Ir as compras é sempre uma grande diversão feminina, porém, melhor do que isso é ir as compras no período de liquidação. Todas aquelas peças incríveis das coleções das suas lojas preferidas a preços inacreditáveis, chegando a custar até menos da metade do valor inicial.
Porém, antes de se jogar nessa grande aventura é importante saber como escolher peças que você realmente vai aproveitar. Todo mundo já passou uma decepção de comprar um monte de peças que nunca usou somente porque estavam com um preço incrível. Numa situação assim o que seria economia se tornou prejuízo.
A seguir elaboramos dicas para te ajudar a fazer as melhores escolhas de roupas nas liquidações. Se prepare para ir as compras preparada para levar somente peças-chave e que farão toda a diferença no seu closet.
Dicas Para Fazer Boas Compras em Liquidações
Observe Seu Guarda-Roupa
O primeiro passo para aproveitar ao máximo uma liquidação começa em casa, antes de sair é importante que você dê uma olhada geral no seu guarda-roupa para verificar o que realmente está faltando. Isso te ajuda a evitar o fiasco de comprar peças parecidas com as que você já tem e diminui o risco de gastar mais do que deve por mero impulso.
Informação
Mesmo que você não seja uma vítima de moda é importante saber quais são as peças que fizeram sucesso na estação presente e que continuarão na estação futura. Por exemplo, em algum momento obscuro da moda usar pochetes foi interessante, porém, hoje em dia é um crime fashion.
Você pode consultar blogs ou revistas de moda para ficar por dentro do que continuará em alta e vale o investimento. Uma dica legal é acompanhar fotos dos principais desfiles de moda, nacionais e internacionais, pois por mais conceituais que eles sejam sempre apresentam uma leitura do que estará em alta.
Invista no Básico
Uma das principais dicas para se dar bem nas suas compras de liquidação é investir em peças clássicas e de tons neutros. O jeans, por exemplo, nunca sai de moda, apenas varia a lavagem com que ele se apresenta. Por exemplo, se no inverno o jeans veio com uma lavagem mais escura e no verão será mais clara vale a pena investir no modelo do inverno, pois em algum momento ele voltará a ser o queridinho.
Também é interessante aproveitar as liquidações de mudança de frio/calor para comprar básicos como jaquetas, blusas, camisas, casaquetos, saídas de praia entre outras peças de mais qualidade. Se com o preço normal é difícil adquirir uma jaqueta de couro, por exemplo, numa liquidação você pode comprar uma peça incrível por um preço bem em conta. Depois é só esperar esfriar de novo.
Acessórios
Os acessórios estão menos sujeitos as mudanças de tendências do que as roupas e por isso mesmo vale a investir em bolsas, colares, pulseiras entre outras peças que ajudam a valorizar ainda mais as suas produções e que ainda saem por um preço bacana.
Prefira Peças de Mais Valor Agregado
A liquidação deve ser aproveitada para comprar peças de mais valor agregado, ou seja, peças como vestidos de festa ou de tecidos nobres como seda, por exemplo. Com o preço fechado pode ser muito difícil comprar uma peça dessas, porém, quando se tem um desconto de 50%, por exemplo, não dá para não aproveitar.
Fazendo as contas você percebe que vale mais a pena investir numa peça mais cara da liquidação do que numa peça que custava, por exemplo, R$ 79,90 e agora está por R$ 39,90. Quanto maior for a diferença do preço normal para o da liquidação mais vale a pena investir.
Não Vá Sozinha
Além de ser muito mais divertido ir as compras com uma superamiga a sua companheira de sacolas pode te ajudar a guardar lugar no provador, escolher as peças e dar uma opinião se ficou bom ou não. A dica é levar uma amiga sincera e verdadeira para esse dia de compras.
Política de Trocas
Vale ficar bem atenta a questão da política de trocas da loja para as peças de liquidação, muitas lojas não efetuam trocas dessas peças com desconto. Sendo assim é importante se informar e experimentar tudo antes de levar. Observe também se a peça está inteira, pois pode acontecer de ter alguma pequena avaria e por isso está com desconto, depois não adianta chorar sobre a peça comprada.
Olhe o Valor Final
Não olhe apenas a porcentagem do desconto da peça, mas sim qual será o seu preço real. Pode acontecer de mesmo a peça estando com 50% de desconto ainda ser muito cara para o seu orçamento.
Se na loja em que você vai as etiquetas apresentam somente porcentagens de desconto não tenha vergonha e leve um calculadora. Algumas lojas usam essa tática de colocar o preço inicial e uma porcentagem para confundir as clientes, não se deixe enganar.
Pense no Seu Estilo
Não adianta nada comprar uma peça somente porque ela está barata, a peça deve estar dentro do seu estilo. Se você acaba comprando uma peça linda e barata, mas que não tem nada a ver com o seu estilo acabará com um belo artigo deslocado dentro do seu armário.
Respeite Seu Número
Mesmo que você esteja numa rígida dieta para diminuir um manequim não adianta comprar um monte de roupas com a numeração errada para o momento. Compre peças do seu tamanho e no caso de emagrecer além de ficar feliz você pode mandar ajustar aquelas roupas de que mais gosta.
Há ainda a possibilidade de comprar peças pequenas ou grandes demais para mandar ajustar, nada de errado em fazer isso, porém, faça uma conta simples para saber se não ficará mais caro mandar arrumar a peça do que comprar em outra loja. Peças muito apertadas ficam desconfortáveis e marcam demais o corpo, já as muito largas parecem peças emprestadas.
Sapatos
Não poderíamos deixar de falar sobre os sapatos na liquidação também, vale a dica de comprar somente pares do seu número. Algumas mulheres se empolgam e mesmo calçando 37 compram modelos 35 porque são os únicos que sobram na loja. Para escolher sapatos verifique o estilo e como fica nos seus pés.