O famoso Dess Code, que tem sido tão falado em posts e publicações sobre moda também deve ser aplicado ao trabalho, e direciona os códigos de vestir de acordo com seu ambiente, ou seja, de acordo com o tipo de trabalho que você executa todos os dias. A sua profissão é que deve nortear seu modo de vestir, já que não adianta ser um professor do ensino infantil e ir dar aulas de terno e gravata ou de vestido curto e salto alto, por isso, o Dress Code se torna tão importante.
Como muitas pessoas ficam um tanto perdidas quando o assunto é moda e se vestir bem de acordo com a ocasião e com o bolso, resolvemos sugerir algumas Dicas de Looks Para o Trabalho. Desta forma, você pode basear neles e montar um guarda-roupa versátil e interessante para ultrapassar as semanas.
http://www.youtube.com/watch?v=sDVeV2U9AUQ
Dicas de Looks Para o Trabalho
Para falar sobre moda às pessoas, não adianta chegar com peças prontas, tem que ensinar a combiná-las, para que as peças soltas possam se tornar em mil maneiras de se vestir bem, de preferência sem gastar muito com isso. Pois a maioria das pessoas entende que roupas feias e bonitas é apenas uma questão de gosto, portanto, totalmente subjetivo, além disso, o pode e o não pode da moda está ligado diretamente ao ambiente e ao sentir-se bem daquela forma.
Nas horas de se vestir para trabalhar, o pensamento mais inteligente está voltado para enxergar o que é importante de verdade, sua profissão ou seu modo de ser e, a partir daí escolher o que vestir pensando em se autovalorizar e valorizar o seu trabalho. A maneira correta de vestir deve caber em três regras básicas:
– Conforto Pessoal
– Conforto do Outro
– Conforto da Empresa em que você trabalha
Conforto Pessoal
O conforto pessoal, como o próprio nome diz, deve levar em conta o conforto das roupas de quem as usa, ou seja, são peças que permitem movimentos simplistas e comuns, como sentar, levantar, subir escadas, descer rampas, abaixar-se para pegar algo que caiu no chão, todas aquelas que não restringem seus movimentos. Elas devem antes de tudo ser pensadas para seu trabalho, para esses casos os look mais indicados são:
– Mulheres: As mulheres que trabalham em ambientes comuns de trabalho, aqueles que não exigem tanto esmero na vestimenta, devem optar por fazer uso de calças de tecido leve, com combinações de blusinhas ou camisas, de preferência em cores claras no verão e cores mais escuras no inverno. Além disso, se a política de sua empresa permitir, use e abuse da calça jeans, deixando de lado os Destroyed e aquelas muito justas, com lycra, que dão forma muito arredondada ao corpo e chamam demais a atenção, desviando o foco do trabalho. Vestidos também são muito bem aceitos, no entanto, não devem ser colados ao corpo e nem curtos demais, senão você pode se constranger em determinadas situações. Para estes casos opte por vestidos mais larguinhos, de comprimento logo abaixo do joelho, que devem ser usados especialmente no verão, bem floridos e confortáveis, para enfrentar o calor que vem por aí.
Não se esqueça de que todas as peças não devem conter fendas profundas, decotes extravagantes e nem a barriga de fora, isso mata qualquer chance de ser respeitada no trabalho.
– Homens: Para os homens geralmente as opções de looks não são tão variadas quanto às das mulheres, sendo que as inovações maiores ficam por conta da cor da camisa, do tipo de sapato, entre outros. As peças para o trabalho não devem ser em tons berrantes, mas sempre pendendo para o social, ou ainda para o famoso traje passeio, que combina camiseta de gola polo, sapatênis, calças jeans, porém, tudo deve ser usado de acordo com a política da empresa. Outra versão interessante para os homens é o dueto calça e camisa, ideal para ser usado em qualquer tipo de profissão, desde as mais simples até as mais complexas.
Conforto do Outro
Este tópico está mais ligado a tirar ou não a atenção do outro durante o trabalho e nisso inclui a vestimenta tanto dos homens quanto das mulheres, pois conforme o que se usa também interfere na vida e na visão do outro, especialmente roupas com tons exagerados, decotadas demais, justas, com peças ultrapassadas, perfumes fortes, sapatos barulhentos, excesso de bijuterias, maquiagem exagerada, cabelo bagunçado, entre outros.
Essa zona conforto deve sempre ser respeitada, por isso, antes de sair de casa para ir trabalhar vale dar uma última olhada no espelho e verificar: será que estou vestido de acordo para meu trabalho? Esta pergunta vale ser respondida sempre, em qualquer profissão que você trabalhe. Então, erra menos quem se veste com sobriedade e elegância, mas isso não quer dizer que deva ir trabalhar parecido com um padre ou uma freira, mas sim de acordo com a sua convicção de moda, bom gosto e acima de tudo bom senso.
Conforto da Empresa
Toda empresa quando contrata um funcionário cria expectativas quanto a este, e nelas está incluso a aparência do mesmo. Pois de uma forma ou outra, o funcionário traz embutido em sua imagem a imagem da empresa por qual trabalha.
A sua aparência, bem como suas roupas têm sempre de estar intimamente ligadas à visão que a empresa vende para o mercado, e cada uma tem sua identidade própria. Então, antes de sair por aí comprando tudo que vê pela frente para ir trabalhar, observe seus demais colegas, veja o que a empresa espera de você e dessa forma vista-se para o trabalho.
Pergunte-se quais o valores da empresa, tais como ser: comprometida, conservadora, sustentável, moderna, e em qual categoria ela se enquadra. Portanto, veja bem o que pode e o que não pode, siga as regras e procure se adequar a elas da melhor maneira possível, porém, sem deixar de lado seu jeito de ser, sua autenticidade. Faça sua escolha entre as diversas cores, tecidos, texturas, bolsas, sapatos, acessórios, para garantir a coerência de seu estilo e personalizar a sua aparência.