Estilista Gloria Coelho: Passado e Futuro na Mesma Coleção

A estilista Gloria Coelho nasceu na cidade de Pedra Azul, Minas Gerais e fez o curso Marie Rucki Studio Berçot. No ano de 1974 a estilista funda a marca G que depois passou a se chamar Gloria Coelho. No amor Gloria se interessou por Reinaldo Lourenço que começou como seu assistente, os dois foram casados por 25 anos e tem um filho.

O filho do casal, Pedro Lourenço, demonstrou desde cedo que tinha o talento dos pais e com apenas 12 anos já havia lançado a sua própria coleção. Hoje em dia, Pedro é o único estilista brasileiro a fazer parte do calendário de moda de Paris. No ano de 1995 Glória já tinha a sua grife consolidada e então resolveu lançar uma segunda marca, a Carlota Joakina. Essa marca é destinada para o público jovem.

Estilista

Estilista

Gloria Coelho tem lojas no Brasil e também exporta as suas peças para outros países da América, Europa e Ásia. A marca que leva o nome da estilista já fez parte do circuito Morumbi Fashion e atualmente faz parte do calendário oficial da São Paulo Fashion Week.

A Estética do Trabalho de Glória Coelho

A estilista adora astrologia e o seu signo é leão com ascendente em peixes e lua em câncer. Para Gloria a sua moda não é específica de uma cidade ou de um país, mas sim do universo. Isso ajuda a explicar os temas no mínimo inusitados das suas coleções que sempre contam com uma porção transcendental como, por exemplo, o tema “O ET abduziu a duquesa”, coleção de inverno de 2009.

Além de gostar muito de astrologia Gloria gosta de uma visão futurista no seu trabalho. Outro ponto interessante que pode ser observado no seu trabalho é o gosto por esportes como o MotoCross, por exemplo. A mistura de temáticas no trabalho de Gloria resulta numa estética bem particular e própria.

Podemos observar nas coleções de Gloria Coelho um visual futurista e também um pouco aristocrático. As coleções costumam passear entre o passado e o futuro, mas sempre com um pé no presente. A estilista já disse que apesar de gostar muito de um estilo mais antigo para as suas coleções também deseja fazer peças futuristas com luzes de LED, por exemplo.

O Começo da Carreira de Gloria Coelho

A estilista começou como muitos designers, ou seja, criando roupas para os amigos da escola. A sua formação começou no curso de moda no Iadê, depois ela fez o curso com Marie Rucki que hoje em dia é a diretora do Studio Berçot, uma das mais reconhecidas escolas de moda do mundo.

A primeira loja de Gloria foi aberta em sociedade com a sua irmã, Graça, e por isso mesmo se chamou G, a inicial dos dois nomes. No ano de 2003 a marca passou a se chamar Gloria Coelho, porém, o apelido G permaneceu entre as clientes mais antigas. Os funcionários mais antigos também chamam a loja pelo apelido de G. Gloria comentou que os funcionários chegaram até mesmo a fazer uma versão da canção escravos de Jó substituindo o Jó por G.

Uma Estilista Perfeccionista

No backstage dos desfiles de Gloria Coelho a frase pregada nas paredes é: “Nada é mais importante do que a coleção”. Essa frase traduz muito do estilo perfeccionista da estilista que segundo ela mesma diz pode ser um pouco obsessiva para chegar ao resultado ideal.

As peças das suas coleções podem ser feitas e refeitas inúmeras vezes até que ela acredite que chegou ao resultado perfeito. O ex-marido de Gloria, Reinaldo Lourenço, que também é um renomado estilista diz que ela o chama para conferir o andamento e a edição dos looks do desfile, ele dá a sua opinião, mas ela nunca aceita.

O Sucesso Comercial Gloria Coelho

A marca Gloria Coelho é um grande sucesso sendo comercializada em 110 pontos de venda de todo o Brasil e também em países como Estados Unidos, Bélgica, Espanha, China, Inglaterra, França, Itália, Marrocos, Japão, Portugal e Grécia. A estilista também assina a direção criativa da sua segunda marca, a Carlota Joakina.

http://www.youtube.com/watch?v=LAm3dzXhDfg

Alguns Momentos Importantes da Vida e da Carreira de Gloria Coelho

1951 – Nasceu a filha de Elmar Coelho e Yollah Menezes de Alencar Coelho, Gloria Maria Menezes de Alencar Coelho no cidade de Pedra Azul, Minas Gerais. Gloria tem uma irmã mais nova, Graça Maria Menezes de Alencar Coelho. A infância de Gloria foi passada em Pedra Azul, Itabuna e Ilhéus.

1960 – A família da estilista se muda para São Paulo e ela começa um curso de Corte e Costura e Bordados.

1962 – Nesse ano Gloria conheceu a amiga Traudi Waltraut Irene Plebst que hoje é dona de uma das principais marcas de moda do país, a Le Lis Blanc.

1969 – Fez o curso técnico de desenho e de comunicado no IADE (Instituto de Arte e Decoração), foi a partir desse curso que ela começou a produzir as suas roupas numa pequena confecção. As peças de roupas infantis eram vendidas para as suas amigas.

1974 – Nesse ano Gloria e sua irmã Graça fundam a marcar G. Tudo começou como um showroom para o atacado no Edifício Torremolinos na Rua Hungria.

1976 – Nesse ano Gloria participou do Núcleo Paulista de Moda e a partir de então passou a ir todos os anos para a feira têxtil Première Vision em Paris.

1981 – Nesse ano Gloria abriu a sua primeira loja de varejo na Rua Dr. Mario Ferraz e passou a integrar a Coordenação Industrial Têxtil (CIT).

1988 – Gloria abre a sua primeira loja no Shopping Iguatemi. Nesse ano também apresentou a sua coleção de primavera-verão 1989 no Hotel Maksoud Plaza.

1990 – Ano em que nasceu o seu filho Pedro Lourenço.

1993 – Ano em que abre a sua loja no MorumbiShopping.

Glória Coelho

Glória Coelho

1995 – Cria a sua segunda marca, Carlota Joakina, voltada para o público adolescente.

1996 – Participa da 1a Edição do Morumbi Fashion Brasil com a sua coleção Noivas.

1997 – Ganhou o Prêmio Phytoervas Fashion Awards como Melhor Estilista.

2000 – Nesse ano fez o seu primeiro showroom em Paris e mudou o nome da grife de G para Gloria Coelho.

2002 – Participa da 1a Edição do SPFW (São Paulo Fashion Week) e começa a exportar as suas peças para o Japão.

2003 – Passa a fazer parte da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas).

2006 – Participa como estilista convidada da Semana de Moda de Lisboa em Portugal.

2008 – Começou uma parceria com a marca de eletrodomésticos Electrolux. Também foi nesse ano que participou do Círculo de La Moda, em Bogotá – Colômbia.

2009 – É premiada como a Melhor Estilista de Moda Feminina no Prêmio Moda Brasil.

2010 – Faz uma parceria com a loja de departamentos C&A e uma participação especial na novela Passione.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *