Muitos anos passaram e hoje o Blazer na sua diversidade de modelagens, cores e estilo é um clássico do guarda roupa feminino.
Mas o que pouca gente sabe é que no passado o uso dessa peça de roupa resultou em muito constrangimento e preconceito para as mulheres, pois eram peças exclusivas do acervo masculino.
Antes de tudo vamos entender que é um blazer, é aquela sobreposição menos formal que em muitas ocasiões sociais substituem o paletó, e constantemente é relacionada a seriedade por ser traje típico de profissionais que precisam de uma postura mais rígida para executar suas atividades.
Ao que se sabe é que ele é de origem monárquica, e foi criada para vestir melhor os marinheiros do século XIX, quando o capitão da Rainha Vitória soube que a mesma faria uma inspeção no navio HMS Blazer e ele quis impressioná-la, criando uniformes aprimorados para os marinheiros em 1837.
O Blazer diferentemente do paletó (com quem comumente é confundido) não exige uma calça e colete num mesmo tecido, cor ou padronagem. Por isso atualmente ele conseguiu alcançar um nível menos formal e além de ser usado a noite pode ser usado livremente a qualquer hora do dia
Os Homens e Os Blazers
Quem insiste em dizer que o blazer é tradicionalmente típico de ocasiões sociais não sabe o que tá perdendo por receio de se modernizar e arriscar como já faz grande parte do público masculino, que considera o blazer uma peça coringa dentro dos armários e usam além dos eventos formais em forma despojada para ocasiões casuais.
Como o look masculino sempre é mais prático e menos variável que o feminino a dica é bem objetiva para quem quer fazer parte dos usuários do blazer de forma descolada:
- Combine o blazer (jeans ou moletom) com camiseta e com calça jeans preferencialmente da mesma tonalidade. Adicione um tênis ou sapatênis. Mas muito cuidado: Nada de arriscar ousadamente e em cores contrastantes se não tiver prática.
As cores mais indicadas para os homens são as neutras, o azul-marinho, devido a possibilidade de montar uma combinação sem correr grandes riscos de erro.
Blazer Para Mulheres:
Aos poucos o blazer, (que como já comentamos que era majoritariamente uma peça de roupa masculina) rompeu o preconceito e apareceu nos ambientes de trabalho e ocasiões formais das mulheres graças a querida e mundialmente famosa, a estilista francesa Coco Chanel que revolucionou a moda ao mostrar paletós para mulheres em seus desfiles, e hoje faz parte do bom estilo de muitas mulheres antenadas.
Mesmo com a popularidade dessa peça, a principal dificuldade das mulheres é em como usá-lo e com que eles combinam. Mas não se desespere e nem abra mão de praticar combinações do uso do blazer;
Na hora da dúvida é importante lembrar que o blazer, entre outras sobreposições, é uma peça coringa e versátil podendo ser usado em diversas combinações e ocasiões, e cabe ao seu bom senso saber onde e quando e qual blazer usar sem ter que ter sempre alguém ditando as coisas para você.
Para Te Ajudar Preparamos Algumas Dicas de Moda:
Dicas Para Se Livrar das Gafes de Moda:
- Não adianta preparar uma super composição sabendo que você não vai ficar em ambiente sem condicionamento e logo vai cometer a deselegância de tirar o blazer. Por isso se você sabe que o ambiente ao que você irá não combina com o uso de uma peça de “frio” se poupe do desconforto;
- Para short jeans curto ou camisetas com aplicações com rendas prefira calçados sem salto ou pouco salto como (rasteirinhas sapatilhas e sapatos baixos)
- Prefira os blazers de cores neutras, preto ou branco para que você possa usar bastante, inclusive depois dessa estação em que ele foi comprado e ter mais facilidade nas futuras combinações.
- As camisas, saias e vestidos podem ser em estampas alegres e minimalistas se a intenção é ser casual. Os floridos ou étnicos são os mais valorizados.
- Em dias mais quentes o uso do blazer não é cafona, porem dobre um pouco das mangas do blazer de forma que ele assemelhe-se a manga ¾.
- Lembrando sempre que um blazer nunca deve ser longo demais a ponto de fazer as suas pernas encurtarem em relação ao tronco. (Essa dica também serve pros rapazes que aderem o estilo)
- Muito cuidado ao sobrepor um cinto ao blazer, caso você não tenha uma visão crítica de combinação de looks, não arrisque, pode passar do chique à brega em pouco tempo;
- Combinar o blazer com meia calça, short, saia ou vestido também é sempre uma boa saída.
- Para finalizar sua composição aposte nos acessórios, (sempre), com ou sem blazer! É importante entendermos que é nos acessórios que demonstramos grande parte da nossa intenção ao se vestir.
Exemplo: Acessórios pequenos e singelos para demonstrar delicadeza, coloridos para mostrar descontração ou grandes para mostrar ousadia.
Dicas de Combinações Práticas Para Looks Modernos:
- Blazer + t-shirt + Calça Skinny + scarpin ou sapatilha
- Blazer+Camisa bata+ Calça estampada reta + salto
- Blazer+ Saia godê + Camisa + Sapatilha.
- Blazer + Vestido curto com cintura marcada + Scarpin
- Blazer + regata + Saia secretária ou outra de cintura alta + sandália salto ou scarpin
- Blazer+ blusa tomara que caia e saia ou shortinho + sapatilha
- Blazer+ Vestido + legging + sapatilha
- A moda é sair do padrão rígido de uso e criar looks de blazer + shorts, saias, vestidos, calças jeans e leggings. Por isso se você é ousada aposte em um blazer preto ou com cores vibrantes que darão um charme ainda maior e combina bastante.
O mais interessante, a saber, é que o blazer fez e faz sucesso nas passarelas constantemente.
É um estilo predominantemente retrô, mas independente se seu estilo é ou não esse, as tendências são sempre adaptáveis. Agora que você já viu como se deve usar um blazer, escolha um modelo que combine com você e crie sua própria composição, seja inteligente e use peças que valorizem seu corpo e sua beleza.
Não tenha medo de ousar, claro que existem regras, mas você pode escolher misturar texturas e arrasar nos looks sejam para o dia ou para a noite.