Nem tudo são flores no mundo da moda que aos mais otimistas parece um mundo encantado onde muitas meninas e rapazes sonham entrar imaginando um encantamento que na realidade existe mesmo é na fantasia de cada um.
Na verdade o que acontece nos bastidores da moda se parece muito com o mundo real aqui fora e isso ficou claro com o caso da Dior e John Galliano na semana de moda de Paris.
Rendas e Babados não Emcobrem o Caso
A realidade não é nada confortável e mesmo que o desfile da Dior tenha sido mantido apesar de toda a polêmica com seu estilista e sua coleção tenha sido uma das melhores da semana a saída do estilista inglês teve um impacto muito grande.
Por mais que os dirigentes da marca tenham feito para manter a programação independente do acontecido, a realidade é que não há rendas nem lacinhos que possam fazer esquecer o problema causado por Galliano.
Já no início do desfile um admirador disse a que veio ao levantar um cartaz onde se podia ler a frase “The King is gone” que traduzido significa, ”o rei se foi” e a volta se podia ver as flores de luto.
Posição da Grife é Exposta
Sidnei Toledano que é diretor da Dior, um pouco antes do desfile, na sala lotada do Museu Rodin, colocou a posição da Dior lendo uma declaração a respeito dos insultos e da admiração por Hitler declarada por seu estilista Galliano.
Diante de tudo que aconteceu e do que foi dito dá para se ter já neste momento a noção de que uma volta de John Galliano tem poucas chances de acontecer.
Por mais importante que ele seja no mundo da moda parece que acabou de dar um verdadeiro tiro no pé ao tornar publicas suas idéias a respeito do nazismo.
O Desfile
A apresentação da coleção Dior foi muito bonita apresentando roupas delicadas. Casacos foram poucos, apenas algumas peles coloridas, um mínimo de cores pretas, mais pareciam um dos seus desfiles de verão com cores bastante claras, lacinhos nas bermudas e muitos babadinhos. Vestidos e saias longas e curtas, pregueadas ou não, todas usadas com botas acima dos joelhos.
Apesar de todo o esforço e toda a beleza das peças com detalhes bem femininos, leves, brilhantes a unanimidade das opiniões foi de que algo faltou provavelmente garra, entusiasmo, alma, Até mesmo as manequins estavam menos maquiadas e a musica mais baixa.
Entretanto no final do desfile não faltou a apresentação da equipe da marca que veio para os agradecimentos. Realmente não dá para desconsiderar esta perda, pois mesmo sendo a grande marca que é a Dior tinha em Galliano um importante colaborador.