Qual Tecido Usar Para Fazer Cortina? Qual O Melhor E Mais Resistente?

A cortina é um item essencial em todos os cômodos da casa, pois, além de ser um item interessante na decoração, deixando o ambiente muito mais charmoso, ele possui a função de proteger os móveis e objetos dentro da casa dos raios solares, impedindo também, em alguns casos, a entrada da luz solar propiciando um ambiente mais aconchegante.

Como é um item tão importante, muita gente se pergunta: Qual tecido usar para fazer cortina? Qual o melhor e mais resistente? Essas dúvidas são recorrentes e fazem total sentido, já que além de beleza, o produto deve ser sempre de qualidade, sendo um investimento que estará na sua casa por muito tempo.

A resposta para essas dúvidas não é uma só, apesar disso, não é com qualquer tecido que se pode fazer uma cortina, mas há uma variação de tecidos, onde cada um combina mais a um ambiente, um estilo de decoração, etc. Confira abaixo os melhores tecidos para cortina:

Linho

Se você está procurando uma cortina que combina com qualquer tipo de ambiente, e que não chame muita atenção para a decoração, o linho é a melhor opção, já que ele é um tecido com textura simples, criando modelos de cortina bem neutros.

As cortinas de linho geralmente são usadas em escritórios em tons claros, já as cortinas coloridas ou até mesmo estampadas combinam com a sala de estar. As cortinas feitas de linho são bem resistentes, fáceis de lavar, não sendo muito pesadas.

Jacquard

Para quem quer combinar elegância com qualidade, o jacquard é a melhor opção. Esse tecido é muito resistente, sendo extremamente durável.

Mas, o que mais chama atenção nas cortinas feitas de jacquard é a sua textura diferenciada, pois o tecido recebe desenhos de vários estilos, criando assim uma sofisticação sem igual.

As cortinas desse tecido combinam com ambientes com classe, como uma sala de estar ou até mesmo o quarto. São peças que mesmo sendo mais chamativas, podem compor uma decoração mais simples.

Voil

Caso você esteja procurando uma cortina mais leve e maleável, uma ótima opção é o voil, que apesar de não parecer, é bem resistente e durável. Esse tecido é transparente, e normalmente ele é usado combinado a outra camada por baixo, para adicionar mais privacidade ao ambiente e conseguir realmente controlar a luz do local.

Esse estilo de cortina combina com quase todos os cômodos da casa, sendo bem comum nas salas de estar e nos quartos. Existem muitos estilos de cortina em voil, que podem ser mais simples, para usar em locais mais sóbrios, ou com textura e padrões, combinando assim com ambientes decorados de maneira mais elegante, moderna, etc.

Blackout

O blackout é considerado por muitos o melhor tecido para as cortinas do quarto, já que ele realmente oferece bloqueio praticamente total da entrada de luz do sol.

Esse é um tecido sintético, composto por poliéster. É muito pouco maleável, porém, bem fácil de ser limpo, pois em casos de uma pequena sujeira, basta esfregar somente o local afetado, não sendo necessário nem retirar a cortina do local.

Cortina Blackout

Cortina Blackout

Já que as cortinas feitas em blackout são bem simples, e podem ser consideradas por muitos até pesada e não tão bonitas, elas normalmente são combinadas com uma camada de voil, para dar uma suavizada na decoração do quarto, unindo à ótima funcionalidade do blackout e a delicadeza do voil.

Shantung

Cortina Shantung

Cortina Shantung

Outro tecido extremamente elegante é o shantung, que possui uma textura bem grossa, porém, uma ótima qualidade. Esse tecido possui certa movimentação de acordo com a maneira que sua instalação é feita, por isso, combina com ambientes que exigem maior requinte, já que trará muito charme ao local.

É um tecido bem resistente e com ótima durabilidade, normalmente é usado na sala de estar.

Seda

A seda está diretamente ligada a elegância, e não é diferente quando se trata das cortinas feitas nesse material, tendo elas o poder de incrementar a decoração do ambiente, dando mais requinte e sofisticação.

As cortinas de seda normalmente são usadas em ambientes como a sala de jantar ou sala de estar, mas, dependendo da decoração, também combinam com o quarto.

Cortina de Seda Branca

Cortina de Seda Branca

PVC (policloreto de vinila)

As cortinas nesse material são usadas quando se deseja controlar 100% da iluminação natural do ambiente, pois com ele é possível impedir totalmente a entrada da luz.

Cortinas nesse tecido são amplamente usadas no quarto, ou até mesmo em salas com televisão, pois tem o poder de deixar o ambiente bem reconfortante.

Cortina de PVC

Cortina de PVC

As cortinas feitas nesse material são extremamente resistentes, e se assemelha um pouco ao blackout, com praticidade para limpar, sendo possível fazer a sua limpeza sem tirar a cortina do bastão, somente com um pano úmido.

Renda

As cortinas de renda são bem delicadas, e combinam com ambientes onde não é necessário o controle da entrada de luz, por isso, são usadas na cozinha e área de serviço, por exemplo.

As cortinas de renda são delicadas, mas, isso não quer dizer que elas não são resistentes. É possível combinar as cortinas de renda com uma camada mais grossa abaixo, como o linho.

Existem diversos tipos de renda no mercado, sendo possível encontrar opções que combinam com decorações mais simples e básicas, e outras mais elegantes.

Malha Gel

As cortinas de malha gel chamam atenção pelo seu preço, já que esse é um tecido bem barato, portanto, se você busca economia pode ser uma ótima opção.

Cortina de Malha Gel

Cortina de Malha Gel

Esse tecido é bem fino e delicado, e combina com os mais diversos ambientes. As cortinas feitas nesse tecido em tons mais escuros podem ser usadas no quarto, sala de estar ou sala de jantar, já as mais claras combina com a cozinha.

Oxford

Cortina de Oxford

Cortina de Oxford

Esse tecido é bem semelhante ao poliéster, possuindo a mesma qualidade que o anterior. Possui tons claros e escuros, e é perfeito para ambientes onde é necessário impedir a entrada de luz.

A escolha do tecido para fazer a cortina ideal varia de acordo com o ambiente em que ela será usada, no geral, escolha para o quarto os tecidos que impedem bem a luz, na sala de estar os tecidos mais elegantes caem muito bem, e na cozinha os tecidos mais delicados e transparentes são uma ótima opção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *