A moda não é algo atual, muito pelo contrário, ela caminha há tempos juntamente da história da humanidade. Confira abaixo como surgiu a moda e qual é a história dela:
Como Surgiu a Moda?
O surgimento da moda se inicia com o uso de roupas, que ocorreu primordialmente pela necessidade de esconder tanto a nudez como das mudanças climáticas as quais o ser humano estava exposto, como frio, chuvas e calor. Nossos ancestrais começaram a fazer uso de peles de animais para se proteger das intempéries climáticas e também das atividades que faziam durante o seu dia a dia.
Escavações encontraram provas de que roupas eram usadas 600 mil anos a.C, essas mais elaboradas que simples peles de animal enroladas no corpo.
Durante o período da Mesopotâmia surge a tecelagem, onde eram criados tecidos que podiam ser tingidos, ou não, e eram enrolados ao corpo, para criar peças de roupa.
Já no Egito a roupa passa a ter um papel representativo na sociedade, pois aqueles que possuíam posições elevadas, como os faraós, se diferenciavam dos demais com os ornamentos utilizados, possuindo acessórios como símbolos de poder. Essa mesma linha de pensamento foi seguida pelos romanos, que usavam peças de roupas ou acessórios para demonstrar autoridade.
Durante as invasões bárbaras, ocorre a padronização no vestuário, pois nesse momento as pessoas passam a serem identificados a partir da sua veste, para isso, todos os Romanos se vestiam de forma igual.
No período da Idade Média surge à nobreza, e com isso, as vestes começam a ressaltar a posição em que a pessoa se enquadrava. No século XIII surgem os calçados, sendo o maior destaque da moda até então.
No Século XIV surge à diferenciação entre roupas masculinas e femininas, e os vestidos passam a serem usados somente pelas mulheres, pelos membros da Igreja e acadêmicos, já as calças eram permitidas somente para os homens.
A Renascença é caracterizada por ser uma época onde tanto mulheres como homens se preocupavam em destacar as características que admiravam em seus corpos, para os homens o essencial era evidenciar os ombros, e as mulheres buscavam marcar a cintura, com corpetes.
Nomes Marcantes Do Início Da História Da Moda
O rei Luís XIV é um nome muito marcante na história da moda, pois ficou conhecido pela sua extravagância quando se tratava das vestes. Ele tinha como objetivo demonstrar a superioridade francesa a partir das vestes que ele usava.
Luís XIV também influenciava nas vestes dos povos de seu reinado, as mulheres deveriam usar armações para erguer as saias extremamente grandiosas, sendo quase impossível que duas mulheres se sentassem em um mesmo sofá.
Outro grande nome da moda é Charles Frederick Worth, considerado o “pai da alta-costura”. Ele era um artesão e abriu o primeiro ateliê de alta-costura em Paris, no ano de 1858. Ele se tornou extremamente famoso por fazer algumas mudanças importantes na moda, e a silhueta estabelecida por ele dominou o período chamado de Belle Époque.
Influência De Momentos Históricos Na Moda
Momentos trágicos tem influência na história da moda, como destaques têm-se as duas Grandes Guerras Mundiais.
Durante o período da Primeira Guerra Mundial o luto fez com que as vestes femininas se tornassem básicas e feitas em tons sóbrios, às peças priorizavam o conforto. Nesse período as saias femininas foram encurtadas até a altura dos tornozelos, tanto pela escassez de tecidos, como para facilitar a movimentação das mulheres durante o trabalho.
Foi nesse período que surgiu Chanel, a estilista que até hoje é uma das mais conhecidas da história da moda, e um marco sobre a mulher moderna. Chanel trabalhava em uma loja de chapéus, depois, passou a ter as suas próprias lojas onde vendia chapéus e roupas.
Tempos depois ela abriu o seu primeiro ateliê de chapéus, o que se tornaria no futuro uma das maiores marcas de alta-costura do mundo todo. O estilo de Chanel é minimalista e elegante. No ano de 1919, Chanel criou o “black dress”, que era um vestido básico preto, com mangas compridas e justas, feito em crepe. Para época esse foi um lançamento extremamente ousado, e se tornou um marco na história.
Quando surge a Segunda Guerra Mundial, já há muitos estilistas instalados pelo mundo, principalmente pela Europa, com esse novo conflito muitos deles tem que fechar as portas de seus estabelecimentos.
As vestes femininas passaram a ser influenciadas pelos uniformes dos soldados, sendo feitas com tecidos mais pesados, e focando principalmente no conforto.
Década de 40 e 50
Após o final da Segunda Guerra Mundial, surge nos Estados Unidos a produção em escala industrial, criando as mesmas peças em várias numerações diferentes.
O destaque para a década de 40 vai para Christian Dior, que no pós-guerra criou um mundo luxuoso da moda. Ele lançou peças diferenciadas, modelos com cinturas definidas, ombros a mostra e saias na altura do tornozelo, tudo muito inovador para o momento.
Dior tinha como motivação resgatar a elegância de tempos antes da guerra. Ele é considerado o responsável por resgatar Paris após o período traumático, e por tornar a cidade como uma das mais importantes no mundo da moda. Dior morreu jovem, aos 1957, com 52 anos de idade.
Década de 60
A década de 60 foi marcada pela liberdade de expressão e pela libertação dos padrões.
Um grande influenciador da moda desse período foi o cantor Elvis Presley, com suas roupas marcantes e topetes exagerados. O estilo Rock’n’roll estava super em alta.
Calças de boca fina, jaquetas com gola, jaquetas de couro e as minissaias eram os destaques da moda. Audrey Hepburn e Natalie Wood foram dois nomes de destaque da época, com suas vestes marcantes e originais. Nesse período as peças também se tornaram unissex.
As roupas também foram influenciadas pelo movimento hippie. Cabelos longos, batas indianas, saias longas e calças estilo boca de sino faziam parte da indumentária dos jovens.
Outra ascensão da moda foi o movimento hippie, no final da década, com peças que remetiam a natureza, criadas com fibras naturais.
Década de 70
Os anos 70 foram marcados pelo estilo punk, pela discoteca e o glam rock. Inicialmente as peças foram inspiradas no movimento hippie, como vestidos soltos, calças de boca de sino, túnicas e outras peças com estampas e bordados.
Por outro lado, os punks entraram em ascensão, usando roupas pretas e de couro, tachas, camisetas e coturnos. Assim como o glam rock e a discoteca, que faziam uso de collants justos, lantejoulas, sapatos de plataformas e vestidos estampados. Já os simpatizantes do Punk Rock faziam uso de peças com caráter agressivo.
Grandes nomes da moda atual surgiram nos anos 70, como Calvin Klein, Giorgio Armani, Claude Montana, Ralph Lauren, etc.
Década de 80
Considerada a década do exagero, onde o consumismo passou a influenciar os jovens, e as peças se tornaram bem marcantes, fazendo uso de ombreiras, peças em vinil, sobreposições e cores fortes.
Esse foi um período considerado de ostentação, tanto pelas roupas usadas como pelos acessórios, principalmente pelas atrizes e famosas da época, que não economizavam no exibicionismo.
Década de 90
Nessa época a moda assume uma grande diversidade, coexistindo entre si diversos estilos diferentes. As peças mais marcantes da época foram os jeans coloridos, blusas de segunda pele, camisas xadrez e minissaias.
Começa a ocorrer nesse período o retorno de algumas peças usadas nas décadas anteriores, como as plataformas e os conjuntos usados em outros períodos.
Anos 2000
A música foi um grande influente da moda desse período, principalmente a música pop e a ascensão dos astros teens. As peças marcantes da época foram os jeans de cintura baixa, peças mostrando a barriga, tudo bem colorido.
Atualmente
A moda atualmente tem vários influenciadores, havendo novamente a existência de vários estilos existindo entre si.
Muitas peças usadas na década de 90 voltaram a moda, como os jeans rasgados de cintura alta, óculos redondos, camisas xadrez, etc. Essas peças retornam a moda em releituras das peças antigas.