O estilo de vida verde vem crescendo em nosso país a cada dia que passa de tal modo que já tem um bom mercado para produtos alimentícios, para produtos de beleza e desse modo o que faltava justamente era vestir a causa com os produtos de moda sustentável.
Esse tipo de produto num primeiro momento tinha um caráter artesanal com hippies que ofereciam sandálias de pneus reciclados, entretanto hoje com os avanços da moda sustentável podemos encontrar todo o tipo de roupas e acessórios dentro desse novo conceito que a cada dia conquista novos adeptos.
Males de que Sofre a Moda Ecologicamente Correta
Ainda que seja o assunto mais discutido do momento, a verdade é que a moda ecologicamente correta sofre de diferentes males sendo que um deles é que além do fato de que muita gente não sabe exatamente do que se trata e muito menos onde comprar artigos dentro desse padrão.
Existem marcas que são exemplos desse tipo de criação mas mesmo assim sofrem de todos os tipos de problemas por tentarem fazer o bem a nosso planeta. É difícil achar certos tipos de materiais orgânicos e de boa qualidade onde as empresas estão radicadas.
Devido a falta de mão de obra adequada às vezes é bastante difícil criar peças mais complexas e incrementadas. Além desses ainda temos os problemas de infra-estrutura que dificultam o transporte e o tempo aprazado para entrega das mercadorias.
Risco de Faltar Matéria Prima
Empresas estão investindo pesado no ramo como Wal-Mart que atualmente é o principal comprador de algodão orgânico de todo o mundo e seguindo esse exemplo muitas outras empresas seguem os mesmos passos, entretanto há riscos de que a matéria prima venha a faltar no mercado.
Diante de todos esses problemas existem muitos especialistas que afirmam que jamais as roupas tradicionais chegarão a serem substituídas por aquelas ecologicamente corretas.
Elas devem servir principalmente como Marketing para empresas interessadas a fazerem associação de suas marcas com ações politicamente corretas.
Uso de Materiais Naturais
Na verdade nem sempre usar materiais naturais significa que temos moda ecologicamente correta. Um exemplo disso é a fibra de bambu que apenas a China produz, vem gerando polemica entre ambientalistas.
Isso acontece porque para o transporte dessa fibra é queimado combustível fóssil que emite grande quantidade de gases de efeito estufa.
O Jeans
Esta é uma das categorias que parece ser mais improvável que possa chegar a ser verdadeira mente ecológica, pois mesmo que o algodão orgânico possa substituir o índigo, o processo em si é complicado e usa muita água, energia e lavagens químicas tornando assim o jeans orgânico bastante contraditório.
A indústria da moda vem investindo muito esforço e tempo para ajudar a salvar o planeta, porém os resultados não estão acrescentando muito ao processo.