Talvez seja a combinação de cores, uma das tarefas da moda mais difíceis para os homens, especialmente por estarem às cores claras e vibrantes mais ligadas ao visual feminino. Porém, isso não quer dizer que o guarda-roupa masculino tenha que ser apenas preto e cinza.
Por essa ideia errada, quase sempre o armário masculino é limitado apenas às cores neutras e ainda aos tons de azul por medo de cometer erros grosseiros, ou até passar pelo ridículo. Entretanto, para transformar um pouco é preciso entender sobre as cores e suas combinações, para não correr riscos na hora de se vestir.
Entenda Como a Combinação de Cores Funciona
Há um círculo cromático, ou seja, ou círculo de cores onde existem as cores básicas e também suas ligações, dividindo-as entre as cores quentes, que vão do amarelo (seja qual tom for) ao vermelho violeta e, as cores frias, que começam no verde e seguem até o violeta.
De acordo com o círculo as cores chamadas de adjacentes ou análogas ficam lado a lado, como por exemplo: azul e roxo, rosa e violeta, laranja e vermelho, verde e amarelo; ou se quiser saltar uma casa a cor mais próxima ainda será análoga. Estas formas de combinações são bem mais simples de serem usadas, já que possuem pigmentações semelhantes, pois no laranja, por exemplo, há tonalizações da cor primária amarela, assim como no abóbora, da mesma forma que no violeta e no roxo há tons de azul e por aí vai.
Todas as cores que foram citadas possuem como base outras cores primárias e isso ajuda muito na hora de fazer as combinações. Assim, é mais fácil para os homens encontrarem quais as cores que podem ser usadas sobrepostas, como colocar uma calça azul e camisa roxa, por exemplo, uma cor nasce da outra.
As Cores Complementares
As cores complementares são as que proporcionam um contraste entre os tons
As Cores Neutras
Essas são nossas velhas conhecidas e não tem quem não as conheça. São elas o preto, branco, bege, cinza e combinam com as demais cores do círculo, podendo ser utilizadas em harmonia, formando um look bem mais sofisticado. Essas cores citadas não possuem distância daquelas do círculo, entretanto, são formadas a partir de diferentes dosagens de azul, vermelho e amarelo.
Agora que já entendemos bem como funciona o círculo de cores é chegada a hora de compreender com maior exatidão a harmonia das combinações que podem ser feitas com as várias cores e também com seus tons.
As Combinações Perfeitas Para os Homens
Como em todos os armários masculinos é possível se encontrar peças de cor azul, é muito simples conseguir uma combinação bastante bonita usando essa cor. Ela pode ser harmonizada com cor laranja em ligação com todos os seus tons.
Você pode optar por usar looks mais formais sem a alteração exagerada de tons, ou inovar na gravata e na camisa, optando por cores mais vibrantes, desde que o terno tenha um tom sóbrio.
É interessante salientar que combinar as cores, desde que estejam dentro do padrão, é perfeitamente possível. Importante usar uma cor ou outra mais alegre, para trazer mais alento ao look.
Essa dica de troca de cores vale também para looks mais informais, como bermuda, camiseta e sapatênis. Opte por usar a peça debaixo mais sóbria e inove na parte de cima ou até mesmo no cinto. Lembre-se de não usar meia quando usar esse tipo de calçado, pois nunca cai bem.
Dicas Importantes:
Outro recurso interessante é colocar peças que tenham a cor mais lavada, para que o look tenha mais discrição, nessa situação as calças e bermudas cáqui funcionam muito bem, especialmente se usadas com camisas jeans, ou mudando e colocando a calça e jeans e colocando uma camisa ou camiseta branca ou cáqui.
Há duas ideias que não podem ser deixadas de lado:
-em uma combinação mais casual não tem necessidade de compor os acessórios com as demais peças de roupa, mas se quiser fazê-lo, não é proibido.
-as peças em jeans são consideradas como coringa, portanto são neutras, então não as considere cores, a preocupação deve ficar por conta da combinação dos tons das demais peças.
Já se quiser usar as cores frias, especialmente perfeitas para serem usadas no inverno, abuse do azul, e também dos tons neutros. Mas se quiser usar as cores quentes, deixe para fazê-lo no verão, ou apenas uma ou outra peça em cor quente em combinação com as frias e vice-versa.
É pelas inúmeras possibilidades de combinação entre as cores análogas, que as cores verdes, azul e violeta funcionam perfeitamente em looks masculinos, especialmente em razão da discrição obtida através dos tons mais escuros. Em contrapartida, os tons laranja, vermelho e magenta não caem tão bem por terem combinações mais quentes e muito mais vibrantes, algo que comumente não cai bem no gosto masculino.
Como se pode perceber, o principal é dar maior importância para apenas uma cor e utilizar as demais para as peças menores ou ainda somente nos acessórios. Outro ponto é fazer uma divisão meio a meio, ou seja, meio de cor vibrantes e meio de cor neutra.
Além dessas sugestões, o importante é ter sempre um equilíbrio entre as peças e cores. Outra mais vibrante cai muito bem em determinados looks, especialmente os mais descontraídos, já aqueles relacionados ao trabalho pedem apenas detalhes mais coloridos, para não chamar demais a atenção.
O importante disso tudo é vestir algo e se sentir bem, por isso, uma última olhada no espelho ajuda bastante e, caso se sinta meio temeroso quanto à roupa, pergunte para alguém se a combinação está boa. Invista mais em camisetas, camisas e polos em tons mais coloridos e alegres e deixe as bermudas e calças para as cores mais neutras ou em tons frios, que caem bem em qualquer tipo de combinação.
Para comprar as roupas certas, aproveite as promoções intercaladas, ou seja, roupas de frio no verão e roupas de verão no frio, já que a moda para homens não é tão ágil quanto a das mulheres.