O povo brasileiro é apontado como um povo que gosta de futebol, entre outras coisas. Para seguir seu time, os torcedores se vestem com camisetas e outros acessórios de seu time, para torcer para ele.
As camisetas do São Paulo já tiveram diversas versões, mudando conforme o tempo e conforme vestidas pelos jogadores. Foram diversos modelos de camiseta tricolor que os torcedores aderiram. Veja algumas delas.
Confira abaixo como foi a evolução das camisetas do São Paulo Futebol Clube:
- 1930 e 1934: o uniforme que o time usou nesses anos nasceu de uma fusão entre dois uniformes: C. A. Paulistano (listra vermelha), e A. A. das Palmeiras (listra preta). Assim, foi criado um modelo de uniforme que servisse como símbolo da união desses dois times. Sem deixar de ter as cores do estado São Paulo, ao qual eles pertenciam.
- 1935 e 1943: em 1943, ano da sua 2° fundação. E no ano de 1943, o uniforme do time passou a ser sem as faixas nos shorts. Essas faixas ainda foram usadas em uniformes posteriores. No entanto, sem uma regularidade.
- 1944 e 1983: nesses anos, as maiores mudanças foram feitas em meiões. Eles passaram a não ter mais as faixas pretas. E passaram a ser totalmente brancas. O short não era mais preso com uma faixa vermelha, e sim branca.
O São Paulo, em 1944, usou um uniforme com listras em preto e branco, e com detalhes na cor vermelha. Não se sabe se a ideia era homenagear o uniforme usado pela seleção estadual paulista, ou seu era para homenagear o Clube Atlético Estudante Paulista. Esse time acabou se fundindo ao clube no ano de 1938.
Ele foi usado pelo menos uma vez, em 16 de julho, em uma partida contra a Portuguesa. Disputa que terminou com um placar de 4×1 para o time tricolor do Morumbi. No ano de 2010, um uniforme estilo retrô desse modelo foi lançado. Inclusive, o goleiro Rogério Ceni chegou a atuar com o modelo algumas vezes.
- 1966: nesse ano, o jornalista Paulo Planet Buarque criou um novo uniforme. Naquela época, ele era o conselheiro do clube. Naquele ano, o modelo foi usado em algumas disputas do Campeonato Paulista.
- 1969: nesse ano, o São Paulo não tinha a sua camisa listrada no jogo contra o Real Madri, ao disputar o Troféu Colombino. Por isso, ele pegou a camisa do Recreativo de Huelva emprestada, que estava promovendo aquela competição. Ao final, o Tricolor Paulista ganhou a partida por 2×1.
- 1978: mais uma vez, por não ter um uniforme reserva, o São Paulo precisou usar a camisa de outro time. Dessa vez, que emprestou foi o Unión Española, em uma partida contra o Club Palestino. Esse jogo estava valendo a Taça Libertadores da América do na de 1978. O time paulista ganhou por 1×0.
- 1983: a partir do ano de 1983, o São Paulo passou a ter como uniforme principal um modelo com uma faixa branca e estreita, que deixava mais próximas as faixas preta e vermelha. Até os dias de hoje, permanece a mesma proporção na distância entre essas faixas.
- 1984: nesse ano, foi criado um 3° uniforme, que passaria a ser usado em amistosos, dentre os quais também haviam alguns internacionais.
- 1985: outro modelo que também foi criado para ser usado em amistosos.
- 1993: durante o primeiro semestre desse ano, o São Paulo não usou os seus tracionais meiões na cor branca. Ele usou meiões pretos. Até mesmo nos jogos em que o time era o mandante, essa troca permaneceu. E foi usando esse uniforme que o time conquistou o bicampeonato da Libertadores naquele ano.
- 1996 e 1997: a partir dos anos 90, devido a uma exigência da FIFA, todos os times deveriam ter uma diferenciação entre cada uma das partes dos uniformes. Foi então que, em 1996 e 1997, o São Paulo estabeleceu que a cor dos meiões e dos shorts seria vermelha, em seu segundo uniforme. No ano de 2011, o São Paulo passou a atuar novamente com o calção na cor vermelha.
- 1998, 2010 e 2012: a partir de 98, o uniforme secundário do São Paulo substituiu o de cor vermelha, ou pelo nos meiões e no calção, permanecendo assim até o uniforme do ano de 2010, e voltando em 2012.
- 2000: no dia 15 de janeiro de 2000, o time do São Paulo homenageou os 100 anos do C.A. Paulistano. Para isso, ele jogou o primeiro tempo de uma partida contra o Avaí, no Torneio Internacional Constantino Cury, usando uma camisa inspirada no modelo que o clube usava.
- 2007: nessa época, foi a primeira vez que o São Paulo usou uniformes exclusivos para participar de disputas internacionais, em especial a Copa Libertadores da América. O novo uniforme tinha um ar mais clássico, de gola polo, e com os punhos em um tecido retilíneo, remetendo aos anos 80.
- 2008: esse foi o ano de lançamento da 3° camisa feita em homenagem ao torcedor do time, mas que não era usada em jogos oficiais. A camisa acabou sendo usada por Rogério Ceni em campo. A ideia da Reebok é, anualmente, lançar uma dessas camisas.
• 2009: nesse ano, foi lançada outra camisa em homenagem ao torcedor tricolor, e foi inspirada no modelo usado no Paulista de 1966. A camisa tinha uma manga de cada cor, e contava com detalhes em dourado. A diferença entre a 1° camisa e a 2° era a gola polo. O restante dos detalhes permanece os mesmos, seguindo o padrão. O modelo atual do uniforme possui linhas retas, seguindo o formato do corpo, e os números também passaram por mudanças, fazendo com que a camisa ficasse visualmente mais limpa. A LG Electronics foi a patrocinadora de 2001 até o começo de 2010.