O Que Significa Lençol 180, 200 ou 300 Fios? O Que Muda em Cada?

Quando chega o momento de comprar roupa de cama é natural ficar em dúvida sobre que tipo de tecido e quantidade de fios escolher para tornar as suas noites muito mais agradáveis. Nas lojas você encontrará opções de 180, 200, 300 fios e até mais, mas o que isso realmente significa? Continue lendo para entender!

O Que Significa a Quantidade de Fios do Lençol?

A quantidade de fios de um tecido é resultante da soma dos fios em sentido horizontal (trama) e fios em sentido vertical (urdume) numa polegada quadrada, isso equivale a 2,54 cm x 2,54 cm. O toque macio e durabilidade do lençol é determinada pela quantidade de fios presentes em cada polegada.

Se você procura por uma experiência com mais conforto com sua roupa de cama deve apostar em opções com pelo menos 200 fios. Lençóis com mais de 220 fios oferecem mais conforto e elegância para a sua hora de dormir. Um lençol com mais de 600 fios oferece uma experiência incomparável em termos de toque e nobreza podendo durar muitos anos. Atualmente, há opções de até 1.400 fios.

Tipo de Trama

O tipo da trama e a forma como as fibras são trabalhadas ajudam a valorizar o jogo de cama. Por exemplo, um tecido apenas é considerado percal se tiver pelo menos 180 fios por polegada quadrada. No percal os fios horizontais e verticais se entrelaçam um a um dando origem a uma rela. O aspecto do perca é mais fosco.

Tecidos de algodão acetinado têm fios horizontais flutuando sobre fios verticais dando mais leveza ao toque. São tecidos que apresentam um brilho sutil e tem um toque mais macio e suave. O algodão egípcio é considerado o melhor tecido do mundo contando com fibras alongadas que deixam seu acabamento com mais qualidade e um toque mais macio.

Tipo de Trama

Tipo de Trama

Origem

Outro fator que influencia na suavidade e maciez de um tecido diz respeito à origem dos fios. Isso significa que um tecido com a mesma quantidade de fios pode apresentar diferenças significativas devido à matéria-prima dos fios. Um lençol de 180 fios que seja 100% algodão apresenta uma textura bem agradável enquanto que sua versão com 400 fios é mais nobre.

Conhecendo Melhor os Tipos de Tecidos

Ao longo do texto falamos um pouco sobre alguns tipos de tecidos usados para a confecção de roupas de cama e a seguir vamos explicar um pouco melhor como eles são feitos e porque se diferenciam entre si.

– Lençol 100% Algodão

Lençol 100% Algodão

Lençol 100% Algodão

O lençol conhecido assim popularmente é aquele com 150 fios e feito com fios 100% algodão. Embora tenha uma quantidade considerada baixa de fios é um lençol de toque bastante agradável e antialérgico. Uma boa opção para quem deseja conforto, mas não pode desembolsar um valor significativo na compra de roupa de cama.

– Lençol de Percal

Lençol de Percal

Lençol de Percal

Recebe esse nome o lençol feito a partir de 180 fios, pode ser 100% algodão ou uma combinação de 50% algodão e 50% poliéster. O poliéster ajuda a baratear o preço do lençol, mas também pode trazer alguns inconvenientes como o surgimento de bolinhas após algumas lavagens, pode pinicar e ainda esquentar muito nos dias de calor.

– Lençol de Flanela

Lençol de Flanela

Lençol de Flanela

O lençol perfeito para invernos mais rigorosos, dificilmente você encontrará lençóis desse tecido se morar numa cidade quente o ano todo. A flanela precisa ser cortada de uma forma especial para confeccionar lençol. É um tecido antialérgico.

O preço de um lençol desse tecido é um pouco mais elevado em decorrência a todo o trabalho envolvido para seu fabrico. No entanto, apresenta boa durabilidade de maneira que pode ser usado durante muitos invernos.

– Lençol de Malha

Lençol de Malha

Lençol de Malha

Lençol feito de 100% algodão, mas com trama dos fios diferenciada de maneira que não amassa com facilidade. Não faz bolinhas e tem toque macio sendo uma boa alternativa para roupa de cama infantil. Em comparação com outros tecidos 100% algodão é mais barato.

– Lençol de Seda

Lençol de Seda

Lençol de Seda

Lençóis de seda são muito caros, mas é importante ressaltar que esse tecido natural tem grande capacidade de retenção de calor sendo indicado para dias frios ou nos quais você deixará o ar condicionado ligado. Possui toque aveludado e oferece muito conforto para as suas noites.

– Lençol de Cetim

Lençol de Cetim

Lençol de Cetim

Cetim é um tecido nobre confeccionado a partir da seda e que se caracteriza por ter tramas bem fechadas. Em comparação com a seda é um tecido com preço mais acessível e com toque macio.

– Lençol de Linho

Lençol de Linho

Lençol de Linho

Um tecido confortável, mas que assim como a seda também retém calor em especial depois de ser engomado. A goma faz com que o lençol fique mais duro num primeiro momento, mas conforme o tempo vai passando ele vai ficando mais macio. Um tipo de lençol que custa caro, mas que recompensa pelo conforto que pode proporcionar para as suas noites de sono.

– Lençol de Algodão Egípcio

Lençol de Algodão Egípcio

Lençol de Algodão Egípcio

Considerado como o melhor fio para confecção de roupa de cama, o algodão egípcio, possui uma trama alongada, fina e macia. Como já citamos é um tipo de lençol caro, mas que compensa por apresentar boa durabilidade. Fica a dica de que pode ser um pouco difícil de passa-lo. O conforto de um lençol egípcio aumenta conforme o tempo passa porque suas fibras vão se tornando mais macias.

Qual Lençol Escolher?

Agora que você já sabe o que significa a quantidade de fios no lençol e quais são os principais tipos de tecidos usados para a confecção de roupas de cama já pode escolher com mais assertividade como quer dormir. Não tem regra, a escolha do lençol deve levar em consideração os seus gostos pessoais e claro o seu orçamento para compra desses itens.

Se você mora numa região mais fria vale a pena investir em opções que retenham calor para tornar seu momento de descanso mais aconchegante. Já para quem deseja mais praticidade no dia a dia pode ser interessante evitar os tecidos que amassam com muita facilidade, mas cuidado para não acabar com lençóis cheios de bolinhas. Pense no que você deseja em médio e longo prazo para fazer um bom investimento.

Gostou de saber mais sobre lençóis e como escolher um perfeito para sua rotina? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *