Você, ao experimentar uma roupa, já disse “ah, não vou usar essa blusa, pois ela faz muito calor” ou “essa blusa não aquece, vou sentir muito frio”? Ao ir comprar uma roupa você já perguntou ao vendedor pelas roupas de inverno?
A questão é que sempre avaliamos uma roupa por ela ser quente demais ou fria demais, se ela vai nos esquentar nos dias frios ou nos manter frescos em dias mais quentes. Para facilitar a nossa vida, os próprios designers e estilistas já planejam as roupas de cada segmento com o tecido próprio para a sua função. Usam tecidos leves em roupas para o verão e tecidos mais grossos para os dias mais frios.
Na hora da compra nós temos essa ajudinha daqueles que projetaram a roupa, mas, e se eles não fizessem isso? E se houver ainda um designer que não faça esse planejamento? E se quisermos mandar a costureira fazer a nossa roupa? E se em casa nós misturarmos as peças? Vamos aprender agora algumas dicas de quais tecidos podemos usar para não virarmos um picolé durante o inverno.
A Roupa e as Suas Funções
A roupa foi criada com três funções específicas. A primeira função da roupa é a de vestir o corpo para evitar a vergonha, por pudor. A segunda função da roupa era a de proteger o mesmo corpo dos males do sol mas, principalmente, proteger também do frio. A terceira função, que foi agregada um pouco depois, era a função de status, de passar a informação da sua condição social através das suas roupas.
Ainda existem outras funções na roupa como uma roupa simbólica, apenas para um editorial de moda, para uma foto ou algo do tipo. A função que vamos ver aqui é a função de proteção para o frio.
As Roupas de Frio
Quando temos uma viagem marcada para um local onde chove muito ou chega até a nevar nós nos preocupamos com o que vamos vestis, afinal, ninguém quer viajar para não curtir a viagem. Como já falamos, existe o segmento que cuida só das roupas de frio, assim como há lojas específicas para essa venda.
Geralmente essas lojas vendem o produto com um valor mais alto, afinal elas vendem o produto específico. Por isso, muitas vezes sai mais em conta (financeiramente falando) você ir em um grande magazine de roupas ou até mesmo mandar fazer a sua roupa em uma costureira particular. Mas, por outro lado, para fazer isso, é necessário que você conheça um mínimo possível a respeito dos tecidos, para não usar um tecido fino em um dia de inverno.
Tecidos de Inverno
Quando o homem inventou a roupa, ele aproveitou a pele do animal que ele matava para fazer o tão conhecido casaco de pele. A pele do animal é grossa e, se ainda com pelos, aquece muito bem. Hoje em dia existe toda uma questão socioambiental envolvendo a utilização de peles de animais em roupas.
Alguns estilistas que prezam mesmo o glamour e até mesmo a confusão envolvendo essa discussão ainda usam a pele de animal. Os amigos dos animais preferem não utilizá-lo, fazendo uso de peles sintéticas ou até mesmo de outros tecidos que são capazes de aquecer o corpo humano.
Caso você não queira usar pele (até porque é caro tanto de comprar a roupa pronta como a própria pele em si), temos algumas dicas de tecidos que você possa usar ou procurar roupas nesses tecidos para usar durante o inverno.
Linho:
Para quem quer um tecido de textura leve mas que tenha total eficiência em aquecer o corpo, pode apostar no linho. De origem vegetal, o linho cai bem tanto em looks quentes como frios. Durante o inverno é muito usado em blazers e em saias longas. Caso queira inovar e continuar fashion, aposte em calças de linho.
Gabardine:
Para os dias menos frios, você pode apostar no gabardine. Ele tem origem tanto natural (algodão) como sintético (lycra e poliéster). Ele, assim como o linho, também é leve. Ideal para casacos e sobreposições para o dia a dia.
Veludo:
Um tecido com muita textura, o veludo é ótimo para ocasiões especiais e mais elegantes. O veludo aquece e, além do óbvio, deixa a produção mais elaborada.
Jacquard e Brocado:
Também muito usado em ocasiões de frio e luxo, o jacquard e brocado são muito usados. Esses dois tecidos tem um toque mais refinado, com brilho em algumas vezes e também são capazes de trazer estampas, o que o veludo não traz. Vestidos, saias e casacos são peças que ficam lindas nesses tecidos.
Lã, Crochê e Tricô:
Não precisamos nem comentar esses tecidos, não é? Bem tradicionais, eles tem um poder tanto refrescante como aquecedor. São clássicos e comuns. A maioria das peças que você vê composta por esse tecido (ou por essas técnicas) são peças pequenas, como luvas, chapéus e gorros, echarpes e cachecóis. Mas você pode encontrar também casaquinhos, cardigãs e blusas. Você também pode inovar ao usar shorts, saias e calças, até mesmo em vestidos. Dependendo da peça que você queira nesse tecido, é necessário um forro.
Novidades em Tecidos
Um ramo que vem crescendo muito ultimamente no mundo da moda são os tecidos tecnológicos. A gente sabe que, geralmente, um tecido para o frio é mais grosso e mais pesado. Os tecidos tecnológicos voltados para o inverno são finos e tem o mesmo potencial de aquecer como um tecido “normal”. Calças, blusas, saias, vestidos, todas as peças que você costuma usar normalmente com um tecido feito em fibras especiais que lhe aquecem, mesmo sem ser um tecido muito grosso.
Outra novidade que está super em alta é o tricô metalizado. O fio vem mesclado com fios metalizados e, quando o tricô é feito, fica um tecido muito refinado, podendo ser usado em eventos mais formais como dando um toque de elegância em looks diurnos.
Agora que você já sabe alguns tecidos (os principais) que são usados durante o inverno, preste muito atenção nas etiquetas das roupas quando você for comprar. Se você preferir, pode comprar o tecido e colocar para a costureira. Basta pedir na loja o tecido do jeito que nós colocamos aqui (exceto pelo crochê, lã e tricô). Com essas dicas, nada de curtir o inverno com tecidos errados.