A imagem que passamos depende de nossas escolhas, não é verdade? Então se você é uma pessoa que está sempre preocupada em manter um estilo e busca se adequar aos padrões e tendências da moda, saiba que isso não quer dizer que você deverá ter em seu armário todos os lançamentos e desfilar sempre com peças que nem sempre despertam sua admiração.
Na realidade, cada um de nós temos um estilo, e isso significa que nem tudo que está na moda será capaz de encher nossos olhos. Portanto, veja as dicas que separamos para lhe ajudar a definir seu estilo, sem deixar, é claro, de causar a admiração de todos.
1. Defina seu Estilo
Antes de sair por aí comprando tudo que é lançado no mundo da moda, procure entender e definir seu estilo, o que não significa que se você é clássica terá que se privar de todas as peças que costumam compor um estilo mais despojado.
Por mais que você ache que já se conhece muito bem, definir o seu estilo não é tão simples, já que necessita que você observe suas escolhas, o modo como monta seus looks, as peças que já tem em seu armário, etc.
Além de observar o seu estilo de roupa, procure analisar também suas preferências em relação a estilo musical, turma de amigos, etc. Afinal seu estilo é composto por tudo aquilo que você considera importante e expressa alguma admiração.
2. Conheça o seu Corpo
Além de definir o seu estilo, é fundamental que você conheça e respeita o seu corpo. Então, analise suas formas e procure valorizar suas formas fazendo as escolhas certas. Se você está acima do peso, por exemplo, não deixe de se gostar e se vestir bem por conta disso, mas tenha o bom senso para escolher as peças mais adequadas ao seu estilo.
Mesmo que você esteja dentro dos “padrões” da boa forma, saiba que isso não significa que todas as peças estejam adequadas ao seu corpo. Portanto, procure se conhecer e use e abuse de truques que evidencie tudo aquilo que seu corpo tem de belo.
3. Assuma o seu Estilo
Agora que você já sabe suas preferências e conseguiu definir sua forma física, chega o momento de assumir seu estilo. Portanto, não tenha vergonha daquilo que você gosta, mesmo que nem todos encarem seu estilo de maneira positiva.
Antes de sair desfilando algum look, tenha o espelho como seu amigo, pois se você encará-lo e analisar detalhadamente toda a composição das peças escolhidas por você, provavelmente terá uma chance bem maior de fazer a escolha certa.
4. Tenha Criatividade
Compor belos looks depende muito da criatividade de cada um. Portanto, mesmo que seu armário não lhe ofereça tantas opções, é possível com a mistura de peças e acessórios compor diversos looks. Portanto, valorize tudo aquilo que você possui em seu armário e arrase nas composições sem que seja necessário estar sempre desfilando peças novas.
5. Compre as Peças Certas
É claro que muitas vezes não resistimos e acabamos adquirindo algumas peças que temos a consciência que não farão sucesso por muito tempo. Não que apostar nas tendências passageiras seja algo errado, mas se você pretende definir o seu estilo e prefere optar por peças que poderão estar em alta por mais tempo, ou quem sabe nunca estarão fora de moda, aposte em peças mais tradicionais, também conhecidas como “coringa”.
Um simples vestido tubinho, uma camiseta branca, um belo jeans são somente alguns exemplos de peças que podem ser utilizadas em qualquer momento, pois são tradicionais e oferecem uma possibilidade incrível de combinações. Portanto, antes de fazer suas compras, analise o que você realmente precisa e opte por peças mais tradicionais.
6. Que Tal Resgatar as Peças Retrô?
Sabe aquelas peças que têm a cara da vovó? Pois é, por incrível que pareça elas podem ser facilmente misturadas com qualquer estilo. Então, a dica é: olhe de forma mais crítica para as peças que estão no seu armário, pois quem sabe elas podem ser a chave para um look diferenciado. Além disso, não deixe de conhecer os brechós, que andam fazendo sucesso não só no Brasil, mas em todo mundo, pois oferecem opções incríveis com preços variados.
Se o seu estilo é mais moderno e você usando uma peça retrô, que tal começar com um acessório? Para não deixar seu “look over”, invista nas misturas das peças retrô com outras atuais.
7. Aposte nos Brechós!
Quando falamos de brechó, talvez você pense nos velhos estabelecimentos que comercializam peças que muitas vezes estão em condições até deploráveis. No entanto, o conceito atual de brechó tem sido muito diferente, afinal os estabelecimentos não comercializam somente peças que estão fora de moda e em condições ruins, mas oferecem peças até de grifes e com preços extremamente atrativos.
Portanto, se você pretende encontrar peças em bons estados e com preço justo, não deixe de pensar na possibilidade de conhecer um brechó, mas para isso procure estabelecimentos que tenham boas referências.
8. Invista nos Acessórios
Nada melhor do que expressar seu estilo por meio dos acessórios. Portanto, encontre peças que façam parte do seu estilo e dê um toque incrível em seu look sem ter que gastar muito por isso.
9. Não Tenha Medo das Estampas
Se você segue uma linha mais tradicional e só ousa na mistura de cores, que tal ousar apostando nas estampas. Uma simples combinação entre estampas pode dar um toque todo especial em seu look, e nesse caso uma das melhores opções é apostar nas estampas que estão em alta.
Se você não está acostumada com as estampas, comece com os tecidos compostos por desenhos menores e, posteriormente, ouse com as maxi estampas. Certamente apostando nas estampas você será capaz de compor looks bem mais modernos.
10. Experimente!
Se você quer arrasar com seu estilo a melhor opção é arriscar experimentando coisas novas. Não tenha medo, pois uma dose de bom senso e um espelho como seu aliado podem ser a chave para o sucesso de seus looks.