Vestidos Para o Seu Tipo de Corpo e Como Usar

Vestir-se bem é muito mais simples do que pode parecer e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso gastar muito para seguir as tendências da moda. Pelo contrário, uma pessoa pode comprar peças caríssimas de grifes de luxo e acabar mal vestida e sabe por quê? Porque ficou preocupada em escolher uma peça da moda, cara e esqueceu-se de escolher aquela que é adequada ao próprio corpo.

O conceito de moda atual é muito simples e democrático, você segue as tendências das passarelas sim, mas deve adaptá-la a sua personalidade e ao seu tipo físico. Então, chega de blá, blá, blá e conheça os modelos de vestidos mais populares, como usá-los, quando e para que tipo de corpo eles são adequados.

Pretinho Básico

O “pretinho básico” ou também chamado “tubinho”, um clássico da moda há muito anos, aparece pela primeira vez como figurino de um personagem de desenho animado – “Betty Boop”, mas se consagra mesmo, com um grande ícone da moda, Audrey Hepburn, no filme “Bonequinha de Luxo”, de 1961. Ao longo do tempo foi ganhando várias versões e é um clássico, dito como aquele que não pode faltar no guarda-roupa.

http://www.youtube.com/watch?v=GIGh_PLTBAM

Quem pode usar: O “pretinho básico” é caracterizado por linhas essenciais e destaca muito o corpo, destacando os pontos fortes, mas também, evidenciando os pontos fracos. As mulheres com linhas mais suaves podem e devem usar esse modelo, de preferência, aquele com decote canoa. Já aquelas com as pernas muito longas, devem apostar no “pretinho básico” curto, na altura da coxa.

Como usar: O vestido é chamado desse modo pela sua versatilidade, porque pode ser usado em qualquer ocasião, seja do dia ou da noite. Com joias e salto alto faz um look elegante, com uma bailarina e um cardigan, você está pronta para uma ocasião informal.

Vestido Camiseta

O vestido camiseta apareceu pela primeira vez em 1977, era uma proposta da estilista Harriet Selwyn apresentada no “New York Times”, porém, se tornou muito popular no filme “Uma linda mulher”, quando aparece no corpo da atriz Julia Roberts nas primeiras cenas.

http://www.youtube.com/watch?v=If51E-sngLY

Quem pode usar: O vestido camiseta segue uma linha simples, é longo até a cintura e desce sob o corpo sem aderência. Normalmente é feito em tecidos leves e não deve nunca ultrapassar a medida curta, aquela que chega até a coxa. Ele pode ser usado por mulheres com a silhueta mais farta, mas sem deixar marcar o corpo. Para aquelas que possuem braços mais gordinhos, um bolero pode completar o look.

Como usar: O vestido camiseta é 100% informal, pede uma sandália baixa e poucos acessórios.

Vestido Avental

O vestido avental está sempre sendo reinventado e acaba nunca saindo de moda. A personagem Minnie de Walt Disney é uma das grandes representantes do estilo, que teve seus anos de glória na década de 20.

Quem pode usar: O nome avental não é por acaso. O vestido é amarrado bem na cintura, assim como o acessório de cozinha. Esse modo de fechá-lo pode ser com as partes transversais que se cruzam ou pode ser simplesmente envolvendo a cintura. Então, fica claro, que o vestido avental chama toda a atenção para cintura e por isso, é recomendado para as mulheres com a cintura fina ou bem definida.

Também é interessante para aquelas muito magras e com pouco quadril, porque o modo como é cortado e as pregas fazem com que ele crie volume neste ponto do corpo. O comprimento do vestido pode variar do curto ao clássico, sobre o joelho. As mulheres mais baixas devem escolher o modelo curto e com um decote “V” mais generoso, enquanto as altas podem optar pelo modelo mais longo.

Como usar: É um vestido com a cara do verão e mesmo que sejam feitos em tecidos finos, são mais adequados para usar durante o dia com sandálias de salto baixo a médio.

Vestido Trapézio

O vestido trapézio já esteve muito na moda, e apesar de ter ficado esquecido no guarda-roupa, ele ainda serve como base para muitos outros vestidos e pode ser uma peça perfeita para determinado tipo de corpo.

Quem pode usar: O modelo trapézio “marca” a cintura sob os seios, o que fez com que o resto do corpo fique “escondido” sob o tecido, que desce em forma de um triângulo. Essa característica faz do vestido trapézio um grande aliado para as mulheres com uns quilos a mais ou com uma barriguinha para ser escondida.

Se os seios forem fartos, melhor ainda, porque a parte superior atrairá toda a atenção. Esse é o grande truque para quem quer se vestir de acordo com o corpo, disfarçar “as imperfeições” e evidenciar os pontos fortes. Mas, lembre-se, o vestido cria volume, por isso, para evitar a sensação “gravidez” precisa ser feito em tecido finíssimo.

Como usar: A sandália baixa é a que mais combina com o vestido trapézio. Para quem gosta de inovar, jogar uma jaquetinha curta sobre ele e marcar a cintura com um sinto fino, pode combinar com um sapatinho de salto médio.

Vestido Linha Império

O vestido linha Império ganha o nome graças ao período histórico, do século XVIII, porém, nunca saiu de moda e vem sempre relembrado pelos maiores estilistas do mundo. A linha desse vestido esteve muito em alta na década de 30 e depois nos anos 70.

Quem pode usar: Assim como o vestido trapézio, a cintura está “marcada” sob os seios, a gola é quadrada e as suas melhores versões são no comprimento midi (altura da canela) e maxi (altura do tornozelo). Deve ser feito em tecido fino, pois o caimento deve ser perfeito, para evitar a sensação camisolão. Ele é ideal para mulheres altas e magras.

Como usar: O vestido da linha Império feito com um tecido importante, pede poucos acessórios e uma sandália com salto fino e alto.

Vestido Linha “A”

O vestido linha “A” foi criado por Andrés Courrèges, nos anos de 1970. O modelo teve duas fãs de peso, ícones da moda, Jackie Kennedy e Audrey Hepburn, é possível ver a atriz usando o vestido linha “A” no filme “Sabrina”.

Quem pode usar: As principais características do vestido linha “A” é não ter mangas, ter um decote canoa amplo, normalmente com pequenas pregas sob os seios, mas aderente na cintura e com caimento no quadril. Pode ser usado por mulheres magras ou aquelas mais gordinhas, mas que tem a cintura fina, neste caso, completa o look um casaquinho de manga curta, comprido até sob a cintura. O comprimento perfeito em qualquer um dos casos é o clássico.

Como usar: É um vestido muito elegante, que pede um salto e joias de acessórios, nada de exageros, pois se trata de um modelo de linhas essenciais. Também pode ser usado com um lenço jogado sobre os ombros, para fugir do frio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *