A Invenção da Moda

Falar sobre moda parece simples, com a mesma facilidade que emitimos opinião sobre futebol falamos de moda, todos temos uma opinião a respeito do assunto, afinal basta acompanhar os jornais, revistas, noticiários e Programas de TV para ficar por dentro das últimas tendências lançadas nas passarelas mais famosas do mundo e assinadas por estilistas reconhecidos internacionalmente. Mas poucas pessoas sabem como essa história toda começou, pois se formos em busca das roupas que eram usadas em séculos passados vamos encontrar uma Cultura bem diferente, na qual todas as pessoas usavam o mesmo tipo de roupa do nascimento até o fim de suas vidas. Parece estranho não é? Mas era assim mesmo, roupas sempre iguais para todas as ocasiões e pessoas em qualquer idade. A invenção da moda teve início durante o século XV junto ao renascimento europeu. Moda é sinônimo de costume, uma palavra de origem no latim, modus.

Moda

As Mudanças

Com o passar do tempo as pessoas foram incorporando as mudanças, aos poucos, de acordo com as diferenças de classe social. Neste período surgiram até algumas leis que definiam quem poderia usar determinadas cores e tecidos, os privilegiados com certeza eram pessoas ligadas a nobreza, portanto as enormes diferenças culturais que vemos atualmente já tem a sua origem em tempos muito remotos sob vários aspectos, inclusive a moda. Os burgueses naquela ocasião não tinham nobreza, mas tinham O Poder do Dinheiro, ou seja, eram ricos, portanto era comum que copiassem as vestimentas dos nobres e com o aumento desta prática ocorreu o crescimento no ofício dos alfaiates, pois a procura por costureiros era muito grande. Estes costureiros precisavam ser muito criativos, pois eram obrigados a fazer modificações nos modelos que diferenciassem a burguesia da nobreza e assim surgiam novas idéias, a própria invenção da moda.

Aconteceu

A Evolução

Em meados do século XVIII tem início a revolução da indústria, e com ela reduziram os preços dos tecidos. No ano de 1850 eis que surge a máquina de costura fazendo com que os preços caíssem mais ainda, fato este que possibilitou o começo da popularização de roupas um pouco melhores. Mas ainda assim as mulheres tinham dificuldade para encontrar roupas prontas que fossem adequadas ao seu tamanho, foi então que os costureiros se especializaram mais e passaram a fazer roupas de qualidade sob medida, esta prática foi denominada de alta costura. Os costureiros passaram a ser estilistas, profissionais respeitados que criavam modelos diferenciados, inovadores e lançavam as novas tendências da Moda Roupa para a época. De lá para cá as Novas Tecnologias fizeram este sistema se intensificar e temos a produção em série de roupas, calçados, acessórios, etc., mas ainda existem os estilistas que fazem peças únicas e de altos valores, ou seja, a invenção da moda nunca termina.

Alta Costura

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *