Roupas, acessórios, e suas variedades sempre vão fazer a cabeça das mulheres (e hoje em dia até a dos homens). Quanto mais temos, mais queremos ter nos nossos cabides, é a lei do consumismo injetada em nossas vidas através das tendências onde as cores, formas, e roupas para todas as ocasiões nos incentivam a ter um guarda roupa lotado de artigos de moda. Onde muitas das roupas que são compradas em um desses nossos surtos consumistas acabam sendo esquecidas no fundo no tempo, como é o caso das peças de festa.
Roupas desse tipo quando encontramos feitas são caras, devido a fineza do tecido, a modelagem trabalhada ou apenas o fato de ser “de festa”, há também o desconforto da possibilidade de ver outra pessoa vestida igual a você na mesma ocasião, por isso algumas pessoas optam por encomendar seu próprio modelo a uma estilista, o que garante de fato o seu diferencial porem esse serviço pode custar caro, (e tanto comprar quanto mandar fazer não é aconselhável para quem costuma sair pouco para ocasiões que exijam traje do tipo) já pedir emprestado a alguém também é chato, se o sujeito que emprestou é do mesmo ciclo social provavelmente algum outro convidado da mesma festa achara ter visto aquela peça antes e te constrangera.
Mas agora temos a possível saída: Alugar.
Aluguel de Roupas e Acessórios de Luxo
Hoje em dia tem aluguel de tudo que é coisa, e como na moda (em diversos setores) não é diferente tem gente que investe em atender as pessoas que procuram roupas boas, bonitas, elegantes, caras, porem apenas por curto tempo. Tendo a possibilidade de portar a roupa de luxo que preferir e depois devolver. Evitando gastos superiores, e ter no guarda roupa uma peça que provavelmente usará pouco (exceto as pessoas que trabalham com eventos do tipo social), devido ela ter caráter extremamente social.
Esse sistema típico dos EUA e da Europa, que consiste no aluguel de peças de grifes de luxo via internet, chegou ao Brasil e funciona como qualquer loja de aluguel física, com acompanhamento sugestivos de estilo, consultoria de moda, negociação de valores, envio de cheque caução e outras vantagens. Nesse perfil a BoBags permite o aluguel de bolsas, (em um período de até um mês) bem como a compra.
Ainda nesse contexto de “não repetir figurino” e economizar encontramos uma loja virtual brasileira, sendo essa fundada por Bárbara Diniz Almeida e Mariana Penazzo e funciona através do site chamado Dress & Go e atende o estado de São Paulo. Elas resolveram investir em aluguel de roupas assinadas por estilistas renomados, como Carina Duek, Carlos Miele, Jodri, Iódice, Reinaldo Lourenço, Juliana Jabour, Maria Garcia, Huis Clos e André Lima.
Funciona da seguinte maneira: O site oferece 150 vestidos nos tamanhos 36, 38, 40 e 42. Os preços são variáveis e já incluem frete e lavagem. Os modelos podem ser alugados por períodos de quatro ou oito dias por cerca de 20% do valor de peça adquirida.
Para um look poderoso e irreverente, a Maison Anne Marie é uma loja de São Paulo especializada em locação e venda de trajes finos, são vestidos longos, curtos, estampados, inclusive com aplicações podendo ser usado por formandas, madrinhas, debutantes e convidadas de todas as idades.
Roupa de alfaiataria (“feito a mão”) também é luxo, então para os homens temos a opção de aluguel de ternos, costumes e trajes sociais na Maximu’s Rigor onde os ternos são confeccionados um rigoroso controle de qualidade em uma alfaiataria. Tem desde ternos clássicos a ternos modernos.
Outros:
Vantagens x Desvantagens do Aluguel de Roupas de Luxo:
Benefícios:
- Economia: O aluguel costuma ter um valor muito inferior ao da compra. Você poderia investir o dinheiro que não usou pra comprar a peça em outras áreas da suas imagem pessoal. Como em um salão de beleza, e SPA por exemplo.
- Conservação: Roupas luxuosas requerem cuidados especiais na limpeza e conservação, que certamente você não atentaria sempre, devido a imprevistos no dia a dia ou descuido.
- Espaço: Você evita ter mais uma peça no seu guarda roupa, pelo menos a maioria das pessoas não gostam de repetir roupa com frequência, e quando se refere a roupas usadas em festas e ocasiões especiais, muito menos. Então alugar garantiria a você não ter que guardar e usar aquela roupa novamente, a não ser se quiser.
- Variedades: Pessoas que optam por alugar têm mais variedades de escolha.
Desvantagens:
- Não pode se apegar: Como a peça não é sua não faça planos com ela, certamente você jamais a verá novamente.
- Incidentes: Em caso de danos você será responsável, por isso ao Maximo situações que possam rasga sujar ou manchar definitivamente a peça.
- Ajustes: Embora a loja ofereça serviço de ajuste das peças ao corpo do cliente, certamente não ficará tão “ajustada” por ser apenas reparos camuflados podendo sair a qualquer momento. Se a peça fosse ser ajustada definitivamente para as suas medidas, sem sobra de pano dentro da peça, lógico que o caimento seria bem mais elegante.
- Investimento: Roupas de luxo tem preço salgado, você enjoa da peça antes de terminar de pagar.
Já para você que só agora veio conhecer esse novo mercado de estilo que é o aluguel de roupas de luxo e já tem uma coleção deles em casa, mas não suporta mais, que tal procurar uma dessas lojas citadas e negociar a venda? Certamente se estiver em bom estado de conservação e o preço de revenda for bacana eles vão adorar receber sua roupa no closet deles.
E para quem nunca precisou antes, sabe que agora não é necessário comprar um vestido de luxo, que muitas vezes é tão caro, e normalmente esses vestidos são usados somente uma única vez, então para muitas é um desperdício de dinheiro, afinal comprar um vestido e usá-lo somente uma vez não é nada legal. Então meninas, sempre que necessário e achar que não usará mais o vestido, alugue-o, é um ótimo investimento e com certeza vocês não se arrependerão de fazê-lo, afinal um vestido mais simples que você compra, sai mais ou menos o mesmo o valor do aluguel de um vestido luxuoso.