O jeans nunca sai de moda, para manter a sua hegemonia é importante estar sempre se reinventando. Para se manter nos armário das fashionistas o jeans aparece rasgado, na verdade essa vibe destroyed é muito mais um retorno que uma novidade.
Há alguns anos as calças e jaquetas ganhavam muito mais estilos com esses rasgos e depois dde um bom tempo em que a lavagem pareceu ter mais importância eis que esse visual mais punk retornou. A seguir vamos falar um pouco mais sobre a moda do jeans rasgado e como você pode adicioná-la ao seu dia a dia.
Destroyed Jeans – Anos 80
A primeira vez que essa tendência de jeans detonado fez sucesso foi durante a década de 80 quando os jovens buscavam agregar mais rebeldia aos seus looks. Circular por aí com a calça rasgada é uma maneira de impor uma insatisfação contra o status quo. Depois os jeans detonados retornaram no começo dos anos 2000, muitas adolscentes aderiram.
A diferença da chegada dos rasgos no começo dos 2000 para agora é que a tendência não é mais focada em adolescentes. Agora são mulheres adultas e que buscam um visual fashion que estão usando e abusando dos modelos rasgados e detonados.
Calças Rasgadas
A tendência destroyed chega forte em várias peças, mas com certeza é nas calças jeans que ela parece ter mais influência. A nova calça detonada é aquela que possui rasgos mais ‘certinhos’, ou seja, um padrão. A calça da moda é aquela que possui rasgos nas pernas como um todo e que deixam bastante pele a mostra.
Uma variação interessante que houve em relação as calças que se observa em contraposição ao visual destroyed dos anos 80 é que os modelos aparecem bastante justos. Claro que tem espaço para os modelos de calças boyfriend, aquelas que são mais largas, mas as skinny tem realmente dominado.
Como Usar
A calça rasgada pode funcionar como uma faca de dois gumes no seu armário. Pode ser muito legal ter uma calça com aquele rasgo estratégico, mas cuidado para não pecar pelo exagero. A proliferação de calças jeans justas com rasgos em toda a perna parece não ter fim, mas é preciso se olhar com atenção.
Cuidado com o Justo
Esse modelo não é exatamente o melhor para representar essa tendência. Em alguns casos a calça é tão justa que os rasgos se tornam buracos que apenas mostram a pele ‘vazando’ da calça, não é nada legal. A primeira grande dica sobre como usar esse tipo de calça é evitar modelos muito justos.
Se for usar uma calça que é mais justinha tente combiná-la com uma blusa que seja mais solta para evitar ficar com tudo muito colado ao corpo. Lembre-se que os rasgos já deixam pele a mostra, logo isso precisa ser compensado com uma atenção especial a parte de cima que irá compor com a calça.
Jeans Boyfriend
Um dos modelos de calça que mais se dão bem com essa tendência do jeans rasgado é a calça boyfriend, aquela que parece ter sido ‘roubada’ do armário do namorado. Essa calça possui um cavalo mais baixo e é mais larga. Os rasgos podem ser até maiores do que são numa skinny, pelo fato de ser uma peça mais solta do corpo não tem o risco de parecer vulgar.
Joelhos
Algumas mulheres estão investindo em calças que tem rasgos apenas nos joelhos, pode ser uma aposta interessante, mas é necessário ‘levar’ esse look. Uma maneira legal de coordenar essa calça num look é com blazer e t-shirt. Para não parecer que os buracos na calça são desleixo é legal criar looks mais arrumadinhos.
Efeito Detonado Sem Buraco
Uma boa opção para quem não quer usar uma calça com buracos, mas quer entrar na tendência da detonada é escolher um modelo que tenha desgastes, mas sem chegar a rasgar. Um desfiado pode funcionar tão bem quanto o buraco na calça, tudo depende do seu gosto pessoal.
Cada Qual Com Seu Jeans Rasgado
A verdade é que algo que deve pesar bastante na hora da escolha do seu jeans rasgado e o modelo que veste melhor no seu corpo e do qual você gosta mais. Experimente a calça na loja para saber se os buracos vão valorizar o seu corpo e se ficará com o visual punk esperado. Cuidado para não parecer que o rasgo foi um acidente de cuidar mal do seu jeans.
Vulgaridade Nunca
A tendência do jeans rasgado ganhou diversas interpretações e claro que não faltam versões vulgares com peças justas e com buracos em locais que não são legais. Antes de sair comprando qualquer coisa pense em quanto você se sentirá bem ou não com essa peça em seu dia a dia. Fuja da vulgaridade.
Macacão
Duas tendências que retornaram ao topo juntas, a do macacão e a do jeans rasgado. Pode ser uma maneira legal de evitar que o seu macacão fique muito datado. Também é válida a dica de escolher uma peça mais larga que fique mais solta do corpo para evitar que os rasgos acabem marcando o que não devem.
Jaquetas
Quando se pensa em jeans é difícil não pensar nas jaquetas também já que elas ajudam a compor uma grande variedade de looks incríveis. A tendência do destroyed jeans chegou até elas também e você pode escolher um padrão mais certinho com vazados ou rasgado mesmo.
Alguns modelos estão vindo com vazados espertos nos ombros ou cotovelos, pode ser interessante para um visual mais rocker. Também pode ser legal investir numa jaqueta que tenha um belo efeito desfiado ou mesmo com rasgos. Nesse quesito também a vale a dica de observar o seu gosto pessoal e o que te valoriza.
Camisas
Sim, elas também podem entrar nessa lista de jeans com rasgos. No entanto, é importante ficar atenta ao estilo desses rasgos para evitar acabar mostrando demais, não é mesmo? Uma boa maneira de usar uma peça mais ousada é com um top por baixo, assim você tem certeza que não irá acabar mostrando mais do que quer.