempo a moda sofreu diversas mudanças e olhando para aquela calça você perceberá isso imediatamente. Acontece que com uma blusinha estilosa e alguns acessórios, esta mesma calça “fora de moda” faz com que você tenha um look vintage muito “na moda”. Parece louco e confuso, mas é o que acontece sempre com quem gosta e busca peças nesse estilo.
Então antes de jogar ou dar aquela peça que você considera fora de moda, que tal buscar referências na internet ou até mesmo com amigas que gostam do assunto e ver se compondo a peça com algo mais específico você não consegue um lindo look vintage?
Você Veste O Que Você É
Essa dica vale não somente para quem gosta do estilo vintage, mas para todas as mulheres que adotam um tipo de roupa para si. Na verdade todo mundo possui um estilo padrão e tem aquela linha que mais lhe agrada. Existe a mulher que gosta de roupas mais sociais, mesmo em ocasiões mais relaxadas, aquelas mais “blacks” que adotam o preto para tudo, existem as mulheres mais femininas que já preferem mais sainhas, vestidinhos e evitam calças (não que estas roupas sejam masculinas, mas são peças usadas por ambos os sexos) e tantas outras linhagens de estilos.
Saber o que você veste é saber o que você vai passar para as pessoas, então se você escolher uma peça vintage você passará a ideia de alguém que preza por valores mesmo que não estejam dentro de certos conceitos e principalmente, uma pessoa mais tradicional. O vintage por mais moderno que seja, ainda remete a algo bem clássico e seu estilo de se vestir e comportar deve passar isso também.
Seja Amiga de Brechós
Você até encontra pecinhas vintage em lojas tradicionais e mais modernas, mas não existe ambiente melhor para se deliciar com roupas bem vintages meso do que os brechós. Hoje o conceito de brechós está bem diferente do que aqueles que costumávamos ir em casas de amigos e parentes. Os brechós atuais são praticamente feiras de roupas que já são feitos em locais imensos e com uma série de marcas diferentes, mas quando falamos em brechós para roupas vintages, ainda nos referimos aos primeiros.
Existem diversos brechós fixos ao redor do mundo e você com certeza tem um em sua cidade. Você pode fazer uma busca pelo site de pesquisa que mais gosta e ver qual o mais próximo de sua casa, basta colocar “brechó em…” e completar com o local que você mora ou cidades mais próximas para aquelas pessoas que residem em cidades bem pequenas. Com certeza você terá um resultado satisfatório e encontrará um bom brechó para caçar as suas peças vintages. Além dos fixos, ainda tem os brechós online que você também pode comprar a vontade.
Comece Com Pequenas Peças
Se este não é seu estilo e você acha que uma mudança total vai causar estranhamento em você e nos outros, o ideal é que comece com pequenas peças, como acessórios, até chegar ao look completo. Isso também vai fazer com que você conheça mais o estilo e aprenda a compor melhor peça a peça.
Os lenços são super indicados para começar, pois eles podem ser usados de diversas maneiras como na cabeça, no pescoço, como detalhe de roupa, etc. Chapéus, joias, bolsas, cintos, sapatos e outros acessórios mais originais farão com que você se acostume aos poucos com o estilo e a ideia.
Cuidado Com O Exagero
Quando falamos em adotar o estilo vintage para você, não queremos dizer que você vai usar todo um look em vintage porque você pode acabar passando a ideia de que vai para uma festa á fantasia. A ideia do vintage é fazer com que peças marcantes façam o diferencial no seu look, mesmo se combinados com peças mais modernas.
Você pode compor um look sempre equilibrando, mas que as pessoas que a olhem achem algo mais retro e remetam a ideia do antigo, do neutro e clássico no que você veste.
Use Sem Preconceito
Não adianta você querer adotar uma moda achando errado vestir aquilo, mas somente porque quer adotar um estilo novo ou porque é legal vestir tal peça. Muitas peças vintages quando são olhadas à primeira vista causam uma certa estranheza e podem até parecer totalmente fora do contexto quando olhadas no cabide, mas quando você as veste, sente-se totalmente bonita e dentro de uma ideia bem conceitual.
Você também vai cruzar com muitas peças e pensar em como as pessoas olharão para você naquelas peças. Um bom exemplo são os macacões vintage que precisam de muita postura e personalidade para serem utilizados, então é importante saber que o que você vai vestir, precisa estar de acordo com a ideia que você quer passar de fato.