Há muito tempo que vem causando polemica no mundo da moda o uso de pele de animais por parte de estilistas. As madames da classe alta em geral pagam fortunas para não ter de se privarem de casacos ou bolsas de couro de animais raros especialmente pelo status que essa posse representa. Porém com os olhos de defensores dos animais e de ambientalistas focados em assuntos polêmicos como esse, o produto foi aos poucos sendo substituído por couro sintético e outros materiais considerados ética e ecologicamente corretos.
Busca de Alternativas
Apesar da busca por alternat6ivas diferentes que pudessem substituir o couro de animais que por lei não poderiam mais ser sacrificados em nome do luxo absurdo de muitas pessoas a verdade é que clandestinamente ou não sempre se podem encontrar artigos desses materiais desde que se tenha dinheiro suficiente para pagar seu real valor e o preço da consciência de quem trabalha com esse tipo de comércio clandestino.
O Uso da Pele de Rato
De repente uma boa idéia pareceu ser para os americanos o uso da pele de rato e foi assim que os ratões-do-banhado que também são conhecidos por caxingui foram importados da América do Sul para a Louisiana com o objetivo de serem usados nas indústrias de pele, entretanto houve uma queda brusca na procura pelos produtos o que fez com que os animais fossem soltos e tenham virado uma verdadeira peste nos pântanos americanos de tal modo que hoje os caçadores são pagos pelos órgãos ambientais para exterminarem esses animais.
Estilistas Aproveitam essa Pele
A diversidade de culturas faz uma grande diferença no tipo de consumo até mesmo no mundo da moda, enquanto nos Estados Unidos a experiência com esse tipo de pele não deu resultado, para a elite chinesa casacos de pele de rato é símbolo de status. Mas estilistas agora resolveram fazer o aproveitamento da pele desses animais condenados para confeccionarem e venderem os casacos que consideram como sendo não somente éticos como ambientalmente corretos.
Procura Pode ser Mais Econômica que Ética
De acordo com a modelo Paige Morgan o que acontece é diferente de criar os animais somente pela pele. Nesse caso os ratões não são torturados, nem eletrocutados ou criados em gaiolas, pelo contrario, viveram livres e felizes nos pântanos que é seu habitat natural. Comerciantes de Nova York reconhecem que a procura por casacos dessa pele subiu, mas eles acreditam que essa pode ser mais uma questão de econômia do que de ética.
O Preço do Vison
A explosão do preço do vison poderia explicar em parte a popularidade da pele de ratão, uma vez que os casacos de vison já foram marca registrada em Manhattan, hoje são símbolo de status para elite na China, argumentos que não convencem defensores dos direitos dos animais.