É Possível Sublimar Poliamida? Sim ou Não E Por Que?

O tecido chamado de poliamida ou nylon se tornou um sucesso, muito usado principalmente entre aqueles que costumam frequentar a academia, já que as peças feitas por ele são confortáveis, leves e de alta qualidade.

Como é um tecido de qualidade, pode ser que ele chame atenção e que traga o desejo em algumas pessoas de produzir peças diferenciadas com ele, como, por exemplo, peças estampadas. Podendo assim, ser uma dúvida entre várias pessoas se há possibilidade de sublimar a poliamida para produzir peças estampas com esse tecido.

Se você é uma dessas pessoas com tal dúvida, primeiro vamos entender melhor o que é a poliamida e também no que consiste a técnica de sublimação, e depois, se é possível aplicar essa técnica nesse tipo de tecido. Confira logo abaixo:

O Que É a Poliamida?

A poliamida é uma fibra sintética considerada nobre, sendo um tecido que é fabricado a partir de uma fibra química de um polímero sintético, industrialmente produzido. Existem diversas peças de roupa feitas com esse tipo de tecido, sendo as mais comuns às vestes para se usar durante a prática de exercício físico, e também para a confecção de lingeries.

A poliamida é um tecido bem elástico, que possui também alta resistência e possui uma capacidade de absorção baixa, ou seja, é um tecido que seca muito rápido, perfeito para ambientes onde irá transpirar. Seu toque é parecido com algodão, sendo um tecido bem macio e leve, é um tecido que não precisa ser passado, já que ele não amassa, nem encolhe ou se deforma.

Linha de Poliamida

Linha de Poliamida

Uma das características do tecido que mais chama atenção é a sua resistência ao ataque de traças e fungos, o que torna a poliamida um dos tecidos que possuem maior durabilidade, mesmo com uso continuo, ou seja, sendo um tecido que possui realmente alta qualidade. O tecido ainda ajuda a diminuir o excesso de suor, possibilita a transpiração do corpo e, por ser elástico, possibilita a flexibilidade.

O Que É a Sublimação?

Essa é uma técnica de estamparia que se trata de um processo químico, quando é usada uma substância para criar a estampa. Essa substância passa de um estado sólido para o estado gasoso, produzindo assim a estampa.

Para realizar a sublimação, o desenho é impresso no papel (sendo esse o componente sólido), e é aplicado calor e pressão de uma máquina sobre a camiseta e o desenho do papel, que então irá se transformar em vapor e ser transferido para o tecido.

Essa técnica é garantia de boa qualidade da imagem e de boa duração, pois até mesmo após diversas lavagens da roupa a imagem continua possuindo cores vivas, como se tivesse acabado de ser feito. Atualmente há vários modelos de máquinas e impressoras, papéis para a transferência do desenho e prensas para que cada vez mais a técnica se modernize.

Para fazer a sublimação é necessário possui uma impressora sublimática, papel transfer sublimático e tinta sublimática. A Impressora é uma impressora a jatos de tinta adaptada, que funciona de maneira um pouco diferente das impressoras comuns, passando a tinta para o tecido. O papel possui uma camada de resina de poliéster em sua superfície para que possa transferir a tinta. A tinta é um corante que irá projetar partículas no poliéster e passar do estado sólido para o gasoso, voltando para o sólido no final do processo.

É Possível Sublimar a Poliamida?

Os tecidos perfeitos para serem usados na técnica da sublimação são os tecidos 100% poliéster e 100% poliamida, portanto, sim, é possível sublimar a poliamida.

Os tecidos que não aceitam a sublimação, a não ser que sejam submetidos a uma técnica onde se usa uma camada de poliéster para criar a estampa são: crepe, cetim, seda, helânca, dry. Cacharrel, tactel, organza, microfibra, PP, Oxford, musseline, favinho, helancacotton, dentre outros. Para sublimar esses tecidos é necessário que haja em sua composição ao menos 60% de fibra sintética, como a poliamida.

Apesar de ser um dos tecidos mais recomendados para a sublimação, algumas pessoas relatam que a tinta não ancora bem nas fibras do tecido, e que com o passar dos dias, após algumas lavagens, a imagem pode começar a desbotar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *