Os homens são perfeitos em tudo, fortes, másculos, não são temerosos, porém, grande parte deles sente grande dificuldade em conseguir combinar as peças de roupas. E esse combinar está ligado tanto ao estilo das peças usadas quanto as cores empregadas em cada uma delas.
Quase sempre as dificuldades se dão em razão dos homens não terem contato com cores variadas durante a vida, já que a lenda diz que cor de homem é somente azul, preto, cinza e marrom, as demais pertencem somente ao público feminino. Isso dificulta as combinações para eles.
Homens e a Preocupação com o Visual
Aquela ideia antiga e ultrapassada de que somente as mulheres se preocupam com a moda, ou ainda que combinar de maneira correta as roupas é coisa de “mulherzinha”, já ficou presa no século passado. Os homens modernos se encontram cada vez mais ligados à moda e em como se vestir adequadamente, e é sempre muito bom ver homens e mulheres bem vestidos andando por aí!
Algumas dicas independem de cor, são básicas e todos devem seguir, como por exemplo, colocar meia esportiva quando se usa sapato social, isso é considerado crime e deve ser abolido. Além disso, é importante manter os sapatos sempre bem limpos e engraxados.
Combinando as Cores
Como todos já sabem, as cores consideradas como neutras, especialmente o branco, azul marinho, cinza, bege, preto e marrom são as mais simples e práticas de serem combinadas. Elas tanto combinam entre si quanto caem bem com outras cores mais fortes, como o vermelho, o rosa e o verde, por exemplo.
Os homens que são mais formais podem optar por usar um conjunto em terno composto com calça marrom, cuja camisa debaixo pode ser tanto de um tom mais escuro, quanto de outro mais claro, e ainda pode ser azul ou vermelha, claro que nada muito berrante. O marrom escuro cai muito bem com quase todas as cores. Pode ser considerado quase que como a cor preta, portanto, pode ser usado com qualquer coisa.
Porém, quando for usar roupas nas tonalidades bege, branca e palha, aproveite para combinar usando as cores diferenciadas nas demais partes, optando por cores mais fortes. Outra ideia é usar as cores mais lavadas, para proporcionar uma discrição mais ao visual, em razão disso, as calças na cor cáqui ou nude que combinam bem com peças jeans, como camisas, ou também vice versa.
As peças em jeans são tidas como cores neutras, por isso não devem ser contadas como cor, então, preocupe-se com a combinação das peças restantes.
Mais Dicas
- O comprimento ideal da barra da calça deve ficar sempre dois dedos para cima da sola do sapato.
- Já o comprimento do paletó ou blazer deve sempre esconder a curvatura das nádegas masculinas.
- Caso esteja um pouco acima do peso, opte por usar as cores escuras, pois disfarçam os quilos a mais. Mas ainda assim, não use peças nem muito largas e nem muito justas.
- As meias brancas esportivas só devem ser usadas com roupas esportivas e sempre com tênis. Sendo que as meias sociais se usa somente com sapato social.
- As meias devem ficar mais ou menos no mesmo tom da calça e do sapato. Combinando mais com a cor da calça ou com a do sapato, e devem sempre esconder a canela.
- Quando for usar roupas mais sociais, procure não usar as meias brancas, principalmente aquelas atoalhadas.
- O comprimento da manga do paletó ou do blazer deve, necessariamente, ter um centímetro a menos que a manga da camisa que vem embaixo.
- Nunca abotoe o último botão do paletó. Não leve em consideração quantos são eles, o último sempre fica livre.
- O lenço usado no bolso tanto pode ser de linho como de seda e sempre numa cor mais vibrante, já que sua ideia é a de realçar as demais peças. Procure não usar o lenço de bolso da mesma cor que a gravata. Existe vários modelos e maneiras de usá-lo, e para não ficar solto dentro do bolso, procure prendê-lo usando um alfinete, no lado de dentro.
- Da mesma forma que o lenço de bolso, o suspensório deve ser conter cores sóbrias ou alegres, porém, o padrão da estampa não pode seguir o mesmo usado na gravata. Sua função é a de segurar a calça, da mesma forma que um cinto, sendo assim, quando se faz uso de um, se dispensa o outro. Prefira os suspensórios que se prendem na parte de dentro da cintura da calça.
- Cuidado com os sapatos: quando eles estão feios e mal cuidados, podem acabar totalmente com a produção do visual. Por isso, deixe-os sempre bem engraxados. Lembre-se, começa pelos pés a elegância.
- Os sapatos em couro com estilo clássico são perfeitos para serem usados com roupas mais formais e ternos. De preferência com cores mais neutras, como marrom e preto. Deixe de lado as cores bege e cinza, já que os sapatos dessas cores nunca compõem bem o visual. Já os sapatos nas cores brancas, devem somente ser usados apenas por pessoas que trabalham na área da saúde.
- Para usar de acordo uma gravata, tome como base a seguinte dica: quando estiver em pé, com atitude relaxada, a ponta da gravata deve chegar próximo à fivela de seu cinto ou no máximo encobri-la. Acima ou abaixo disso chamará demais a atenção e atuará de forma negativa. O melhor é combinar sempre a coloração usada na gravata com aquela usada no terno, criando uma forma de contraste com a da camisa. Outra dica importante e fundamental é: gravatas que trazem personagens de desenhos não ficam bem com nada e, por isso, não podem ser usadas no cotidiano.
- As cores melhores para cintos são marrom e preto. Aqueles feitos de couro compostos com fivelas de metal caem muito bem com sapatos.
- Camisas sem padrões, ou seja, lisas devem ser usadas com gravatas estampadas ou lisas, desde que as cores combinem bem.
- Camisas de xadrez ou listras, podem ser usadas também com gravatas estampadas, porém, não é bastante conveniente é melhor que se use mesmo as lisas.
- Opte sempre por tonalidades que usem cores tom sobre tom servindo para as estampadas ou lisas.
Pingback: Cores de Roupas que Combinam com Cada Tom de Pele | Moda - Cultura Mix