A fabricação de cortina envolve uma série de detalhes. Como medir, qual a quantidade de tecido usar, o que considerar, como fazer, são exemplos de dúvidas que sempre surgem. No post de hoje, listamos várias dúvidas sobre cortinas que foram respondidas por profissionais.
-
Como Medir a Quantidade De Tecido?
Comece medindo a largura da janela. Em seguida, multiplique o valor encontrado por 2. Retire a medida da altura e some 60 cm ao valor da mesma. Essa medida é suficiente para conseguir confeccionar a barra e o cabeçote. No final, multiplique todos os resultados encontrados.
Essa fórmula é indicada para um tecido que tenha 1,40 metros de largura. Se o mesmo tiver 3 metros de largura, pode ser usado na posição horizontal, dispensando a necessidade de emendas. Nesse caso, a metragem reduz pela metade.
-
Qual É Melhor: Cortina Ou Persiana?
A resposta para esta questão é “depende”. Isso mesmo! Em muitos casos, a escolha entre persiana ou cortina depende somente do gosto do dono da casa. Com exceção de casos em que a persiana é mais indicada, como em casas de pessoas alérgicas. Fora isso, não há como dizer qual das duas opções é melhor, se não for pelo gosto do morador da casa. Porém, de acordo com muitos profissionais, as cortinas são conferem um ar mais acolhedor ao ambiente, deixando-o mais elegante também.
-
O Ideal É Que as Cortinas Só Ocupem as Janelas, Ou Até Chegarem Ao Piso?
Se não houver nenhum obstáculo, a cortina fica mais elegante se chegar até o piso. Se isso não for possível, dê preferência a uma persiana ou um modelo romano. As cortinas curtas são mais indicadas para quarto de bebê. Já no que se refere à largura, não existe uma regra.
-
Trilho Ou Varão: Quando Usar Cada Um?
O uso do trilho é indicado quando houver um cortineiro, de madeira ou de gesso, e que seja suficiente para esconde-lo. Se o trilho for bem discreto, não há nenhum problema em deixá-lo aparente. Porém, normalmente, o suporte costuma ficar oculto.
O varão, por sua vez, fica aparente e costuma ser usado em ambientes que contenham o forro acompanhando a inclinação do telhado. Os modelos mais chamativos, que possuem ponteiras ornamentadas, não são usados mais.
-
Minha Sala Tem Várias Janelas. Devo Usar Cortinas Iguais Em Todas Elas?
O mais recomendado é padronizar, pois o ambiente fica bem mais harmônico e mais bonito também.
-
Pessoas Alérgicas a Poeira – Qual a Melhor Opção?
As cortinas sempre acumulam pó, seja qual for o tecido usado em sua fabricação. Por isso, em casas onde há pessoas alérgicas a poeira, o recomendado por profissionais é persiana de alumínio ou madeira, pois são mais fáceis de limpa. Se a pessoa quiser mesmo uma cortina, mas for alérgica à poeira, pode optar pelos modelos 100% poliéster ou voal, pois eles podem ser lavados mais constantemente, e não estragam tão facilmente.
-
Quais as Melhores Opções Para Reduzir a Luz Solar?
Alguns locais possuem muita luminosidade. Nesse caso, o ideal é apostar em um forro. Ele servirá para reduzir um pouco o excesso de luz, e também irá proteger a trama. Os modelos blecaute são indicados para quem deseja escurecer completamente o local. Porém, muita gente não gosta do seu visual plastificado.
-
Quais Modelos De Cortinas Estão Mais Em Alta Atualmente?
Os modelos mais fluidos e leves estão se sobressaindo atualmente. Aquelas cortinas com um aspecto mais rígido não têm sido muito procuradas, e sim os modelos que possuem um caimento melhor.
As cortinas estampadas também estão em alta. Até pouco tempo atrás, as cortinas deveriam ser mais discretas e neutras. No entanto, isso mudou de uns tempos para cá. As estampas estão de volta, e chegaram para ficar. Hoje em dia, as cortinas colaboram muito com a decoração do ambiente. E a estampa escolhida desempenha um papel fundamental nessa hora.
A cortina tipo Wave é a campeã, de acordo com opiniões. Apesar de ser presa no trilho, ela consegue reproduzir bem as ondulações com a utilização de ilhoses no varão.
-
Cozinha E Banheiro – O Que Usar?
Nesses ambientes, é mais indicado usar telas solares ou persianas, de preferências as metálicas. Elas podem ser limpas mais facilmente.