Blusas, Boleros e Xales

Para quem ouve o nome, acha que isso é coisa dos tempos da vovó. O bolero, para muitos, é associado ao xale, uma peça de vestuário usada desde muito tempo atrás (cerca de desde os anos 30), que era uma peça geralmente feita de lã ou de seda usada pelas mulheres para cobrir os ombros e aquecê-los. Porém, a moda dos boleros e xales está de volta com tudo.

Os Xales

Blusas, Boleros e Xales

Blusas, Boleros e Xales

Os xales são peças do vestuário feminino com formato geralmente triangular ou quadricular (e usado dobrando-se ao meio), que são enrolados ao redor do pescoço. Podem-se fazer laços ou simplesmente jogá-los sobre os ombros. Mais recentemente, a moda dos xales reapareceu em uma versão moderna, com estampas quadriculadas que imitam os típicos xales e echarpes palestinos, conhecidos como keffiyeh.

A novidade maior fica por conta do público que utiliza esses lenços. Homens e mulheres podem utilizá-los desde que tenham muita criatividade. E não é somente no pescoço. Pessoas usam como lenço, colar, cinto, bolsas, blusas e muito mais. A dica é que os xales combinam muito mais para o verão e estações de clima mais ameno. É usado mais como acessório do que como peça de vestuário propriamente dita. Mas claro, o charme de usá-los sobre casacos no inverno vai continuar a reinar.

Os Boleros

Peças

Peças

Se os boleros ainda estão na moda? Acho que até estão sendo mais usados do que na época em que foram criados. Para quem não associou o nome à peça, os boleros ou bolerinhos são como se fossem blusas mais curtas e justas, de manga longa ou não, que são usadas por cima de outras blusas ou vestidos.

Tem a mesma função de embelezar a roupa como o xale, mas estes vestem melhor o corpo. São usados desde um acessório a mais para a roupa, mas também como uma opção para se usar no fim da noite, saindo de festas ou baladas, quando bate aquele ventinho, mas você não quer sair de casa carregando blusas e casacos pesados.

Os boleros são muito práticos. A dica é usá-los com cuidado, combinando-se estampas e tecidos. Só use o bolero por cima de blusas mais justas e sem muitos detalhes como brilhos ou babados. Muitos boleros já vêm com babados ou detalhes próprios e usar desses detalhes em duas peças ao mesmo tempo pode sobrecarregar o visual.

Para quem tem casaquinhos que ficam muito apertados ou com a manga muito curta, invista em uma customização na peça e transforme-a em um bolero único e exclusivo seu.

As Blusas

Opções

Opções

Mesmo com tantas opções para enganar aquele friozinho, as blusas e casaquinhos básicos não podem deixar de fazer parte do guarda roupas de ninguém. A dica é comprar e manter sempre uma blusa de um modelo e cor diferente para não usar a mesma blusa em todos os lugares. Mas claro, nunca deixe de ter uma peça preta em mãos, pois ela sempre será a peça coringa em visuais duvidosos.

Por Carol C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Voce podia por favor informar qual a linha devo comprar para fazer o chale dour ado? Pose mandar a receita? Obrigada stania.

    Stania gregorin 30 de julho de 2011 0:34

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *