Pantacourt é um nome que deriva de “pantalona curta” e, portanto, é dado para uma calça em que o comprimento termina em torno da metade da perna de quem a está usando, isto é, entre o joelho e a canela. Esse estilo de calça foi desenhado entre os anos de 1920 e 1930 e retornou agora entre 2017 e 2018 como uma proposta descolada e moderna, na intenção de substituir a saia e também de remeter ao movimento feminista que ocorreu após a Primeira Guerra Mundial. A pantacourt faz lembrar uma bermuda, mas não chega a ser tão curta e, portanto, está mais próxima da “calça de pescador”, com relação ao seu comprimento.
Geralmente ela é usada de um jeito mais leve e solto ao corpo (o que remete à calça pantalona) e, por isso, aparenta trazer bastante conforto ao seu usuário. Além disso, a calça pantacourt também apresenta alta versatilidade, uma vez que há uma grande variedade de looks que podem ser formados com essa peça, de modo que ela pode se tornar ideal para diversas ocasiões, seja para uso casual e descolado, seja para uma produção que exija mais seriedade e elegância. Essa gama de possibilidades vai depender principalmente do tecido em que ela for produzida, mas também dos acessórios que irão compor o restante do look.
Os conjuntos pantacourt combinam a calça pantacourt e uma blusa que, na maioria das vezes é do modelo cropped, fazendo com que certa parte da barriga fique à mostra. Geralmente esses conjuntos são produzidos e comercializados com um mesmo tecido, ou mesma estampa. Devido ao fato de como esse conjunto se configura no corpo, há ainda uma grande resistência com relação ao uso dessa peça por pessoas gordinhas, ou “plus size”. Apesar disso, há diversos blogs e sites que dão dicas de como essa tendência pode e deve ser utilizada, independentemente do tipo de corpo de quem a utiliza. Essas dicas variam também de acordo com o estilo e com a personalidade de cada um, bem como também com a circunstância em que se pretende usar o conjunto pantacourt.
Há modelos de conjuntos que são inteiriços, isto é, em forma de macacão e aqueles em que a calça e a blusa são separadas. No último caso, é indicado que o cós da calça esteja aproximadamente na altura do umbigo ou um pouco acima dele, sendo, portanto, sempre de cintura alta. Sendo assim, a quantidade de barriga à mostra vai depender mais do comprimento da blusa do que do nível do cós da calça. As fashionistas plus size indicam o uso de tons pastel para esse verão, com blusas mais leves e soltas, podendo também apresentar o corte em que os ombros ficam à mostra, pois esse modelo costuma deixar o look mais feminino. No entanto, se o estilo desejado é mais ousado, um espaço maior de pele pode ser deixado à mostra, sim, independentemente do biótipo da pessoa, o que promove a ideia democrática dessa peça. Nesse caso, pode ser lançada mão o conjunto composto de calça pantacourt com cropped, ambas combinando no tecido ou na estampa.
Além da questão polêmica sobre o uso de cropped por gordinhas, outro paradigma foi quebrado por algumas blogueiras em relação às pantacourts: o mito de que esse modelo na versão plus size não poderia ser utilizado com sapatos baixos, dando a entender que as gordinhas só poderiam aproveitar essa tendência no caso de uma ocasião mais formal ou elegante. Essa quebra de paradigma e de senso comum se fez com várias dicas sobre como fazer uso de pantacourt plus size de maneira mais casual, utilizando tênis e camisetas, por exemplo, com as calças de tecido de malha. Assim, ela promove uma leitura mais esportiva e o tecido da calça, para esse efeito, também pode ser o jeans e, na parte superior, pode ser usada uma camiseta para completar, mas esse look pode ficar mais descolado e leve se for usada uma regata de renda como conjunto e não uma camiseta. A renda também pode se encaixar por baixo de uma cropped do conjunto, caso a proposta do estilo seja de maior discrição, disfarçando, assim, o comprimento míni da blusa.
O tecido de alfaiataria é ideal para uma ocasião mais sofisticada e um look com um conjunto pantacourt desse tecido pode ser agregado com o uso de acessórios, como pulseiras, brincos e anéis e, nos pés, as fashionistas indicam rasteiras, plataformas, saltos agulha e até mesmo tamancos. A pantacourt de couro tem uma característica mais sexy e ousada, sendo mais indicada para looks mais noturnos; no caso específico de uma balada, o conjunto pode apresentar brilhos ou paetês, rendas ou pode ser formado com a calça pantacourt e um body brilhoso e moderno. No entanto, o tecido de couro pode agregar mais volume à silhueta, então quem a utiliza deve ter muita atenção com relação a isso, caso a ideia do look a ser passada não seja essa.
Nas estações mais frias, como o outono e o inverno, há a previsão de que os conjuntos pantacourt também vão poder ser utilizados com sobreposições como, por exemplo, meia-calça, botas e, na parte superior, blusas de manga longa, casacos e jaquetas de couro. No caso de conjuntos pantacourt plus size estampados, se a intenção for mesmo a de reduzir o volume, é ideal o uso de estampas que apresentem um fundo de espectro de cores escuras, como o preto, o azul marinho e também o marrom. No entanto, se a intenção não é diminuir o volume e assumir as curvas sem medo, as estampas com o fundo claro são a opção perfeita para a usuária, como o branco, o rosa claro e o nude.
Para as pessoas de baixa estatura, a aposta certeira é o uso do conjunto pantacourt plus size com sapatos de salto, cuja cor seja a mesma do conjunto ou um sapato nude, no caso de um conjunto de tecido estampado, além disso, o receio sobre a possibilidade de achatar a silhueta não precisa existir, uma vez que a proposta de cós alto da calça pantacourt, conforme citado anteriormente, promove o alongamento das pernas. Sendo assim, no momento, podemos concluir que essa novidade veio para agradar a todos.
Ainda há algumas pessoas que não se habituaram a nova tendência, mas ela conquistou o estilo de muitas fashionistas, inclusive as plus size, e isso é realmente muito bom, pois o fato de essa peça ser confortável, prática e versátil para diversas ocasiões, estilos de mulheres e tipos de corpos, ela tem grandes chances de se manter em alta por um bom tempo, não só para este ano.