Qual é a Pedra Mais Rara Do Mundo?

 A raridade de determinados elementos é estabelecida pela escassez em que o mesmo se encontra, quando se pega algum deles e os manuseia pode-se transformá-lo em um objeto valioso chamado jóia, ela por sua vez poderá ser utilizada para ornamentar ambientes, roupas ou outros objetos. É de conhecimento público que algumas pedra que estão presentes na constituição da jóia, são de extremo valor devido a sua dificuldade de ser encontrada, consequentemente elas viram artigos de luxo e podem custar uma elevada quantia de dinheiro. 

 Jóias: Um Símbolo de Distinção

 Devido a sua raridade e alto custo, as jóias sempre foram associada com as classes sociais mais elevadas, sendo frequentemente utilizada por reis, imperadores, papas e membros da burguesia. Em razão do contato frequente com importantes nomes da história, as pedras preciosas ganharam espaços em museus e até mesmo podem ser encontradas em grandes monumentos históricos que podemos ter contato até hoje, como igrejas e castelos.

 Popularização

 Atualmente ainda há um vínculo muito forte entre as elite e essas peças, mas não é incomum conhecermos alguém que possui uma pedra e não necessariamente é rico, pois houve uma espécie de popularização das peças dado que agora marcas que são responsáveis por vendê-las buscam muitas vezes produzir versões menores e mais simples que resulta em preços mais baratos. Outro fato que possibilitou a redução no valor foi misturar estes elementos nobres com um diferentes tipos de materiais, estas são chamadas de semi-joias e possui uma boa qualidade, embora bem menor do que uma joia legítima.

 Fontes de Energia e Saúde

 Além de beleza e glamour, para muitos as pedras são responsáveis por emanar energias positivas que provém do universo, pois se acredita que por causa da sua longa existência e origem natural, elas são as maiores fontes de energia da qual se pode ter acesso. Imagina-se que a utilidade dela é principalmente espiritual, mas para alguns elas também fortalecem o corpo e a vida em sociedade, além de atrair prosperidade e equilíbrios. Para os que acreditam que as pedras podem ser donas de tamanho poder, cada uma delas possui suas próprias funções e significados. Para quem deseja usar estas peças para este tipo de finalidade, recomenda-se colocá-la perto do corpo, seja em um bolso da roupa ou até mesmo em algum cômodo do ambiente. Outra dica é limpá-la frequentemente e a pôr em contato com algum elemento da natureza para que ela possa recuperar suas energias.

Confecção de Pedras Raras

 Quando vemos a magnífica beleza que as pedras preciosas possuem, não julgamos de imediato a quantidade de trabalho que ela leva para ser produzida. A pedra rara nada mais é do que um mineral ou outro tipo de material sólido que necessariamente tem que possuir uma consistência muito rígida para se conseguir trabalhada e transformada em jóias, mas ela não vem com aquela aparência quando foi removida da natureza, por essa razão a intervenção humana é primordial para que se torne um material tão belo.

 A função dos seres humanos no processo de confeccionar uma pedra rara é principalmente a lapidar para que se remova outros elementos que está ao redor da peça e moldá-la com a forma que for desejada, também é necessário a técnica de polimento para que a deixe mais brilhante e com aquele aspecto encantador.

 Imediatamente imaginamos algumas pedras especificas quando falamos em raridade e altos valores, mas você sabia que além das mais famosas, existem outras que podem possuir igual ou mais valor? Confira agora algumas das pedras mais raras do planeta e descubra qual delas leva o título de mais preciosa.

Diamante

Diamante

Diamante

 Os diamantes são cristais, isso significa que ele é constituído por várias estrutura que são idênticas umas às outras, logo com a junção de muitas delas é formado essa pedra tão rara e bastante famosa. O elemento do qual ele é feito se chama carbono, o diamante é célebre como o substância de maior resistência a que se tem conhecimento, sendo quase impossível danificá-la.

 De variados tipos, pode-se encontrar diamantes de diferentes cores, cada coloração indica um aspecto da formação da pedra e também a abundância dela. A tonalidade mais comum do diamante é um incolor amarelado, embora marrons e cinzas também mais facilmente localizados. Dentre todas os tons o vermelho é o mais raro, o preço vai depender do tamanho deles e pode ultrapassar facilmente o marca de 1 milhão de reais.

Alexandrita

Alexandrita

Alexandrita

 Batizada em homenagem ao Czar Alexandre II, esta pedra foi achada no território russo ainda no século XIX, e foi este país que dominou a venda dela, inclusive até os anos de 1970 ele era o único vendedor deste material. Atualmente diversos países ao redor do globo produzem a alexandrita, inclusive o Brasil, que nos anos 80 foi considerado o maior produtor mundial da pedra, graças a uma jazida localizada no estado de Minas Gerais, mais especificamente na cidade de Antônio Dias.

 A matéria que constitui a alexandrita é um mineral de muito valor e a característica mais famosa que ela possui é capacidade que tem de mudar de cor, a variação pode alcançar variações completos de tons, sendo que quanto maior essa mutação maior é o valor de mercado dela.

Tanzanita

Tanzanita

Tanzanita

 Sabendo o nome desta pedra não é difícil presumir a origem dela, e foi na Tanzânia dos anos de 1960 que ela foi encontrada pela primeira vez. Ainda hoje o país africano é o único lugar no mundo onde se pode encontrar a tanzanita, em razão disso quando a extração dela for completo no território tanzaniano ela poderá ser considera “extinta” já que até hoje não se conseguiu localizá-la em outras regiões.  

A característica mais marcante desta pedra é a forte coloração azul que possuem, entretanto algumas podem possuir até 3 cores, dependendo do lugar em que se olha. Graças a essa belíssima tonalidade e a dificuldade de encontrá-la, a tanzanita possui preços elevados.

Benitoíte

Benitoíte

Benitoíte

 Encontrada em pouco lugares do mundo, a benitoíte é um mineral e possui esse nome em razão de ter sido achada primeiramente no condado de San Benito, na Califórnia, ainda no início do século XX, nos dias de hoje desfruta do status de pedra oficial deste estado. Ao longo do tempo foi descoberto que outros lugares do mundo também fornecia a benitoíte, como o Japão e a Austrália.

 Ela é considerada um pedra misteriosa para muitos pesquisadores, isto porque sua coloração azul se tornar fluorescente quando a expõem a uma luz ultravioleta,ainda não há uma explicação formal para este fenômeno.

Opala

Opala

Opala

 Outra pedra que desfruta de uma fama global é a opala. Ela não é considerada um mineral, mas sim um mineralóide, pois as camadas que constituem sua estrutura física não são idênticas umas às outras. O país que mais produz essa pedra no mundo é a Austrália, contudo também se acha ela no nosso país. Na cidade de Pedro II no interior do estado brasileiro do Piauí está localizada a segunda mais importante jazida de Opala.

 Conhecida pela tonalidade esbranquiçada, ela também pode possuir diversas cores ao mesmo tempo, no entanto sua raridade é determinada pela tonalidade, pois quanto mais escura for, mais difícil de ser achada.

Qual é a Pedra Mais Rara do Mundo?

 Sabemos que todas essas pedras citadas anteriormente são de alto valores muito por causa da dificuldade em encontrá-las, mas afinal dentre toda qual é a mais rara. Descubra agora.

Painita

 Possuindo uma coloração que pode variar entre o vermelho e o marrom, essa pedra é considerada a mais rara de todo o planeta. Encontrada nos anos de 1950, a painita é nomeada em homenagem ao seu descobridor, o inglês Arthur Charles Pain. O título de mais preciosa não é sem fundamentos, até os dias de hoje foram localizadas entre 500 e 1000 exemplares. Elas são extraídas de Myanmar, um país do sul da Ásia, e é neste país onde se acha todas as jazidas conhecidas até então.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *