Os bordados sempre foram e tendem a ser, pelo menos por um bom tempo para a frente, tendências para serem utilizados em diversas peças, como toalhas e objetos, quanto em roupas. De uma maneira geral, com relação às roupas, as que mais se usam com bordados são as roupas femininas, que também podem ser considerados um tipo de “patches”. Os bordados acabaram, de fato, invadindo as passarelas, em uma temporada de verão, sendo que eles acabaram superando as expectativas de diversos especialistas em moda justamente por acabar ultrapassando diversas estações e tomarem conta, inclusive de botas e casacos, por exemplo, sendo, portanto, bastante utilizados inclusive durante o período de inverno.
Logo, o bordado acabou se tornando uma característica de roupas que estão presentes em quase todos os armários de diversos estilos e de pessoas que moram em locais de climas diversamente diferentes. Um benefício do bordado e o fato que lhe traz versatilidade é a diversidade de tipos de bordados que podem ser feitos, com desenhos, formas geométricas e até mesmo nomes e frases escritas e que, por sua vez, podem ser de cores, texturas e fontes diferentes, o que aumenta as chances de essa técnica agradar cada vez mais pessoas.
Antes os bordados estavam mais relacionados com peças de roupas mais simples e até mesmo artesanais, como em camisetas, vestidos e, um pouco mais tardiamente, em algumas calças, sendo essas, até jeans, por exemplo. No entanto, de algumas temporadas para cá, os bordados, principalmente nas roupas femininas, vêm ganhando bastante espaço entre as peças que são mais formais, podendo ser utilizadas no trabalho ou para encontros que não sejam tão casuais e que sejam até mesmo de luxo, como lançou a grande marca italiana, a Gucci, com peças bordadas e símbolos de elegância e de glamour.
Os bordados também são em muito utilizados para dar uma cara nova, uma nova roupagem a peças que já estivem há muito tempo sendo utilizadas, o que podem gerar um certo enjoo ao vesti-las. Sendo assim, você pode bordar de uma maneira bastante fácil os bordados em suas próprias roupas ou então encomendar uma customização com uma costureira que tenha uma máquina e que facilite o processo do bordado, o que será necessário dependendo do tecido a ser bordado, no caso de ele ser grosso, o que acaba deixando o bordado manual bastante difícil.
Historicamente, o bordado é utilizado desde os primórdios das civilizações, estando presente, inclusive, em civilizações antigas, como as que habitavam as margens do Rio Eufrates, como a Grécia, por exemplo, onde os bordados se encontravam nas túnicas que eram utilizadas pelas mulheres dessas sociedades. Além disso, houveram fósseis encontrados com o que seriam adornos enfeitados com bordados e aplicações, como os que são em muito encontrados nos dias atuais.
Na realidade, o que percebemos aperfeiçoar ao longo do tempo, com relação aos bordados, especificamente, é o fato de as máquinas que existem hoje, fazerem de uma maneira mais rápida e com uma maior precisão, o que antes era feito de modo manual e, consequentemente, mais demorado. Além disso, os diversos tipos de fios e tecidos que existem hoje também contribuem para uma maior variedade de bordados diferentes, o que faz com que ele esteja presente em estilos diversos e de maneira quase que ilimitada.