Como acontece sempre na moda, as roupas ora são tendência ora devem ficar no fundo do guarda-roupa esquecidas não para sempre, mas não podemos prever até quando. E estamos falando disso para iniciar a dar dicas sobre o velho e bom colete. Essa é uma daquelas peças que vão e vem com mais frequência do que outras. O bacana do colete é que ele está sempre se renovando, porém, os modelos não ficam velhos nunca. Você pode pegar um colete de 10 anos atrás e com a roupa justa ele ficará atualíssimo.
http://www.youtube.com/watch?v=bwU9dTCaelsOs coletes estiveram na moda no inverno e se reconfirmaram para o verão e claro, em cada uma das estações, o modo de usar essa peça que é quase um coringa, é diferente. Quer saber como? Então, vamos lá! Anote as dicas de como usar coletes no verão.
A boa notícia é que o colete pode ser usado com qualquer peça de roupa e a má notícia é que se trata de uma “peça acessório”, nem pense em usá-lo sem uma outra coisa por baixo. Não vai ficar legal, até porque o colete tem como característica um corte bem aberto na frente, o que te deixaria quase nua.
Uma outra boa notícia é que as misturas de texturas de tecidos em uma mesma produção está em alta, então, você pode usar o seu colete, por exemplo, em renda, com um short jeans. Neste caso, uma camiseta básica faz a melhor composição.
Um outro tipo de estampa que está em alta e pode ser perfeita para um colete é aquela étnica. Neste caso, o colete pode ser a peça que dá vida a produção. Embaixo um vestido justo e de cor lisa e sobre ele um colete charmoso em estampa étnica.
Como anteriormente falamos do vestido justo, é bom abrir um parênteses sobre a forma da peças que combinam com o colete. Realmente ele poderá ser usado com todos os tipos de roupas, porém, ele não é adequado para completar uma produção com uma roupa larga na parte superior. Por exemplo, se você escolheu uma blusa trapézio (que é uma forte tendência das passarelas da Europa), esqueça o colete, não combina e ainda vai fazer um super volume. Agora, se no look a calça escolhida foi daquelas largas com bolsos na laterais, capriche na camiseta básica justíssima e escolha um colete com um corte também mais certinho no corpo. Essa diferença de volumes evitará que você pareça um balão.
O colete com o jeans é sempre charmoso e faz um look descontraído. Não importa se é short, saia ou calça. Para fazer uma produção mais ou menos despojada é só escolher o colete com o tecido certo. Se a ideia é fazer a estilosa roqueira, a camisa embaixo do colete deve ser mais comprida do que colete, superando os quadris e o colete chegando na cintura, e claro, desabotoado.
Se você comprou um colete de couro e acha que não poderá usá-lo no verão, uma boa notícia. Ele também poderá fazer parte do guarda-roupa de calor, basta usá-lo sempre com uma camiseta básica e de preferência de cor clara, com um micro short ou com uma minissaia. As outras peças vão compensar o material do colete, que no caso é couro e é visto como exclusivo para o inverno, o que não é uma verdade.
Até agora falamos do colete mais tradicional, aquele que tem o comprimento até a cintura, acinturado, com um botão, porém, tem o colete mais moderninho. Aquele colete comprido, que chega até a altura do bumbum, sem botão nenhum e de corte reto. Esse é o modelo 100% despojado, combina com uma produção sem pretensão de ser elegante, mas que demonstra personalidade. Esse modelo de colete, que chamamos moderninho, fica ótimo com shorts (ele deve cobrir o short) e também com vestidos curtos. A ideia é fazer com que o colete cubra o short ou vestido na parte de trás. Sapatilhas, sandálias rasteiras ou sneakers completam a produção. Já com a calça, esse tipo de colete é mais adequado durante o inverno, com uma camisa de mangas compridas embaixo.
O colete como vem sendo proposto agora, no caso das mulheres, porque para os homens é um outro conceito, não combina com uma produção elegante. Ele é perfeito para o verão, como falamos antes qualquer peça, porém, vai sempre criar esse ar despojado, mesmo que você escolha um modelo em seda. É claro, que já vimos em outras ocasiões o colete numa versão elegante e sofisticada, porém, não é essa a ideia que a peça quer passar agora.
No verão o colete pode ser uma solução para um look que você está achando meio sem graça ou para aqueles dias que a criatividade não está funcionando muito. É uma peça que quando se coloca por cima de uma camiseta branca básica, te deixa com outra cara. Ou quando você não tem nenhuma ideia, colocar um colete colorido e com uma estampa incrível dá um “up” no seu look.
Não Confunda Colete com Bolero na Hora de Comprar
Além das dicas de como usar coletes no verão, gostaríamos de falar um pouco de como escolher o seu ou os seus modelos. Diferentemente do bolero, o colete deve poder fechar, o que não significa que é para usá-lo fechado. Pelo contrário, o colete se usa muito mais aberto do que fechado, até porque é muito mais charmoso. Por isso, na hora de comprar experimente e tenha certeza de que fecha, essa é a medida justa para você. As mais magrinhas podem optar pelos moderados mais acinturados, que ficam justinhos ou seguem bem de pertinho as linhas do corpo. As mais gordinhas podem optar pelos modelos não acinturados e com a cava das mangas maiores.
Na hora de escolher a cor, pense nas roupas que você tem no seu guarda-roupa. Se quiser usar o seu colete durante todo o verão, prefira tonalidades neutras e claras, já que estamos falando da estação do sol e do calor.
Tem se tornado frequente o uso de coletes, a moda que surgiu no verão e tende a estender no inverno vem ganhando espaço no guarda-roupa feminino.
São vários modelos, para vários estilos, esta peça feminina tem sido combinada com shorts, calças, lenços e esta fazendo sucesso, chamando a atenção por onde passa. Confira abaixo algumas peças e as combinações utilizadas!