Qual A Composição Do Tecido Poliamida? Quando Começou A Ser Usado?

A poliamida é um tecido que também é chamado de nylon, sendo um tecido comumente usado em peças próprias para usar na academia e na prática de atividades físicas em geral, indo desde as calças, shorts e bermudas, até camisetas regatas e macacões. É um tipo de tecido perfeito para essas atividades por ser confortável e leve o que deixa a prática de exercícios mais fácil e garante melhores resultados para os atletas. Esse tecido possui um preço mais elevado que outros tecidos mais comuns, mas, é importante destacar que a qualidade dele compensa o preço mais alto, dando um retorno pela sua durabilidade e conforto, considerado assim um bom custo benefício.

Qual É a Composição Do Tecido Poliamida?

O tecido na verdade é um polímero termoplástico, que são plásticos artificiais que possuem a qualidade de viscosidade, o que confere a possibilidade de ser moldado e conformado. Esse polímero é formado por monômeros (pequenas moléculas que se ligam e formam uma molécula maior) de amida, que são conectados por ligações peptídicas ou outros grupamentos.

O tecido tem relação com a família de polímeros que é chamado de poliamídicos, sendo produzido através de quatro elementos básicos. Esses elementos são extraídos do petróleo ou de outro gás natural, do ar, de aromas e da água, podendo ser hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, carbono.

Os elementos básicos são combinados por meio de processos químicos especiais, que dão origem a outros compostos, esses novos compostos sofrem reações químicas que levam a formação de macromoléculas, e essas macromoléculas formam a poliamida. Ela é produzida através de polimerização por condensação.

Existem vários tipos de poliamidas, não somente o tecido, cada uma depende da sua composição polimérica, que é definida a partir dos grupos funcionais e do seu número de carbonos.

Quando Começou a Ser Usada a Poliamida?

A primeira sintetização de poliamida ocorreu na DuPont (segunda maior empresa química do mundo) por Wallace Hume Carothers, um químico, no ano de 1935.

 DuPont

DuPont

As poliamidas que são usadas para tecido, como o nylon e aramidas, começaram a ser usados como fibras sintéticas para a produção de roupas. O nylon foi a primeira fibra têxtil sintética produzida do mundo pela própria DuPont, empresa que o patenteou, sendo que se tornou extremamente comum com os anos para várias peças de roupas, principalmente as esportivas.

Além disso, a poliamida também é usada para a fabricação de airbags, carpetes, relógios, patins, calçados, esqui, uniformes, cordas, barracas, dentre outros produtos.

Quais São as Características Da Poliamida?

Esse tecido é considerado a fibra mais nobre entre fibras sintéticas, sendo produzida industrialmente e usada para várias peças de roupa, também muito usada para a produção de lingeries.

É um tecido que possui elasticidade extrema, além de resistência mecânica que é capaz de absorver pouca umidade, ainda possui uma maciez e leveza característica, parecido com o algodão. É um tecido que seca muito rápido e não há a necessidade de passar com o ferro quente, já que ele não amassa, encolhe ou se deforma mesmo após a lavagem.

É um tecido resistente, tanto ao tempo de uso, como a ataque de fungos e traças. Possui qualidade e durabilidade extensa, bem superior a outros tipos de tecidos. Esse tecido possibilita a transpiração do corpo, além de diminuir o excesso de suor. Como tem elasticidade, permite a quem o utiliza uma elasticidade.

Como Saber Se a Poliamida É De Qualidade?

É possível encontrar peças vendidas como sendo de poliamida, mas que na verdade não é totalmente composto por esse material, o que poderia levar a um desgaste mais rápido.

Linha de Poliamida

Linha de Poliamida

Para saber se o tecido é de qualidade a primeira coisa a se fazer é ler sua etiqueta, já que nela deve conter a composição do tecido (regra instituída pela legislação brasileira), assim saberá se ele é 100% poliamida. Outra forma de saber a sua qualidade é tocando o tecido, para sentir a sua qualidade, avaliando a maciez e suavidade do mesmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *