Como Escolher o Tamanho Adequado de Sapato

É bastante comum nós entrarmos e sairmos de lojas de sapatos e até por vezes encontrarmos inúmeros deles, muito lindos, e, quando experimentamos, são todos confortáveis demais, por isso, os levamos para casa. Mas quando vamos usá-los, na primeira oportunidade, eles se mostram desconfortáveis, seja por estarem apertados demais ou grandes demais.

Para não errar na hora de comprar sapatos cada um tem sua dica de ouro, mas nenhuma delas se mostra mais eficiente do que aquela: deixe para comprar seus sapatos ao final do dia. Assim, os pés já estarão levemente mais inchados, e se o sapato ficar bom, sinal que poderá ser usado depois.

Como Escolher o Tamanho Adequado de Sapato

Cada tipo de sapato pede uma escolha diferente, pois você não irá escolher da mesma forma um tênis e um salto alto. Cada um deles possui uma particularidade que deverá ser levada em consideração, basta seguir as dicas que seguem:

  • Sapatos de saltos altos e finos ou ainda qualquer outro que possua um salto que tenha tamanho maior que 7,5 cm acabam causando uma redistribuição corporal, de maneira que todo o peso do corpo, mais ou menos 90% dele fica colocada na parte da frente dos pés. Essa imensa pressão pode formar calos na sola do pé e ainda maximizar a dor daquelas que sofrem com os dos joanetes, calos e dedos em martelo. Além disso, o salto força bastante os tendões do peito do pé e os músculos. Isso tudo sem esquecer de dizer que esses saltos, quase sempre, têm a ponta fina, e conseguir o equilíbrio é um tremendo de um desafio. Por isso, na hora de escolher um espécie adequado, veja se o mesmo possui conforto na ponta, e se tem meia pata, que facilita bastante o equilíbrio.
  • Sapatos que não possuem salto também possuem certa particularidade incomodativa e, também não são tão fáceis de serem escolhidos. Os mesmos podem apresentar certo problema para pessoas que têm dificuldades no tendão de Aquiles ou no peito do pé. Usando esses calçados diariamente, seus pés se habituam a ficar achatados ao chão, sendo possível o desenvolvimento de doenças como tendinite e dores no peito do pé. Para escolher um sapato baixo, é importante que o mesmo tenha ao menos um saltinho, para não criar desconforto na coluna e ainda que seja de um material mais maleável, especialmente o couro, que ainda possui uma durabilidade maior. Além disso, é importante que haja a alternância entre os saltos altos e os baixos.
  • Os tamancos também apresentam os mesmos problemas que os sapatos de saltos altos, mas ainda possuem um agravante maior, já que o risco de queda é triplicado. Os mesmos não possuem nenhuma estabilidade, então, basta uma calçada um pouco torta e o chão é o limite. Por isso, procure aqueles modelos que demonstram uma maior estabilidade e, caso não encontre nenhum, opte por uma sandália.
  • Os saltos plataforma, estes que se popularizaram a partir da década de 70, proporcionam um conforto maior ao usuário, desde que a parte da frente tenha uma parte que seja adequada, para suportar o peso do corpo. O que deve ser levado em consideração também quando da compra é o modo de prender no pé, pois é um salto que exige mais, por isso as talas ou ainda o formato do sapato deve ser exato do tamanho correto, nada sobrando ou faltando, senão será um tormento usá-lo.
  • Cuidado com os sapatos: os sapatos já gastos e velhos, que já apresentam as palmilhas lisas e frouxas ou que tenham a costura desfeita podem ser um grande problema, tanto para a postura quanto para a segurança. Em muitos casos a pessoa é obrigada a forças exageradamente o tornozelo, inclusive torcendo-o e ainda exigir demais dos músculos do pé.

Dicas Para Encontrar o Sapato Ideal

Um dos maiores desconfortos encontrados nos calçados é a biqueira, aquela área que fica em volta dos dedos, lembre-se que a mesma necessita de espaço suficiente para eles fiquem num conforto perfeito. Além disso, o espaço em excesso pode acabar fazendo com os dedos escorregue e fiquem para fora do calçado, o que além de feio ainda pode ocasionar irritações e calos.

Quase sempre a biqueira se mostra mais apertada do que deveria. Por isso, se você tiver os pés largos, essa parte do sapato ou sandália será seu problema maior.

Além do que foi mencionado a frente do sapato precisa ter espaço para os dedos, o que precisa ser entre 10 a 12 mm, medido entre o dedo mais comprido e a parte da ponta do sapato, isso quando a pessoa estiver em pé. E ainda precisa ter espaço em cima dos dedos para evitar que o calçado fique esfregando e cause calos. Para observar os critérios descritos, quando for comprar sapatos mexa os dedos dentro do mesmo, mas o faça quando estiver em pé.

Há ainda a preocupação com a “gáspea” do calçado, o material existente na parte de cima do mesmo, deve fazer certinho o formato de seu pé. Além disso, deve proporcionar apoio quando o pé é movimentado. Então, busque por um sapato cuja gáspea possua um material não irritante, mas que seja poroso, assim o ar poderá circular. Com essas características, o melhor é aquele feito de couro. Se tiver um sapato desses em casa, não esqueça de engraxá-lo com frequência, assim, a gáspea ficará sempre flexível e macia.

Outra dica importante é procurar um calçado que possua grande amortecimento para que seja capaz de absorver o impacto nos músculos do pé e ossos sempre que você andar. É necessário esse amortecimento em determinadas áreas, tais como: a frente do pé, o peito do pé, e onde a sola descansa, e, é claro, no calcanhar, já que é o lugar que suporta 25% do peso do corpo.

Também é importante que a palmilha seja de material absorvente, assim diminuirá o calor dentro dos calçados e evitará o surgimento de bolhas ou problemas de infecção. As solas dos mesmos devem ter a tração correta para evitar que se escorregue em qualquer que seja o solo.

Caso seus pés possuam tamanhos diferenciados, opte por calçados com base no pé que é maior. No outro pé ponha algum tipo de enchimento. E jamais adquira sapatos que sejam muito apertados ou duros, achando que os mesmos possam alarga ou algo do gênero.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sapatos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *