Algumas pessoas sabem (e abusam disso) outras não imaginam, mas as cores tem uma certa “psicologia”. O fato é que nós podemos nos vestir de acordo com nosso humor do dia ou com o nosso temperamento. As cores ajudam a transmitir ideias e sensações, o que pode favorecer a comunicação visual ou dificultar (vai que a pessoa sabe o que aquela cor transmite e está só fingindo?).
A Linguagem das Cores
As cores tem toda uma linguagem entre si. Elas se combinam de forma complementar, suplementar, de forma básica, contrastante, ou muitas vezes nem combinam. Algumas pessoas, por não conhecerem as melhores formas de se combinar as cores, ou de propósito mesmo, fazem combinações aleatórias ou usam algo que não condiz muito com a pessoa.
Como já dissemos, as cores combinam entre si. Combinam até mesmo com a cor da pele da gente. Por isso é muito interessante você saber o que cada cor “simboliza” antes de sair usando uma cor nada a ver com você.
Combinando Cores
As cores tem uma combinação entre si que, para algumas pessoas, pode até passar batido, mas você pode perceber como tudo (principalmente em empresas e em decorações) as cores são muito bem pensadas para não parecer feio aos olhos dos consumidores. As cores combinam de forma complementar (azul e amarelo, roxo e laranja, verde e rosa, branco e preto), de forma suplementar (amarelo e dois tons de roxo, azul com amarelo queimado e laranja avermelhado, e assim por diante de acordo com o círculo cromático), entre outras combinações.
As Cores Básicas
Muitas pessoas tem muito medo de combinar as cores, medo de errar e acabar saindo na rua como um palhaço. Por isso essas pessoas costumam gostar muito de cores básicas como o preto, o marrom e o branco. Essas três cores (principalmente, pois existem outras cores básicas) são consideradas básicas por ter uma fácil combinação com outras cores.
Por combinarem com tudo todas as pessoas querem ter peças nessas cores. Podemos concluir que não é nada difícil montar uma produção quando as cores preto, marrom ou branco estão inclusas, mas você já parou para pensar em montar uma produção de uma cor só?
Look Total White
Algumas pessoas não veem com muita convicção um look montado em cima de apenas uma cor. Quando vemos um look todo na cor preta, pensamos logo que a pessoa é roqueira ou emo (dependendo do cabelo da pessoa). Quando vemos uma pessoa vestida toda de branco, pensamos que ou é médico ou é pai de santo.
Esses pré-conceitos ocorrem muitas vezes não pode preconceito da pessoa que está vendo, mas por falha da pessoa que está vestindo. E que tal aprender agora algumas dicas para não cometer nenhuma gafe ao usar um look total White?
Dicas Total White
Para não errar a mão na hora de entrar na tendência do total White aí vao algumas dicas valiosas para serem postas em prática.
-
Jeans Branco
Invista nessa peça. Pode ser um short, uma calça, uma jaqueta, mas tenha em mãos e, principalmente, no look, o jeans branco. O jeans dá uma textura totalmente diferente, fazendo com que o branco pareça um cinza bem claro. O jeans branco dará uma quebrada no branco total. Dependendo da ocasião que você for ou do local você pode investir em uma calça jeans detonada ou em um short curtinho. A jaqueta jeans é ótima para o ambiente de trabalho ou para um almoço.
-
Texturas
As texturas, independente da cor em que são usadas, fazem com que a cor mude um pouco. Do mesmo jeito é com o branco. A textura aplicada em um tecido como o cetim ou a viscose dá todo um diferencial no tecido, fazendo com que o ar clichê do total White não entre aqui.
-
Rendas e Babados
E por que não dar um ar ultra romântico ao seu look? Rendas e babados são altamente românticos e femininos. Vale à pena investir nessa tendências que nunca sai de moda. Short de renda ou um vestido com renda branca dá um ar nobre à peça e à produção em si.
-
Sandálias
Para os pés, nada de cor. O look ensinado aqui é o total White, correto? Então leve o branco até para os pés. Caso você esteja usando um look mais comportado, pode investir em sapato fechado como um peep toe ou algum sapato com meia pata. Caso esteja com um vestido na altura do joelho, invista em sandálias salto alto (pode ser os fechados também). Nesse caso combina usar uma sandália aberta, estilo gladiadora ou até mais trabalhada.
Caso esteja de short ou saia curtinhos, pode investir em uma rasteirinha gladiadora, ou em uma sapatilha, ou até mesmo nos saltos já citados anteriormente.
Colocando Cor No Branco
Apesar do look ser total White, o segredo é saber colocar cor nos locais certos. O segredo dos acessórios é justamente esse: completar a produção. Cintos, óculos, joias e bijuterias, tudo isso serve para dar a cor que a roupa em si não tem. Para não ficar algo muito contrastante, invista em acessórios de cores básicas também como o marrom ou o preto. Caso sua intenção seja chamar atenção, pode apelar para uma cor mais alegre.
O look total White já chama atenção por si só, então tome cuidado na hora de escolher os acessórios. Escolha peças menos chamativas, que realmente realcem a beleza do look e não que faça você parecer um palhaço.
Cor Na Maquiagem
Ao se maquiar, o ideal é que você faça uma maquiagem bem natural. Como já dissemos, o look todo branco já chama muita atenção. Use o blush bem natural, como se fosse o bronze de um dia de praia. Se quiser usar cor na maquiagem, invista só em um espaço (ou boca ou olhos). Nada de colocar na maquiagem as cores não usadas no look.
O look total White é um look deveras formal, chique e social. Tão lindo quanto o preto e tão contra-mão. Algumas pessoas dizem que o preto emagrece, o que já é o contrário com o branco. Não que o branco engorde mas ele mostra todas as gordurinhas indesejadas. Se você não estiver muito bem com o espelho, evite usar um look totalmente branco.
Agora que você já tem as dicas de como se vestir bem com essa tendência que está ganhando o mundo, é só adequar essas dicas ao seu estilo e sair arrasando por aí.