O óculos de sol é um acessório que não pode faltar na sua bolsa. Ele é perfeito para os dias de sol, para proteger os olhos e também pode ser um bom “amigo”, quando você está com aquelas olheiras e não teve tempo de escondê-las com maquiagem. Sem falar, que é um acessório que completa uma produção, seja ela de verão ou inverno. Não precisa ficar tímida e guardar os seus óculos para o verão seguinte, se tem claridade, pode usar a vontade. Aliás, algumas pessoas são sensíveis a claridade do sol e por isso, devem usá-los sempre.
Por falar em sensibilidade e de necessidade de usar óculos de sol. Não seja imprudente, se você tem algum tipo de problema de visto, use o seu par normal quando estiver usando lentes ou mande fazer lentes especiais, com o seu grau. Agora chega de tanto blá, blá, blá e vamos ao que interessa, como escolher o modelo certo de óculos de sol. Muita gente faz essa escolha baseada somente na moda, tipo “está todo mundo usando”, e acaba comprando sem levar em consideração uma coisa importantíssima: ele combina como o seu rosto.
Não é verdade que qualquer pessoa pode usar qualquer modelo de óculos de sol. O formato do rosto é determinante para dizer se aquele par fica bom para você ou não. Já viu aquelas pessoas que ficam parecendo uma formiga? Ninguém quer ficar assim! Então, deixe a moda de lado e veja como escolher o modelo certo de óculos de sol. Até porque se você acerta, fica ainda mais bonita.
Rosto Oval
Podemos dizer que a dona desse tipo de rosto é realmente muito sortuda, porque fica bem com quase todo modelo de óculos de sol. Se você tem esse tipo de rosto leve em consideração o seguinte: a armação tem que ficar perfeita no seu rosto, isto é, confortável, e que ela não se mova quando você fizer qualquer movimento, como por exemplo, dar um sorriso. Se você prefere as sobrancelhas mais espessas, dê preferência a armações que sejam mais delicadas. Quando são finas e retas, os óculos com as lentes mais escuras e com a armação com uma tonalidade superior são os mais indicados.
Rosto Redondo
Digamos que você tem o rosto redondo, com testa e queixo também na forma arredondada, o melhor modelo de óculos de sol para você é o quadrado, o retangular também fica bom. Se quer ficar melhor ainda, aposte naqueles modelos com a haste mais larga. E mais, as lentes devem ser mais claras, esse é um modo de disfarçar o “volume” sobre e embaixo das lentes.
Rosto Triangular
As opções são menores do que aquelas para um rosto redondo, porém, são ótimas, porque são modelos que nunca saem de moda. Se você tem o rosto triangular com o queixo afunilado, deve procurar somente por óculos de sol com lentes estreitas. Elas devem ser largas para as laterais ou iguais, isto é, em comparação com o tamanho do rosto. Além disso, observe para que a base dos óculos não fique muito para baixo e que as hastes fiquem em evidência, sobre as linhas dos olhos.
Rosto Quadrado
O bom de escolher um óculos de sol de acordo com o formato do nosso rosto, é primeiro porque teremos aqueles perfeitos e depois, que não tem erro, para cada rosto existe um par apropriado. Vamos lá, veja se o seu rosto é quadrado, você tem a testa e o queixo largos e o maxilar saliente, neste caso, aposte em óculos com armações e lentes retas na parte de baixo e ligeiramente ovais na parte superior. Essa combinação irá suavizar os traços do seu rosto, que com essas características tem uma “moldura” rígida.
Nariz Largo
Nem sempre você deve levar em consideração o conjunto total do seu rosto para escolher um modelo de óculos de sol, basta um detalhe, que seja determinante. Como por exemplo, o nariz largo, para suavizá-lo, o modelo mais adequado é com a parte central alta e estreita.
Nariz Grande
Se o nariz não é largo, mas é grande, mude estratégia, o melhor modelo para esse caso é aquele com a “ponte” (haste que liga uma lente na outra) estreita, de cor clara e ou mais baixa do que a linha superior da armação.
Nariz Pequeno
Obviamente o que fica bom para quem tem um nariz grande não fica bom para quem tem um nariz pequeno. Se no primeiro caso a intenção é disfarçar o tamanho, no segundo é não “desaparecer” com o nariz com o óculos. Um modelo que não seja adequado pode causar um visual muito estranho. Para “aumentar’ o seu nariz use modelos com a “ponte” mais alta e de preferência arredondada.
Você Também Pode Levar em Consideração o Tom da Pele na Hora de Escolher
Sem dúvida nenhuma, o fator essencial para escolher o modelo certo de óculos de sol é o formato do rosto, porém, você poderá levar em consideração outros fatores para escolher os detalhes, como por exemplo, a cor da pele.
- As loiras devem se manter longe das cores claras, principalmente tonalidades nude e amarelas. Apostar nesses tons faz com que fique difícil distinguir rosto e pele.
- As morenas ficam ainda mais bonitas com armações nas cores cinza marinho, vinho e tartaruga. O contraste de um óculos vermelho com um cabelo preto é superelegante.
- As ruivas devem preferir cores fechadas, o preto é a mais indicada, assim como o marrom e nunca compre um par na cor vermelha.
- As negras ficam ainda mais bonitas com óculos de sol de armação na cor caramelo.
- As orientais são aquelas que podem apostar em mais cores diferentes, elas devem concentrar a atenção na armação dos óculos de sol.
Como vocês viram dá para escolher o óculos certo e valorizar ainda mais os traços do rosto. E não pense que fazer a escolha do modelo certo será um limite, pelo contrário, a quantidade de modelos é tão grande, que será sempre fácil achar mais de um que combine com você. O problema será escolher entre um e outro. Claro que além dessas dicas, sempre vale o bom senso e o “conselho” com espelho.
Posts Relacionados
Existem muitos tipos de óculos de sol, algum certamente irá combinar com o seu rosto, e, o mais importante, com o seu estilo. Em se tratando de óculos de sol femininos, as novidades não param de chegar, a cada época surgem novos modelos. Uma dica interessante é usar os óculos de sol com grau, no caso de quem tem problemas de vista, claro, pois eles auxiliam na visão ao mesmo tempo em que protegem os olhos do sol.
Um dos melhores posts que li até agora. Muito bem detalhado. Apenas, como observação: faltou mais fotos! Fotos e fotos, imagens para ilustrar. Mas, é aquela situação: cada rosto é único. E única se torna a armação nele. 😉 Obrigada.