As calças alfaiataria são super elegantes e gostosas de se vestir nos dias de frio. Originalmente uma peça típica do vestuário masculino, as calças, ternos coletes e camisas de alfaiataria são modelos que remetem à elegância e à formalidade daquele que as veste, mas quando combinadas com peças feitas de outros de tecidos podem resultar em uma aparência, ainda, despojada e casual. Confira a seguir uma série de dicas para vestir calças de alfaiataria em diversas ocasiões:
Se você trabalha em um ambiente no qual precise passar uma imagem mais formal, não há outro tipo de peça melhor que a calça de alfaiataria para transmitir essa impressão. Essas são calças que se alinham muito bem ao corpo e alongam a silhueta. Se você trabalha em um local que exija esse tipo de vestuário, procure combinar essas calças com outras peças de tecidos diferentes mas que tenham o corte mais sóbrio e caimento soltinho como o da calças de alfaiataria.
É fato que roupas justas demais não transmitem elegância alguma, ainda que você esteja vestindo uma calça de alfaiataria. A dica para segurar a elegância do visual é vestir camisas ou camisetas mais soltinhas e de tecidos bem cuidados, ou seja, nada de tecidos desbotados ou manchados. Com esse pequeno cuidado fica difícil não segurar a elegância de um visual.
Se você não é muito boa com cores vibrantes e estampas, invista em calças de cores mais neutras e combine com camisas ou blazers coloridos. A calça de alfaiataria fica muito bem com camisas rendadas ou com blazers listrados. Mas o que seriam cores neutras? São cores claras, de pouca pigmentação dos tecidos, como o bege, ou qualquer outra cor que se aproxime do branco. Para equilibrar a discrição que transmite esse tipo de cor aposte em acessórios coloridos ou em camisas que chamem mais a atenção. Cuidado para não ficar parecendo uma mãe de santo, toda pálida, mesmo não sendo uma! Algo de cor deve haver no seu look.
Para ter certeza do perfeito caimento da calça no corpo, a dica é mandar fazer uma calça de alfaiataria sob medida. Normalmente as costureiras já possuem a modelagem desse tipo de calça pronta e, quando medem as formas do seu corpo, fazem apenas pequenos ajustes na modelagem para que ela se torne exclusiva ao seu corpo. O recomendado é fazer uma calça como projeto piloto para saber como de fato a peça deve ficar, para em seguida mandar confeccionar novas calças, de cores variadas!
Invista em sapatos do tipo de bico fino e salto médio, em torno de dez centímetros. Esse é o tipo de sapato que mais combina com a calça de alfaiataria. Para as mais altas a dica é apostar em sapatilhas de couro. E para os dias de verão, as sandálias estilo Anabela com salto médio também ficam muito bonitas.
Desde que solto ao corpo, não há restrições quanto ao modelo vestido na parte de cima do corpo. Pode ser uma clássica camisa ou uma fashionista camiseta. A regra é vestir um tecido bem cuidado e que a peça não remeta à uma sensualidade exagerada. Tecidos leves com a seda e o cetim ficam bem para ambientes de trabalho muito sóbrios ou eventos formais. Já as camisas e camisetas de algodão, por mais bem feitas que sejam, são peças um pouco menos formais que as mesmas feitas de seda por exemplo.
Quanto aos acessórios a regra é não exagerar. Tudo que é exagerado acaba com a elegância de qualquer look. Aposte em correntes, anéis e brincos delicados se estiver vestindo camisas de algodão. As peças de seda e as camisetas de algodão permitem o uso dos maxi colares e acessórios mais ousados. Mas como dito mais de uma vez nesse post, nada de exageros. A elegância de um visual está nos detalhes do tecido bem cuidado, e das peças bem combinadas entre si.
Para fechar o visual ainda mais, a dica é estar bem maquiada. Faça aquela pele de cara de bem dormida, com um batom rosinha ou cereja e côncavo levemente marcado. Em outras palavras, nada de sombras coloridas, gloss com glitter ou blush muito marcado. A proposta para manter esse look é ficar com cara de bonita e não aparentar estar usando maquiagem.
Os dias de frio, mas nem tão frio a ponto de vestir aqueles casacos super pesados, são climas ótimos para vestir calça de alfaiataria. A dica é combinar com blazers e casaquinhos que tenham o comprimento até a altura do quadril. Assim você alonga a silhueta e fica quentinha. Prefira tecidos mais maleáveis para combinar com a calça de alfaiataria, mesmo nos dias mais frios. Aposte em sobreposições com echarpes ou lenços de seda coloridos e estampados, eles funcionam como um acessório que quebra a monotonia das cores sóbrias.
Uma combinação ousada e que pode ficar completamente elegante é a mistura de alfaiataria e paetês, nos dias de calor. Para aquelas que amam vestir um brilho, podem bater palminhas e comemorar! Calça de alfaiataria combinadas com peças de paetês são uma tendência para o verão. Não apenas durante a noite, mas também a luz do dia, as blusas de alcinha com paetês ou camisetas com aplicações de brilho completam o visual da mulher ativa no mercado de trabalho e antenada em moda. O paetês chama a atenção completamente para si, portanto, a dica é usar peças mais discretas para completar o restante do visual.
Uma sugestão de look com paetês é vestir uma blusa dourada com uma calca de alfaiataria creme ou preta e completar com um blazer branco. Ou uma calca branca de paetês com uma camisa de tonalidade clara e fria, como por exemplo o azul claro ou o verde claro e o cinza, com um blazer prateado. Assim você traz o destaque do seu look para um único ponto e segura o visual elegante que marca as mulheres que vestem uma calça de alfaiataria, sem deixar de imprimir a personalidade moderna e vaidosa que uma peça de paetês transmite.