Acaba o verão e aqueles vestidinhos lindos parecem que deverão ficar por um longo tempo esquecidos dentro do guarda-roupa, mas não é bem assim. Os vestidos de verão podem ser usados no inverno. É bem mais fácil do que você imagina fazer essa “adaptação” no guarda-roupa da estação quente para a estação fria sem passar aperto com as temperaturas baixas.
A mistura de texturas, uma aposta muito forte dos estilistas europeus nas últimas semanas da moda é que facilita essa passagem de uma peça de uma estação para outra. Aquele vestido de seda levíssimo pode e deve ser usado com uma meia de lã grossa e com a jaqueta de couro. Está permitido, fica na moda e lindo.
Considere todos os vestidos de verão para serem usados no inverno, não se preocupe se eles são de alça fina, decotados, em tecidos leves, curtos ou longos. Dá para dar um jeito em tudo isso e “salvar” o seu vestido de dias de calor para dias de frio.
Veja Algumas Dicas para Usar os Vestidos de Verão no Inverno
1- A meia calça para “salvar” o vestido de verão para o inverno.
Em alguns momentos do inverno até dá para sair de casa com as pernas de fora, mas não é o máximo e depois as peças devem estar adequadas a temperatura. Aliás, não tem nada mais fora de moda do que usar roupa de verão no inverno e vice-versa. Sair de saia curta morrendo de frio é no mínimo cafona.
Voltando ao vestido, ele pode ser curtinho ou chegar até sobre os joelhos e o que vai proteger você do frio é a meia-calça. Neste caso, não use a meia tradicional, a que chamamos de fina, até porque ela não irá lhe proteger do frio. O correto é usar a meia grossa para montar aquela mistura de texturas que falamos lá atrás. Porém, observe alguns detalhes:
- As mulheres mais baixas que estão querendo “alongar” a silhueta devem escolher a meia-calça grossa da mesma cor do vestido ou da mesma cor do sapato. Não importa o material da meia.
- As botas de cano baixo com a meia e o vestido curto, uma produção que a atriz Bruna Marquezine vem usando muito sem as meias, não devem ser usada pelas baixinhas. A bota de cano baixo irá “achatar” a silhueta.
- As meia-calça deve ser com os pés e não deve ficar toda embolada embaixo, principalmente, se o sapato tiver uma parte aberta e for possível ver. Meias têm tamanho adequado ao peso e a altura, compre de acordo com as suas medidas.
2- Agora vamos falar dos vestidos com as botas uma combinação perfeita para o inverno.
As botas mais cotadas para o próximo inverno são: as de cano baixo, as chamadas de “over the knee” com tradução literal “acima do joelho” e os coturnos, que são aquelas mais “pesadas” como aparência. E qualquer uma delas cai muito bem com os vestidos de verão para o inverno. Mas, siga algumas regras para não errar.
- As baixinhas só podem apostar nos modelos coturno e na bota de cano baixo se for um dia menos frio e não for necessário usar meia-calça. Escolha um vestido de verão leve curtinho e com caimento, nem pensar modelagem justa e pode apostar nos dois modelos de bota.
- No caso das bota over the knee o problema de “achatar” é o mesmo. Neste caso, a dica é arrasar escolhendo um vestido curto e uma bota bem longa, deixando uma pequena parte da perna à mostra.
- Para as mulheres mais altas não tem mistério, basta escolher o vestido e apostar na bota que mais gosta. Vale ressaltar que os três modelos “pedem” vestidos soltinhos e curtos, bem acima do joelho. Dá para jogar por cima do vestido uma jaqueta de couro acinturada e que não ultrapasse o quadril. Também vale colocar por baixo do vestido uma blusa justíssima que cubra os braços de cor neutra. Atenção ao decote de ambas as peças, não se pode deixar a vista a gola da blusa de baixo.
3- Agora veja como usar os vestidos de verão no inverno com casaco da estação fria.
Essa é uma daquelas boas notícias das tendências de moda que nos permite “reciclar”, misturar e bagunçar. Além da mistura de texturas, o que favorece muito o uso dos vestidos de verão no inverno é a moda da sobreposição. Aquela pegada de roupa sobre roupa. Então, aplique na hora de montar a sua produção.
- Escolha o vestido e um casaco que pode ser do mesmo comprimento do vestido. Com peças soltinhas dá para montar uma produção bem despojada e cheia de charme. Com vestidos mais justos o casaco pode ser oversize (modelagem grande) ou acinturado, que neste segundo caso, monta um look elegante perfeito.
- O casaco também pode ser ainda mais comprido do que o vestido e claro, o certo é usá-lo sempre completamente aberto ou com um único botão fechado. Não importa o tipo de tecido, os contrastes de texturas são mais do que permitido. É moda.
- Se quiser brincar com a sobreposição, depois do vestido jogue um cardigã em malha ou em lã mais delicados e sobre ele um outro casaco. Neste caso, ambos devem ter o mesmo comprimento e devem ser usados abertos.
- Quem gosta de casaquinhos de lã, pode optar por um sobre o vestido fechado, curto, que chegue até a cintura e sobre ele colocar um outro casaco. Dependendo das cores, dá até para colocar uma echarpe pendurada no pescoço com as duas pontas para frente.
Na hora de escolher os vestidos de verão para usar no inverno lembre-se que pode ser que um ou outro não se adapte. Normalmente, os que não ficam bem de jeito nenhum são aqueles com estampas muito de verão e cores acentuadas, com as florescentes, por exemplo.
Com os vestidos longos, aqueles que chegam até o tornozelo, o único modo de usá-los no inverno é esperar o dia menos frio que dá para colocar só um casaquinho ou jaquetinha sobre o vestido. Nos pés procure um sapato fechado na frente, mas com cara de verão. As botas com vestidos longos e soltinhos de verão não ficam bem.