Reaproveitando as Roupas

De maneira a diminuir os gastos, economizar, se manter na moda e ainda ajudar com a redução do lixo no meio ambiente, há diversas dicas de como realizar o reaproveitamento de roupas. Essa é uma ação muito importante e que contribui em muito para a preservação do meio ambiente, uma vez que, apesar de o Conselho Estadual de Política Ambiental, o Copam, estabelecer em forma de lei que as indústrias têxteis têm como obrigação dar uma origem ecologicamente correta a seus materiais residuais, como fiapos e retalhos, por exemplo, muitas delas acabam que não realizam esse procedimento de uma maneira correta, muito embora o não cumprimento dessa lei resulte em multa de quase meio milhão de reais, aproximadamente.

O reaproveitamento de roupas também pode ser feito com aquelas roupas que acabaram manchando com produtos de limpeza, ou que estão largas ou até mesmo apertadas. Se ajeitar direitinho, todas as peças terão uma outra utilidade. É claro que a doação de peças para pessoas carentes também é um ato muito importante de solidariedade, mas, às vezes, as roupas estão tão mal-acabadas que não temos sequer coragem de doá-las às outras pessoas.

Mas, para quase tudo na vida, tem-se uma solução! Com uma peça que parece ter como único destino possível o lixo, podemos transformar diversas outras peças. Além de transformar roupas em outras roupas, as roupas velhas também podem se transformar em outras coisas, como utensílios e enfeites domésticos, por exemplo, podendo ser transformados em retalhos que, por sua vez, podem se transformar em belas colchas, mantas, tapetes e até mesmo aqueles jogos americanos.

Aquelas blusas que ficaram esgarçadas, por exemplo, ou saias de algodão que não têm mais utilidade, podem ser recortados em um tamanho e formato desejados e envolver um molde de papelão, para que sirva de apoio de panela e de travessas quentes. Tecidos de roupas antigas também podem ser colocados nas paredes, como se fossem um quadro ou um painel ou, dependendo da quantidade de tecido que se tenha, pode servir até como uma espécie de revestimento de parede, que é uma alternativa para as pinturas ou para os papéis de parede.

Os tecidos das roupas podem encapar qualquer coisa. Podem ser remendados e formar capas de almofadas, podem encapar cúpulas de abajures, fazer fundo de um quadro, encapar cadernos de modo que eles fiquem personalizados, encapar cabides, dentre diversas outras coisas possíveis. Há, ainda, quem faça belos colares, que são feitos a partir de tiras de blusas ou de calças que são trançados. Dependendo do tipo e da maneira com que as tranças são feitas, podem ser feitos até mesmo cachecóis com essas tiras de tecido.

Para alguns casos, faz-se necessário ter um mínimo de conhecimento e de habilidades manuais para costura. Com uma calça, por exemplo, pode ser produzida uma bela bolsa, é só utilizar moldes que podem ser encontrados na internet. No entanto, para a grande maioria das coisas, não são necessárias as habilidades de corte e costura, uma vez que hoje em dia há excelentes colas especificamente para tecidos, o que acaba facilitando muito o uso dos tecidos de roupas que serão reaproveitadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *