Com certeza, o mais legal do mundo da moda é poder combinar as mais diversas cores em um mesmo look. Se vestir de forma policromática requer seus cuidados é claro, mas são tanto os tons que podem ser explorados que a maioria das preocupações para não fazer feio nas passarelas da vida se tornam pequenas diante dessa imensidão colorida. Porem, quem nunca preferiu, um dia na vida, escolher a sua cor favorita para arrasar por ai? Um look monocromático as vezes faz o seu da e também precisa de cuidados na hora de investimento. O rosa, por exemplo, é o preferido das menininhas e também esta uma inovação para os homens. Saiba como investir nessa cor para sair com estilo!
O Rosa Não é Uma Cor Primária
Como muitos se enganam por ai, o rosa o o famoso cor-de-rosa, não é uma cor primaria e deriva de outros tons. O rosa é aquela coloração que fica entre o magenta e o vermelho na tabela de cores. Por poder ser produzido de uma mistura de cores, ele é considerado uma cor secundaria. Quando se adiciona a cor branco a um tom de vermelho, pronto: Ele se transformara no tom de rosa que você quiser, basta ir adicionando tinta branca a mistura. Por casa disso, o rosa é uma cor de atrai bastante, alem de ser uma tonalidade considerada charmosa, delicada e bem diferente, livre para fazer uma porção de combinações diferentes. Ale de todas essas características, o rosa ainda pode ser considerado uma cor quente e não deve ser conjugada quando usada no plural: “Duas camisas rosa”.
Do Feminino ao Preconceito
O roa tem uma simbologia bastante feminina que pode ser relacionada até mesmo ao homossexualismo. Toda essa simbologia relacionada ao sexo feminino surgiu do ideal clássico de grandes poetas e escritores que sempre atribuíam o tom rosado aos lábios carnudos da mulher amada ou aos seios rosados de uma outra qualquer. Por este motivo, o rosa virou simbolo das meninas, o que acabou gerando uma seria de ideais preconceituosas ao longo do tempo, já que as referencias ficaram bastante enraizadas depois do período clássico.
A pate infanto-juvenil feminina elegeu esta cor, por motivos culturais, para representar o universo feminino e vários objetos representativos com essa cor acabaram sendo atrelados especificamente as mulheres. Os seus mais varias tons entre claro e escuro acabaram por representar também a sensualidade femininas e o amor. Alem disso, a delicadeza da meninas e tantas outras características. Por isso, assim como o azul é representativo masculino, o preconceito com a cor resolveu se instalar até mesmo no mundo da moda. Mesmo assim, hoje em dia já é comum os homens adotarem o rosa como uma cor estilosa, que enaltece um certo look e que pode sim ser relacionada também ao sexo masculino, longe de preconceitos!
Como Usar Roupa Rosa
Com a flexibilização da cor rosa entre homens e mulheres, ficou mais fácil para os grandes estilistas produzirem roupas com a tonalidade. Porém, para muitos especialistas, é preciso ter uma noção de como investir nessa cor tao polemica, seja você um homem ou mulher. Mesmo assim, a cor é uma das favoritas para a produção dentro da industria da moda e acaba trazendo para o mercado uma porção de modelitos originais, em diversas tonalidades, mesclando o claro e o escuro do que a cor tem de melhor.
Algumas peças puxam para o vermelho, representando um modelito mais forte. Outras vestimentas são fabricadas com um tom mais claro, puxando para o famoso e delicado rosa-bebe, que também fica um charme para os homens mais jovens. Neste caso, já deu para perceber que o rosa é famoso entre as passarelas, mas que precisa ser usado da maneira correta. Veja abaixo como você pode investir nessa coloração!
1. Tecidos Para Usar
O roa pode ser uma cor que combina mais com uns tecidos do que outros. Para começar, ela fica muito bem composta quando atrelada a tecidos mais requintados, como a seda e o cetim. Porem, também é valido investir nos tecidos mais confortáveis, embora o rosa não fique tao sofisticado em uma blusa ade algodão por exemplo. Portanto, se a sua intenção for usar o rosa para ficar mais chique, pete atenção no tipo de tecido que você vai usar!
2. Rosa e as Cores Neutras
Nada de combinar rosa com preto! Com certeza, essa combinação já é bem ultrapassada. Marrom e outras cores mais neutras podem deixar o seu look muito mais bonito. O mais usado no dias de hoje é o rosa mesclado com o vinho, já que é uma coisa mais tom sobre tom. Nesse caso, o estilo fica mais chique e ao mesmo tempo delicado, sem os exageros que a cor rosa a vezes proporciona aos mais diversos looks.
3. Rosa e as Outras Cores
Por mais que o neutro deixe o seu look mais serio e certinho, usa-lo com outras cores como azul, amarelo, etc é uma boa opção para ser original e não faze feio. Vale lembrar que a ideia não é combinar uma calça laranja com uma blusa roa e sim deixar essa mistura aparecer nos pequenos detalhes da sua roupa, como em um acessório por exemplo. Neste caso, o vermelho com rosa e o rosa com lilas são boas ideais e fica super legal. Alem disso, o look fica super diferente sem apelar para a maluquice de combinar algumas cores que realmente não tem nada a ver uma com a outra.
4. Rosa Antigo e Verde Militar
O rosa com verde é realmente uma combinação bem famosa, ainda mais para quem entende tudo de carnaval. Porem, nem todo o tom fica bonito. Neste caso, se for para usar verde, opte por aquele estilo mais militar e escolha um rosa mais antigo, o que torna o look bastante interessante e com uma combinação que qualquer um vai amar investir! Com certeza vale muito a pena apelar para essas tonalidades do que escolher cores mais fortes, por exemplo.
Escrito por Jessica Monteiro da Silva