Toda mulher que se preze gosta de, em primeiro lugar, se sentir confortável. Independente de preço, quando se trata de moda e roupa, a mulher preza o conforto. Em segundo lugar sempre vem a qualidade e a beleza da peça. Para nós, mulheres, uma peça que seja bonita, boa e barata é uma peça perfeita.
Guarda-Roupa Feminino
Não sei se por sorte ou azar nosso, mas o guarda-roupa feminino é recheado de peças e sempre surgem novidades. Para os criadores da moda, as mulheres são as maiores consumidoras, mesmo quando se trata do guarda-roupa masculino.
Blusa, camisa, camiseta, top, sutiã, calcinha, biquíni, vestido, short, calça, saia… Existem mil e um tipos de peças para agradas o público feminino e sempre se renovam com os lançamentos e relançamentos de tendências. Uma peça tida como exclusivamente feminina (atualmente) é a saia.
Surgimento das Saias
A saia surgiu desde que as roupas surgiram. Como naquela época não existia toda a tendência e consumo que existe nos dias de hoje, as roupas eram túnicas que cobriam dos ombros aos pés (semelhante a um vestido longo). Com o passar do tempo essas túnicas foram se encurtando, surgindo a necessidade da criação de uma peça à parte só para cobrir as pernas. Dessa forma surgiram as saias (para as mulheres) e as calças (para os homens).
Com a evolução feminina e a sua conquista na sociedade, essas saias foram se encurtando e tornando-se cada vez menores. No século 20 a moda era ter a saia na altura dos calcanhares. Nos anos 50 já era permitido sem muito pudor as saias na altura dos joelhos (com muita ajuda da sempre feminina Marylin Monroe). Nos anos 60 estourou como tendência pelo mundo inteiro a minissaia.
Até hoje essa diversidade de uma só peça confunde muito a cabeça da mulherada. A saia é adquirida de acordo com o estilo da mulher, além da ocasião. Não é coerente uma mulher ir trabalhar em um escritório com uma minissaia. Mas e as saias longas? Combinam com qualquer ocasião?
Saias Longas
As saias longas, como o próprio nome já diz, são compridas. Assim como as calças, podem ter a cintura alta, no lugar ou baixa. Podem ser mais justas ao corpo, mais amplas, lisas, estampadas, pregueadas… Tudo depende do estilo de quem vai usar.
Segundo estilistas e blogueiros, as saias longas ficam melhores em pessoas mais altas ou que tenham bastante perna. Mas, caso você seja baixinha e acha que tem estilo suficiente para usar uma saia longa, pode usar.
As saias por si só (independente de tamanho, sendo longa ou mini) são preferência feminina por, além de acentuarem as curvas femininas, não prendem as pernas como as calças, além de dar uma refrescada.
Vantagens de Uma Saia Longa
Apesar de serem longas (o que leva mais tecido), as saias longas podem ser tão refrescantes quanto às outras saias, e são mais confortáveis. Por cobrirem as pernas por completo, as saias longas nos permitem de sentar com mais conforto (se quiser, pode até sentar no chão que não corre o risco de “pagar calcinha”). As saias longas também nos dão maior mobilidade.
Saias longas são bonitas, estilosas, cheias de atitude e, além de tudo isso, comportadas. Saias mini não são recomendadas para um trabalho mais formal, já as saias longas são aceitas com mais facilidade. Vamos ver agora alguns modelos de saia longa.
Tipos de Saia Longa
A saia longa não se trata apenas de um tecido que cobre até os pés. Como já dissemos anteriormente, ela difere quanto à altura da cintura: pode ser alta (acima do umbigo), no lugar (em cima do umbigo) ou cintura baixa (abaixo do umbigo).
Alguns modelos combinam melhor com certos tipos de corpo. Para as baixinhas não é interessante usar uma saia cintura alta, pois isso irá demonstrar claramente a diferença entre o tronco e as pernas.
As saias longas mais bonitas (na opinião da maioria dos estudiosos de moda) são as saias com corte godê. A saia godê leva mais tecido do que as outras saias, dando maior movimento e mais leveza à saia.
Existem também as saias longas com corte evasê (que se assemelha ao godê), corte reto e até mesmo o boca de sino (justo até o joelho e abre a partir de tal). Vejamos agora algumas ocasiões e dicas de como usar a saia longa.
Ocasiões Para A Saia Longa
Para quem pensa que a saia longa é uma vestimenta informal, está muito enganado. A saia longa vai de uma ocasião mais informal (um cinema ou uma tarde com as amigas) à uma ocasião mais formal, tudo dependendo dos acessórios que você usar e do tecido e do modelo escolhido.
Para um uso mais informal, um cinema com o namorado ou uma tarde de compras com as amigas, você pode optar pelo uso de uma saia longa de malha (pode ser malha fria, que é bem confortável por nem esquentar nem esfriar) ou de um tecido mais fino, como a viscose ou um tricoline.
São tecidos que não esquentam nem esfriam e mantém a informalidade sem deixarem de ser bonitos. Como geralmente um cinema ou uma tarde de compras acaba se estendendo, o ideal é que você vá com um calçado baixo. Sandálias rasteirinhas ficam perfeitas, principalmente as estilo “gladiadoras”.
Caso você seja adepta de sapatinhos fechados, estilo Oxford, também fica boa a combinação. Na parte de cima você pode abusar da imaginação. Se você estiver em dia com a academia, pode usar um cropped. Caso não se sinta à vontade de mostrar a barriga, pode usar uma blusa regata (ou camiseta, fica de sua preferência) mais colada ao corpo. Se você tiver estilo, pode usar blusas mais folgadas. Também ficam bacanas, mas cuidado para não ficar parecendo um amontoado de pano.
Para um uso mais formal, como em casamentos, festa de formatura ou eventos importantes, você pode usar a saia longa porém em tecidos mais requintados, como o tafetá ou até mesmo a seda.
A saia longa ficará ótima com o já citado cropped ou com uma regata de muito bom gosto. Em ocasiões mais formais, o que vai tornar a saia mais formal serão os acessórios. Use salto alto (é mais glamouroso que uma rasteirinha) e bote o brilho em colares, brincos e anéis.
AMO AS LONGAS EM TODAS AS OCASIÕES.