Existem várias formas e maneiras de se usar lenços, isso porque hoje ele se tornou uma peça tão procurada no mercado, que este mesmo já nos traz uma grande variedade em cores, estampas e até formatos de lenços variados. Então nesse caso é só variar a amarração.
Como muitos dos lenços vendidos hoje já vêm com um diferencial, e são quase únicos, a amarração nem sempre precisa ser algo tão elaborado, ou difícil de fazer. O que podemos fazer é incrementar uma amarração diferente, para que os lenços mais básicos pareçam mais caros ou mais descolados.
Dicas de Como Amarrar
Uma das formas mais comuns e mais usadas de se amarrar um lenço é gancho. O gancho pode ser feito da seguinte forma, primeiramente você enrola todo o lenço de forma horizontal (geralmente os lenços são quadrados, nesse caso é como se unisse ambas as pontas dos dois lados e enrolasse o “corpo” do lenço), em seguida você o dobra ao meio, dessa forma um gancho irá se formar do lado oposto onde se encontram as pontas.
Passe pelo pescoço (não nesse buraco, mas sim o “corpo” do lenço) e depois é só enfiar as pontas por dentro do gancho e pronto. É uma maneira bem simples e comum de se amarrar o lenço, e ele não se solta fácil.
Dentre esses modos mais simples de se usar o lenço, os jogados são muito comuns também e bastante usados, até porque as últimas tendências não exigem que esteja frio para se usar lenço. Atualmente eles vêm confeccionados em tecidos mais finos e leves que podem ser usados em qualquer estação.
Os lenços podem ser usados também de maneira texana, da seguinte forma: leve uma ponta a ponta oposta do lenço do lado de baixo, dessa forma ele ficará dobrado formando um triângulo. Depois disso é só amarrá-lo atrás do pescoço deixando a ponta menor do triângulo para frente.
Para uma produção mais elegante, dobre o lenço duas vezes ao meio, no sentido do comprimento. Coloque-o ao redor do pescoço e passe as duas pontas por um anel, que cumpre o papel de broche.
Dando um toque mais masculino dobre o lenço ao meio duas vezes, no sentido do comprimento, e coloque-o ao redor do pescoço, como um cachecol.
Usado como turbante o lenço levanta qualquer produção, sendo assim dobre-o duas vezes no sentido do comprimento, enrole-o ao redor da cabeça partindo da nuca. Na testa, cruze as duas pontas e prenda as extremidades com um nó simples na parte de trás.
O estilo francesinha deixa qualquer look mais chique. Estique o lenço sobre uma superfície e dobre duas pontas opostas até o centro do quadrado. Continue dobrando; faça o mesmo movimento duas vezes. Agora dobre o lenço ao meio. Enrole o lenço ao redor do pescoço e dê um meio nó. Deixe o comprimento solto sobre o colo.
Também pode ser usado como acessório de cabelo, torça o tecido até que ele fique bem estreito. Enrole-o ao redor da cabeça – de trás para frente – e dê um nó lateral. Para as pontas não ficarem longas, dê um segundo nó mais folgadinho.
E como cinto também, estique o lenço sobre uma superfície e dobre duas pontas opostas até o centro do quadrado. Continue dobrando; faça o mesmo movimento duas vezes. Agora dobre o lenço ao meio. Passe-o apenas pelos dois passadores da frente do jeans. Finalize com um nó simples.
Apostando em amarrações mais elaboradas, deixa o look mais sofisticado, estique o lenço sobre uma superfície e dobre duas pontas opostas até o centro do quadrado. Continue dobrando; faça o mesmo movimento duas vezes. Agora dobre o lenço ao meio. Enrole-o ao redor do pescoço. Faça um meio nó. Puxe cada uma das pontas soltas pelo meio do tecido e as amarre com um nó simples.
Estilo gravatinha borboleta estique o lenço sobre uma superfície e dobre duas pontas opostas até o centro do quadrado. Continue dobrando; faça o mesmo movimento duas vezes. Agora dobre o lenço ao meio. Em seguida, enrole o acessório no pescoço e dê um laço cheinho.
Se dois é bom, três é demais, amarre os lenços pelas pontas formando um lenço único. Enrole-o ao redor do pescoço. Deixe a parte do meio cair sobre o colo e as extremidades caírem retas. Faça um nó fofinho nas extremidades do lenço 3 em 1. Assim, ele ganha um charme a mais.
Dependendo do tamanho do lenço também pode funcionar como bracelete, pegue um lenço e enrole-o no pulso. Faça um nó no final e emende o outro lenço na ponta deste nó. Enrole-o sobre o primeiro lenço e dê um nó ao final para arrematar. Deixe sempre as pontinhas dos nós soltas, para dar charme.
Tipos de Lenço
Prático: é a maneira mais clássica de se usar uma echarpe ou um cachecol. Coloque a peça sobre os ombros (por trás do pescoço) e dê uma volta, jogando uma das laterais para trás.
Tradicional: Passe pelo pescoço (na frente) dê uma volta atrás e pronto. Você pode deixar as pontas caídas, ou amarrá-las na frente, dando outro efeito.
No Dia a Dia
Os lenços se tornaram acessórios junto com as últimas tendências que foram surgindo. E não necessariamente eles devem combinar com o look, muitas das vezes pode ser visto nas ruas mesmo algumas pessoas com combinações de roupas bem básicas como o curinga jeans e regata, mas com um lenço bastante chamativo. É o que dá todo o charme ao look e deixa a pessoa menos básica. Ela fica elegante e bem vestida com pouco.
Os lenços também podem combinar com casacos e casaquetos, blazer com roupa mais social (desde que ele seja mais neutro também e combine com a ocasião), vestidos que tenham uma pegada mais country combinados juntamente com botas e que dê uma pegada mais rústica ao look. Enfim, as combinações são infindáveis além dos diversos tipos de amarrações.
Fique por dentro das tendências e novas maneiras de combinar lenços que vem por aí, você pode conhecer muitas novas maneiras de compor look diferenciados que dão uma renovada nas suas roupas antigas ou muito batida. É uma forma de reaproveitar looks muito usados, dando uma cara nova.