Toda mulher sabe que existem vários formas de se estar bonita e toda mulher aprende, principalmente, os truque para se estar bonita, cada uma dando prioridade aos truques que lhe favorecem mais.
Um truque que toda mulher usa para aprimorar o look e que a mulher sabe que, se usado de forma correta, pode transformar o look básico em um look belíssimo é o uso de acessórios. Os acessórios existem em suas mais diversas opções e não é à toa que a mulher quer ter vários. Os acessórios podem salvar um look.
O Surgimento dos Acessórios
Os acessórios nasceram praticamente junto com as roupas. Quando o homem era nômade não havia a necessidade de o ser humano ter acessórios. O acessório foi criado quando o homem teve a “necessidade” de ostentar o seu poder financeiro.
Quando surgiram as sociedades, aldeias, cidades e tribos, os homens mostravam a quantidade de dinheiro que tinham através de acessórios que eles mesmos usavam ou, em sua maioria, através de suas mulheres. As mulheres usavam brincos, colares, anéis, pulseiras, coroas, joias e mais joias para mostrar o quão rico era o seu marido.
Outra forma que as pessoas usavam para mostrar o seu poder aquisitivo àquela época era através de suas roupas. Tecidos nobres eram usados para fazer as vestes e, quanto mais tecido fosse usado, mais rico era a pessoa que usava a roupa.
Acessórios Atuais
Em pleno século XXI, onde a moda é rápida, moderna e vintage ao mesmo tempo, existem vários acessórios, os quais você usa de acordo com o seu estilo. Bolsas, carteiras, sandálias, chapéus, cintos, joias e bijuterias, além de tiaras, fivelas, presilhas e os lenços.
Os lenços são a tendência do momento para os cabelos. Podendo também ser usado no pescoço, os lenços tem uma variedade imensa e dá esse leque de opções para a mulherada.
A Diversidade dos Lenços
Os lenços tem uma diversidade imensa. Tanta que muitas pessoas, às vezes, não sabem nem diferenciar um lenço de uma echarpe, por exemplo. Para que isso não aconteça com você, vamos ver agora alguns exemplos de lenços.
Sabemos que um lenço pode ter a função de enfeite, sendo ele usado na cabeça ou no pescoço, ou tem a função de esquentar quando em dias frios. O lenço pode ter apenas uma função ou as duas ao mesmo tempo.
-
Cachecol
Geralmente os cachecóis são feitos de crochê ou tricô. Eles servem para envolver o pescoço e, por ter essa função, tem um comprimento mais alongado. Geralmente são retangulares e não são muito largos. São muito vistos em dias frios.
-
Echarpe
Bem parecido com o cachecol, ao invés de ser feito de tricô é feito de tecidos leves como chifon ou seda. Como é feito de um tecido mais leve, pode ser usada até nos dias quentes, apenas como um enfeite. Se esquentar muito, basta tirar a echarpe do pescoço.
-
Estolas
Muito vistas em eventos formais, as estolas eram feitas no começo de pele de animal. Hoje em dia, esse retângulo que é preso no centro do decote também pode ser visto em tecidos como a lã.
-
Bandana
A forma que nós mais conhecemos de usar um lenço. Usadas na cabeça, em formato de tiara, são preferidas pelos roqueiros e dão um ar despojado ao look. Sua finalização é, geralmente, através de um nó.
-
Lenço
Outra forma bem conhecida, dessa vez é usada no pescoço. Pequeno, médio ou grande, ele é sempre quadrado. Vemos muito sua utilização em filmes countries e filmes que retratam a década de 50. Amarrando a cintura, uma bolsa, no pulso ou até mesmo no cabelo, os lenços estão em alta.
http://www.youtube.com/watch?v=OOXf_5PcB0Q
-
Pashmina
Também conhecida como cashemire, é um lenço enorme, feito geralmente de tricô, lã ou algodão, que tem a função de cobrir as costas, sendo apoiadas pelos dois braços.
-
Turbante
É praticamente uma variação de como amarrar o seu lenço na cabeça, mas existem os turbantes que já vem prontos, é só colocar. Como o turbante embala toda a cabeça, ele é geralmente feito de tecidos finos, para não esquentar. Se você gosta de coisas vintages, o turbando é uma boa escolha pois ele dá esse ar ao look.
-
Xale
Um dos mais conhecidos tipos de lenços, é muito reconhecido pelas franjas em suas bordas (não que seja obrigatório a sua presença). O xale é um dos modos mais antigos de se usar o lenço. Ele é quadrado e é usado de forma diagonal, de um jeito que cubra o colo ou as costas. É perfeito para cobrir decotes em ocasiões que exigem um pouco mais de cautela. É encontrado tanto em crochê e tricô como também em tecidos.
-
Shaila
Essa forma de usar é mais uma trdição, apesar de você ver várias fashionistas (principalmente no frio) usarem a shaila. A shaila é um retângulo que cobre a cabeça e passa por cima dos ombros. Pode ser preso com um alfinete ou um broche em uma das pontas ou fica apenas no charme da cruzada por cima do ombro.
-
Burca
Outra tradição, a burca é um lenço que cobre o corpo inteiro. Muito usado no oriente médio, ela cobre o corpo inteiro mesmo, até mesmo os olhos. Quando os olhos não são cobertos a burca é chamada de niqab.
-
Khimar
O khimar também é um lenço de tradição, típico do oriente médio. Um lenço retangular, grande, que envolve todo o rosto e cobre juntamente os ombros e o colo, deixando o rosto por completo exposto.
Existem ainda outros modelos de lenços, mas esses são os mais vistos e mais conhecidos. Também há uma diversidade na forma de você usar, mudando o jeito de prender ou de cruzar o seu lenço. Você pode usar um lenço de uma forma mais tradicional ou de uma forma mais estética ou ainda com a função apenas simbólica. Existem tutoriais que ensinam você a amarrar o seu lenço de diversas formas.
Você também pode transpassar seu estilo através dos lenços utilizando cores e estampas que estejam de acordo com o seu estilo próprio. Aproveite que os lenços estão voltando com tudo para enfeitar os cabelos e experimente usá-los. Você vai se amarrar nessa tendência.
No blog a seguir você encontrará diversos tipos de amarrações, dá pra se divertir e diversificar sempre, aproveite e sai sempre na moda!!
http://www.dasgurias.com/moda/lenco-ou-echarpe-25-tipos-de-amarracoes/