Uma das maiores necessidades do ser humano nos dias de hoje é a necessidade de se vestir. O homem (ser humano) quando não vestido pode ser preso por atentado violento ao pudor. Por essa necessidade quase que implícita pela sociedade, o homem tem como uma das necessidades de vida dele a vestimenta, juntamente com o alimento. Pode-se dizer que nesses dois ramos nunca faltará emprego.
http://www.youtube.com/watch?v=V9vV_Oa6gkIMercado da Moda – Como Funciona?
Na moda, o ultimo passo é quando o consumidor (nós) compra a peça pronta. A moda tem toda uma sequencia que, com o avanço das tecnologias, acabou sendo aprimorado.
As tendências são estudadas pelos coolhunters e, as tendências que estão hoje em vitrine são as tendências que foram estudadas há dois anos. Depois dos coolhunters decidirem o que vai ser tendência em termos de tecido, cores e modelagem, as fabricantes de pigmento entram em contato com os fabricantes de tecido para começarem a produzir os tecidos de uma certa estação.
Ao mesmo tempo em que os tecidos começam a ser produzidos, as grandes marcas (marcas de alta costura como Chanel, Dior, entre outros) começam a desenvolver suas coleções disputadíssimas e lindas.
A partir desse primeiro desfile baseado nas tendências decididas pelos coolhunters, as pequenas empresas de alta costura e as grandes empresas de prêt à Porter começam a se inspirar para suas coleções em termos de cor, tecidos, modelagem e tendências em geral.
Quando uma peça entra para a produção, ela começa pela criação (parte do estilista), vai para a modelagem (responsabilidade do modelista), entra na área de pilotagem (sob as mãos do pilotista) para então ir para a confecção em massa. Depois de produzidas, as peças são encaminhadas para as lojas de comércio.
Comércio da Moda
Depois que as roupas chegam às lojas, o próximo passo é o atendimento ao cliente e a venda. Antigamente o comércio funcionava apenas da seguinte forma: o cliente ia até a loja e escolhia o produto desejado.
Com o passar do tempo, as pessoas (os clientes) tiveram que se preocupar com outros afazeres: trabalho, estudo, e até mesmo cuidar da família. Por isso, alguns comércios (nem tanto o comércio da moda) começaram a se preocupar com o bem estar de seus clientes e com as suas vendas e criaram a entrega a domicilio.
No mercado de moda não é viável que a pessoa compre na loja e solicitar que a loja entregue em sua casa, portanto as pessoas passaram a diminuir suas idas às lojas, diminuindo assim as vendas. Para não fechar as portas, os comerciantes de moda tiveram uma ideia para diversificar as vendas, fazendo com que as mesmas aumentassem: o comércio online, ou o e-commerce.
Comércio Online
Não se sabe ao certo em que ramo começou o comércio online, mas este fez muito sucesso na moda, e por vários motivos. Algumas lojas que existem apenas em cidades específicas, como em São Paulo ou Rio de Janeiro, quando bem organizadas, conseguem oferecer um serviço de compra e entrega para outras cidades.
Para isso é necessário que a loja tenha um sistema organizacional interno bom, além de ter um serviço de entrega apto para atender as necessidades do cliente. A maioria das lojas, hoje, aposta no comércio online para aumentar a sua divulgação e, consequentemente, aumentar suas vendas.
Como Funciona o Comércio Online
Para o comércio online funcionar, a loja precisa inicialmente de um site. Após o site (que pode ser a própria página do facebook) estar no ar, a loja deve alimentar o site com os produtos que estão disponíveis para a venda. Nessas informações é importante que contenham dados como valor, tamanhos e disponibilidade de cores. É importante também que tenha uma forma de calcular o valor do frete.
Depois que o cliente escolhe o produto (e essa informação vai para o sistema da loja), o produto escolhido deve ser devidamente selecionado e enviado para o destinatário. É imprescindível que o cliente (assim como a loja) tenha um controle de onde está a sua encomenda e de quando a mesma chega. Um dos maiores medos de uma pessoa que compra pela internet é de se o produto vai chegar corretamente e direitinho.
Sistemas de Comércio Online
Como dissemos logo acima, o comprador tem muito medo de comprar um produto e acabar pagando por algo que não vai chegar. Para evitar que isso aconteça os compradores fazem uma pesquisa da confiabilidade do site.
Os sites de comércio online mais conhecidos no Brasil, atualmente, são o Mercado Livre e o Submarino. Já houveram casos, em comércio online de moda ou não, que o produto foi extraviado ou veio errado, mas são casos à parte e não levaram um site a perder sua credibilidade.
Comércio Online na Moda
No ramo da moda você pode encontrar lojas à parte com suas lojas online e também pode encontrar sistemas de comércio online como o Brandsclub e o Privália.
O Brandsclub e o Privália são sites que oferecem promoções de produtos de marca (conhecidas ou não) e são conhecidos nacionalmente. Seu prazo de entrega varia de um a dois meses, mas entregam o produto em perfeito estado.
Para fazer uma compra nesses sites, é necessário um cadastro prévio ou um convite de algum amigo que já seja cadastrado. Como já falamos, esses sites funcionam oferecendo os produtos de acordo com seus tamanhos e cores. Algumas peças podem ser compradas em um preço bem acessível, as chamadas “ofertas imperdíveis”.
Os dois sites são muito procurados e tem uma boa fama no mercado. São confiáveis e oferecem produtos de ótima qualidade. Vestidos de festa ou roupas casuais, os sites são referência em termos de comércio online na moda.
Como pudemos ver, comprar roupas e outros artigos de moda não é mais aquela coisa de passeio e ir à loja escolher. Existem outros meios que foram adaptados justamente para o dia a dia dos clientes. A tecnologia avançou e junto com ela a nossa rotina. Dessa forma o comércio e todo o mundo teve uma reviravolta para fazer que o mundo continuasse girando.