Século XV inicio do renascimento na Europa e com esse surgiu também a moda, palavra esta hoje tão usada e que veio do latim “modus” com o significado de costume.
A moda surgiu como uma maneira de diferenças as vestimentas das pessoas. Estas que até então se vestiam todas da mesma maneira usando roupas que hoje seriam consideradas como uniforme.
Naquela época o costume era o uso de um mesmo estilo desde a infância até a morte, porém com o passar do tempo as pessoas começaram a sentir a necessidade de se vestirem de forma diferente umas das outras.
Padrão de Acordo com a Classe Social
No momento em que as pessoas começaram a sentir a necessidade de mudar alguma coisa na maneira de vestir para ficarem diferentes entre si, as coisas evoluíram de maneira mais rápida e a partir da Idade Média as roupas já eram bem diferentes e seguiam um determinado padrão que ia aumentando de acordo com a classe social de cada um.
Nesta época até mesmo leis existiam que foram feitas justamente para restringir alguns tipos de tecidos e até mesmo algumas cores apenas aos nobres ficando os plebeus proibidos de fazerem uso destes tecidos e das cores que constavam em lei como sendo destinadas ao uso particular dos nobres.
Imitando o Estilo
Com essa proibição a burguesia que não tinha nobreza mas possuíam riquezas passaram então a imitarem o estilo nobre de roupas e então teve inicio um grande processo de intenso trabalho para os costureiros que a partir deste momento passaram a ter um trabalho dobrado na tentativa de produzir roupas de diferentes estilos com o objetivo de diferençar os nobres dos burgueses.
Com isso o mundo da moda começava a ganhar um impulso novo que a cada dia exigia mais das pessoas envolvidas nesse processo de criação. Entretanto até então as diferenças na maneira de vestir eram grandes o suficiente para que se pudesse saber a classe social a que pertenciam às pessoas somente pela maneira de vestir.
A Revolução Industrial
Na realidade foi com a revolução industrial que as coisas sofreram uma mudança radical pois com isso os tecidos diminuíram muito de preço e em 1850 com a invenção das máquinas de costura esse custo acabou caindo mais ainda e foi a partir de então que até mesmo as pessoas mais humildes passaram a ter condições de comprar melhores roupas.
Mas mesmo depois das facilidades das confecções, as mulheres continuavam sendo privadas dos avanços da modernidade e tinham de usar roupas sob medida.
Foi partindo desta dificuldade que a alta costura surgiu com inúmeros estilistas que inventavam tendências e a partir destas produziam então diferentes estilos. Desta época em diante só tivemos avanços no campo da moda.
A moda não é só uma roupa! Pois tudo é a moda, objetos e comportamento.