Dicas Para se Vestir Bem no Primeiro Dia de Trabalho

O primeiro dia de trabalho é sempre o que causa mais temor nos empregados. Por isso, acaba sendo muito desconcertante, já que não se sabe ao como portar, onde colocar as mãos e tudo o mais. Afinal, seja dentro de uma empresa ou mesmo dentro de uma loja ou escritório, tudo naquele ambiente é novo, diferente e deixa a todos sempre morrendo de medo de fazer alguma coisa errada. Essa pressão, muito comum no primeiro dia de trabalho começa mesmo antes de sair de casa, quando sobrevém dúvida cruel sobre que roupa deve-se usar, e ainda qual a cor mais apropriada. E essa dúvida não é apenas privilégio das mulheres, os homens também têm suas indagações com relação a roupa mais acertada para ser usada no primeiro dia de trabalho.

Primeiro Dia de Trabalho: Que Roupa Usar?

O modelo e a cor da roupa a ser usada no primeiro dia de serviço mudam muito de acordo com o tipo de emprego que será desenvolvido, ou seja, se a pessoa está trabalhando em uma empresa como uma multinacional, não vai poder usar camiseta para trabalhar, já que o mais recomendado seria usar um modelo social básico. Mas pensando em um trabalho numa loja de esportes, por exemplo, não há necessidade de se ir trabalhar com roupa social, pois o estilo esportivo é que deve ser usado, inclusive o tênis pode fazer parte dessa composição. Então, como já dissemos, tudo dependerá do local que será o trabalho, por isso, é muito importante saber se vestir corretamente para o emprego e não somente para o primeiro dia, mas para todos os demais. A roupa que se usa diz muito a respeito da pessoa, em razão disso, é sempre muito observada pela chefia de uma empresa, especialmente aquelas firmas que não oferecem a possibilidade de uniformes. Muitas pessoas acabam perdendo o emprego por não saberem como se vestir ou não se portar no ambiente de trabalho e isso pode ocorrer pelo descaso com a roupa e até mesmo pelo exagero na vestimenta.

Analise seu Emprego e saiba como se Vestir

Para saber de modo exato como se vestir em seu primeiro dia de trabalho, o mais importante é fazer a análise do tipo de emprego em que está se enquadrando, já que pode ser um modelo formal, ou seja, aquele que faz uso de roupas sociais, ou então o mais tradicional, que equivale a modelos mais básicos e simples de roupas. É claro que nessas horas não somente as roupas devem ser levadas em consideração, mas ainda deve-se preocupar em estar com os cabelos bem penteados e limpos, além de perfumados e com os sapatos limpos. Agindo desta forma é quase impossível fazer uma escolha errada da roupa do primeiro dia de trabalho, lembrando que: tanto as mulheres quantos os homens devem saber que não apenas a roupa deve ser apropriada, mas também há de ser correta a combinação dos acessórios, pois não se usa um vestido social com rasteira ou mesmo um terno com um cabelo despenteado e tênis, por exemplo.

Analise seu Emprego e saiba como se Vestir

Analise seu Emprego e saiba como se Vestir

A Boa Impressão do Primeiro Dia

Garantir a boa impressão dos colegas e dos chefes no primeiro dia de trabalho é primordial. Um dos objetivos iniciais mais importantes é o de identificar quem são as pessoas chave para estabelecer os contatos. Elas irão ajudá-lo a entender a identidade da empresa e evitar possíveis desentendimentos ou gafes. Não importa se a pessoa está ansiosa ou insegura, é essencial se certificar de que se esteja sempre alerta para possíveis padrões de procedimentos ou comportamento. Dessa maneira, a adaptação será muito mais fácil e tendo maior rendimento e produtividade.

Dicas Importantes Para Seguir no Primeiro Dia de Trabalho:

1) Use Sempre as Roupas Certas: Deve vestir-se sempre de forma elegante e apropriada, mas ao mesmo tempo sentir-se confortável dentro da roupa, sem cometer excessos. Saias curtas e decotes devem ser evitados ao máximo, assim como o uso de tênis ou acessórios grandes demais. No caso do uso de salto deve-se estar atenta às normas da empresa e ainda prestar atenção na forma como os demais colegas se vestem. Não faça uso dos sapatos de salto se não souber andar direito neles.

2) Relacione-se com as Demais Pessoas: Entre em sempre em contato com as pessoas que estão à sua volta, mas não o faça de forma afoita ou apressada, e aproveite as oportunidades certas para se relacionar. A troca de e-mail e de números telefônicos deve ser feita de forma prudente e de acordo com a política da firma. Além disso, mostre-se sorridente e interessado em tudo o que os colegas falarem e ainda na forma com que se comportam.

3) Seja muito Discreto e Ouça com Atenção: Mantenha sempre os olhos e os ouvidos bem abertos e em pouco tempo será um craque na cultura da empresa. Estude direito os aspectos da sua nova função, bem como do emprego, inclusive a forma como as pessoas se apresentam, a maneira como elas trabalham em equipe e a melhor forma de interação com os colegas e clientes. Preste bastante atenção às regras que são mais subjetivas e levam um tempo ou maior esforço para serem captadas.

4) Memorize os Nomes da sua Equipe e dos Chefes: Parte de prestar atenção aos diálogos e escutar inclui também a tarefa de guardar os nomes de clientes e colegas. Caso seja necessário, anote-os separadamente, para depois possa consultá-los. Lembrar-se de nomes que só foram meramente apresentados irá destacá-lo e mostrará seu compromisso e interesse com a equipe e a empresa, por isso, fará toda a diferença.

Todas as dicas listadas acima devem ser usadas no primeiro dia de emprego e também nos demais, mas nunca pode ser esquecido que a delicadeza e a educação são moedas de troca bastante aceitas em todo o meio empresarial. No entanto, nada pode ser exagerado, nem mesmo as delicadezas, tudo deve ser bastante comedido. Aproveite e observe o ambiente para saber se aquele local  é, de fato, apropriado para você e seja feliz no trabalho que escolheu .

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *