Saiba Como Customizar Shorts

A moda divide-se em estilos, looks, peças e tendências. As tendências sempre vem e voltam, e muitas vezes chegamos a perder muitas peças por conta das tendências que passam rápido. Uma tendência que vem surgindo com tudo nos últimos anos é a customização. Com o pensamento no futuro, na sustentabilidade, em qualidade e em aproveitar tudo o máximo possível, a customização vem fazendo fama em ateliês.

Imagem de Amostra do You Tube

O que é a Customização?

A customização em suma é pegarmos um objeto, seja ele um artigo de moda ou não, e transformá-lo para que sua longevidade seja prolongada (caso já tenha sido usado), ou apenas modifica-lo para ser usado, veja o caso a seguir do abadá:

Na moda, a customização pegou fama com os abadás de micaretas, onde as mulheres cortam e modelam o abadá conforme seu gosto e as tendências.

Para o mercado de moda, a customização ganha a cada dia uma novidade. Blusas, saias, calças, shorts… Tudo pode ser customizado, ganhar uma nova cara ou uma nova função.

Como Customizar Shorts

Existem várias formas de se customizar um short. A forma depende do seu estilo próprio e de suas preferências quanto às tendências. Vamos aprender agora várias formas de se customizar nossos shorts para ficarmos na moda, e se possível, de uma forma que nós mesmas possamos fazer a customização.

Cortando Uma Calça Jeans

Uma das customizações mais conhecidas é a de transformar uma calça em short. Por inúmeros motivos as pessoas se desfazem de suas calças: porque estão velhas, desgastadas; porque não é a calça da tendência, porque é “sem graça”.

Para fazer essa customização, é muito simples. Você vai precisar da calça escolhida e de uma tesoura. Escolha a altura em que a calça será cortada e, caso você não tenha uma mão firme para cortar reto, faça um traço (com giz de alfaiate, ou até mesmo caneta).

Importante: Tesouras para cortar tecido devem ser exclusivamente para cortar tecidos. Se você cortar, por exemplo, papel com ela, ela vai cegar e vai ficar de trabalhar com ela.

Tie Dye

O tie dye é uma técnica que consiste em tingir a peça. É simples, fácil e barato. Para fazer essa técnica, você precisa de um short jeans claro (branco, cinza, com alvejante), um tubo (no mínimo) de tinta para colorir roupa e uma panela, além da água e de um bastão ou segurador.

Você pode usar mais de uma cor, ou até mesmo fazer amarrações para fazer um tie dye mais irregular e diferente. Coloque na panela água e a tinta para colorir (no tubo de tinta há a orientação quanto a água. Geralmente é um litro para cada pote de tinta) e misture bem com o bastão. Depois que a mistura estiver fervendo, vá mergulhando aos poucos o short na panela, esperando alguns minutos. Você pode fazer o tie dye em dégradé (com uma só cor em vários tons) ou misturando cores.

Para misturar cores, você deve trocar a água e a tinta e, mergulhar o outro lado do short para ser tingido. As cores você escolhe de acordo com sua preferência, mas como tendência e cores complementares, sugerimos a combinação de verde + rosa, laranja + azul e vermelho + laranja.

O tie dye com amarrações fica diferente e, dependendo da amarração que você fizer, fica bem animado. Você pode amarrar com ligas (aquelas de prender dinheiro) alguns “bolos” do short. Mergulhe o short inteiro na mistura água + tinta e espera de 15 a 20 minutos. Depois de tirar o short da mistura, depois de seco e lavado, o short apresentará o formato desenhado pela liga envolto pela cor tingida.

Aplicação de Pérolas

Para dar uma cara bem feminina ao seu short você pode fazer aplicação de pérolas no short. As pérolas você pode comprar em lojas de bijuteria. Não é muito caro e você escolhe a cor e o tamanho de acordo com seu gosto.

Há duas formas de você customizar seu short com pérolas. A primeira é aplicar as pérolas aleatoriamente, em toda a frente do short. O efeito fica lindo e muito feminino.

A segunda forma é você escolher e demarcar um espaço para a aplicação das pérolas. Uma sugestão nossa é a aplicação das pérolas na parte externa do bolso da frente. Fica delicado, charmoso, feminino e com o seu toque, já que foi você quem fez.

Spikes

A tendência da vez são os spikes. Os spikes são bem conhecidos no mundo do rock e no mundo da moda estão fazendo muito sucesso. Em um short preto fica lindo, mas você pode escolher outras cores de sua preferência.

Os spikes também são vendidos em lojas de bijuteria e vem com ganchinhos para a aplicação. A aplicação dos spikes é de um em um. É um trabalho delicado, porém, se bem feito, fica muito bonito e estiloso.

Pop Art

Para quem é fã de arte, está aqui uma boa ideia. Pop art alcançou seu auge por volta da década de 50 e 60 e ficou marcado pelas cores fortes e por lembrar as histórias em quadrinhos.

Para customizar seu short com pop art, você pode usá-lo como uma estampa. Você pode desenhar a estampa no short com caneta própria para tecido, fazer stiks (um tipo de adesivo usado para estampar) ou silkagem (outro tipo de estamparia).

O resultado é um short bem divertido a animado. Além de estar na moda, você vai ter um pedaço da história com você.

Franjas

Uma ideia que está super em tendência são as franjas. Para fazer essa customização, você vai precisar da franja (que é vendida em armarinhos ou em lojas de bijuteria) e de tachinhas. A franja você escolhe a grossura desejada, mas cuidado para não escolher muito fino para não ficar trabalhoso para costurar ou para não fazer nó.

Você vai costurar as franjas nos locais desejados. A aplicação das franjas pode ser em um local especifico (na barra do short, na área do bolso) ou no short todo. Para disfarçar a costura, costure lado a lado as tachinhas. O resultado é um short diferente e com seu estilo.

Customizar nem sempre é difícil, e na maioria das vezes não é caro. Você pegar um produto e transformá-lo em outro, além de ser comparado a uma terapia, deixa seu estilo mais explicito do que comprar um produto já pronto. Agora com essas tendências ensinadas, vamos deixar nossos shorts com nosso jeitinho.

Um comentário

  1. Dicas maravilhosas, parabéns. E muito fácil de entender e de fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>