Falar que a moda vai e vem é como dizem por aí “é chover no molhado”. Quem acompanha a moda sabe que é normal que o que foi fashion uma temporada pode ficar cafona na outra e depois voltar de novo com força total. É claro que as peças cada vez que voltam, chegam com nova cara, mas se você for bem antenada dá até mesmo para reciclar o que foi comprado da última vez. E falando nisso, já perceberam que o vestido balonê está de volta? Pois é, o famoso vestido balonê figurou entre as peças apresentadas em várias passarelas da última temporada das coleções do verão. E o que faz sucesso na Europa chega logo no Brasil.
Você Sabe Exatamente O Que É Um Vestido Balonê? Se Tem Dúvidas É O Momento de Acabar Com Elas!
O vestido balonê tem esse nome por um motivo muito óbvio, porque ele é muito parecido com um balão. E o modelito é bem mais velho do que você possa imaginar, a primeira vez que um vestido balonê cruzou as passarelas foi em 1953, uma criação da grife Balenciaga. E não precisa nem dizer que foi um verdadeiro sucesso no mundo inteiro. Depois, como acontece com as novidades da moda, caiu no esquecimento e voltou a ser um hit de moda, nos anos 80. Podemos dizer que foi a época de ouro do vestido balonê, que acabou saindo de circulação com a chegada dos anos 90.
O vestido balonê pode ser usado tanto no verão quanto no inverno, mas os modelitos mais interessantes são feitos para o calor. Ele também é um vestido que pode ser usado nas mais diversas ocasiões, sendo muito versátil pode ser mais formal ou informal e também dá para usar de dia ou de noite.
Quem Pode Usar O Vestido Balonê
Não dá para dizer de jeito nenhum que o vestido balonê é democrático, pelo contrário, é o tipo de peça que não fica bem para qualquer pessoa e cria determinados efeitos que não ficam nem um pouco legais.
Em resumo:
- As mulheres muito magras podem usar e abusar do modelo de vestido balonê.
- Esse modelo de vestido também fica ótimo para as mulheres que têm pouco quadril, melhor ainda, ele valoriza a silhueta, dando mais volume onde não existe naturalmente.
- Para quem não tem bumbum e gostaria de pelo menos parecer que tem, esse vestido também é mais do que o indicado.
Por Outro Lado Devem Evitar O Vestido Balonê:
- As mulheres que são mais gordinhas, porque o modelito dará a impressão de que elas têm mais quilos do que parecem ter.
- As mulheres com quadril largo também não devem usar esse modelo de vestido e o mesmo para aquelas que tem muito bumbum.
Algumas mulheres ficam na dúvida se a peça é adequada para qualquer idade. O vestido balonê é muito associado ao estilo romântico, a jovem apaixonada. Mas, não é por aí, nem todo vestido deste modelo é feito com esse ar romântico, ele também pode ser sexy e acima de tudo pronto para salientar as formas femininas. Mesmo que seja uma peça de roupa muito comportada e que em alguns casos ganhe uma pitada de atrevimento.
O vestido balonê que foi muito badalado nos anos 80 era mais “infantil”, curto, bem amplo e sempre com ares jovial, porém, as propostas apresentadas nos últimos desfiles deram para ele um ar mais sério. Na verdade, ele ganhou comprimentos maiores, quase sobre os joelhos e outras adaptações propostas pelos estilistas.
E como tudo que é tendência lá fora, como falamos, chega logo no Brasil. As lojas populares não perdem as tendências e o vestido balonê já pode ser encontrada na C&A ou Renner, por exemplo. O modelito que também faz parte da coleção das lojas fast fashion, como Mango e H&M, também podem ser encontradas na grife espanhola Zara. Se quiser ver quais são as propostas dessas lojas, que ainda não chegaram no Brasil, é só dar uma olhada nas lojas virtuais.
Dicas Para Não Errar Na Hora de Usar O Vestido Balonê
- Se você tem um biotipo magro e sem curvas o vestido balonê pode fazer parte do seu guarda-roupa, assim como as saias do mesmo modelo.
- Se você não é muito alta, use o vestido balonê sempre com uma sandália de salto para alongar a silhueta, caso o contrário, você estará achatando a sua silhueta. As mulheres muito altas também devem usar salto, mas neste caso, pode ser um saltinho.
- Não use cintos com o seu vestido balonê, quando ele for sem alça, no máximo, “cubra” o pescoço com um cordão discreto, nada de “maxi” com esse tipo de peça.
- Não crie nenhum volume na parte de cima, por exemplo, usando um bolero sobre o vestido balonê. Ficará muito volume, já que o vestido é bem volumoso embaixo. Se quiser usar uma peça por cima, prefira aquelas acinturadas e sem nenhum volume. De preferência compridas para alongar a silhueta.
- O vestido balonê deve ser bem certinho da cintura para cima, bem justinho, para ficar em equilíbrio com a parte de baixo, que tem volume.
- Escolha vestido balonê em tecidos mais leves, quando a textura é muito pesada, a peça acaba ficando ainda mais volumosa. Não é o tecido que tem que criar o volume e sim o corte da roupa, a modelagem é que cria o efeito e dá graça a roupa.
Agora é só escolher o vestido balonê que mais combina com a sua silhueta e pronto, já pode entrar na moda do verão. Lembre-se que é importante experimentar a peça, porque só com ela no corpo você entenderá se ela fica bem ou não para sua silhueta. Não desista no primeiro vestido, o balonê tem mais de uma modelagem, pequenos detalhes fazem uma grande diferença quando você coloca a peça. Experimente vários modelos até achar aquele que combina com você e valoriza a sua silhueta. Se tiver com uns quilos a menos, prefira um “leve balonê”, isto é, que não seja completamente volumoso.