Roupas Apertadas: Prós e Contras

Qual mulher quer deixar à mostra suas gordurinhas? Ou quer que o tecido fique sobrando e criando gordura onde não existe? Qual mulher não quer mostrar o corpo e, mais especificamente, as curvas bem delineadas que Deus nos deu? Toda mulher gosta de cultuar, nem que seja um pouco, o seu corpo, e na hora de se vestir o corpo não fica para trás. Nós, mulheres, gostamos de mostrar os ombros, o colo, as pernas e deixar a cintura bem marcada. Sabemos o poder que temos e gostamos de usá-los, mas às vezes extrapolamos.

Roupas Justas

Mulher gosta de mostrar o corpo que tem. Gosta de mostrar o bumbum durinho, a coxa torneada, a barriga zerada e se tudo for natural, aí que quer mostrar mesmo. A forma mais comum que as mulheres fazem isso é usando roupas justas. A roupa colada ao corpo mostra o corpo real. A curva da cintura, do bumbum, as coxas, e não há “defeitos escondidos” em uma roupa justa. Não há problema em usar uma roupa junta ao corpo. O problema das roupas justas são aquelas roupas apertadas demais. A busca por um corpo perfeito acaba nos deixando um pouco alienadas a respeito do que vestir. Quando experimentamos a roupa e vimos que “está tudo no lugar”, está tudo perfeito, sem nenhuma sobra de tecido, achamos aquilo lindo e adquirimos a peça. Mas o que esquecemos é que além de nos vestir (a função básica da roupa), a roupa deve ser confortável e respeitar o limite dos nossos corpos.

Roupas Apertadas

Às vezes, para escondermos nossas gordurinhas a mais, inventamos de usar uma roupa com a numeração um pouco menor que a nossa. Por exemplo, usar uma calça 42 quando seu manequim é 46. À priori, você não vai sentir nada com essa calça apertada. Passar 2, 3 minutos com ela não irá lhe deixar com nenhuma “sequela” ou com algum problema, mas o uso contínuo e longo de calças com a numeração errada acaba alterando o corpo feminino. Você tem noção de quantos problemas de saúde uma calça apertada pode lhe custar? O problema mais nítido é a formação de outra cintura. De tanto usar calça apertada, que não respeita o seu corpo, o seu corpo vai se moldar à calça, alterando sua própria formação. Mas se você pensa que os problemas são “simples” assim, está muito enganado.

Problemas de Circulação a Infecções

Ao usar peças justas demais, e principalmente por muito tempo seguido, corremos risco de sofrer alguns problemas como varizes, cansaço fora do normal, dificuldades na digestão e até mesmo problemas ligados aos órgãos sexuais. Como dissemos anteriormente, usar uma roupa colada ao corpo não é errado, contanto que essa roupa respeite o limite do seu corpo. Vejamos agora alguns problemas que podem ser ocasionados pelas peças apertadas demais:

  • Varizes: Ao usar roupas apertadas, a circulação fica prejudicada, aumentando o risco do surgimento de varizes (principalmente se há o histórico familiar ou quando você toma medicamento contraceptivo). As varizes surgem quando as veias são dilatadas pela progesterona (hormônio feminino). Com a circulação congestionada, a progesterona fica acumulada, dilatando as veias e surgindo as varizes.
Varizes

Varizes

  • Circulação Sanguínea: As roupas apertadas dificultam o retorno do sangue venoso, que acaba permanecendo muito tempo nos membros inferiores. As calças coladas demais geram compressões na região abdominal e ao longo das pernas, sem uma circulação adequada. Vale ressaltar que a circulação presa acaba ocasionando as varizes já citadas. Também já foi comprovado que não só as calças jeans e blusas apertadas causam este problema, mas também as cintas modeladores que quase todas as mulheres já aderiram. As cintas apertam o corpo, prendendo a circulação e causando os problemas decorrentes.
  • Celulites: Não, calça apertada não causa celulite. Mas ajuda no surgimento dessas. Como a circulação sanguínea fica presa, há a formação dos nódulos de gordura (verdadeiros causadores das celulites), formando os furinhos indesejáveis onde a gordura fica localizada. A roupa apertada só vai piorar a situação se já houver celulite.
  • Respiração: roupas apertadas demais (isso também inclui cintos ajustados demais) prejudicam a passagem de ar pelo corpo. Por conta disso você pratica, mesmo que involuntariamente, a respiração curta (quando o ar só chega até a parte alta do tórax). As trocas gasosas não acontecem corretamente, acumulando gás carbônico demais no corpo, provocando o envelhecimento precoce das células já que o gás carbônico é tóxico. Também ocorre a má oxigenação do cérebro, o que dificulta a concentração e traz ansiedade.
  • Digestão: O problema é o aperto na área abdominal. Após as refeições o estômago dilata-se (para ocorrer a maior parte da digestão). Com o cinto ou o cós das roupas apertados, os ácidos do estômago vão refluir para o esôfago, causando refluxo e azia.
  • Dores nas Costas: Ao usar roupas apertadas (que consequentemente restringem nossos movimentos), sobrecarregamos nossos músculos e as vértebras para realizar atividades que nem exigem tanto esforço. Comprimindo o quadril, forçaremos a coluna para compensar. O mesmo vale se os braços forem comprimidos. Os ombros ficam sobrecarregados, muitas vezes chegando a ter formigamento e dores fortes.
  • Doenças nos Órgãos Sexuais/ Reprodutores: Se você pensa que não há coligação, enganou-se. Para as mulheres: o uso de roupas apertadas demais nos membros inferiores (calças jeans, calcinhas…) pode causar corrimento fora do normal ou doenças como a candidíase. Ginecologistas mesmo alertam desse mal e pedem sua prevenção com o uso de roupas confortáveis. O uso de roupas justas aliado à umidade e à temperatura alta deixa o ambiente propício para a formação de fungos e bactérias. Para os homens: o uso de cuecas apertadas, e também de calças jeans, causa dores nos testículos e influencia na quantidade e qualidade dos espermatozoides produzidos. Além de que já foi comprovado que causa dor de cabeça e enxaqueca.
Doenças nos Órgãos Sexuais/ Reprodutores

Doenças nos Órgãos Sexuais/ Reprodutores

Como vimos, o uso de roupas apertadas não nos dá nenhuma vantagem. Este mau uso nos causa danos muitas vezes irreparáveis. Médicos de várias especialidades aconselham a usar roupas confortáveis para que o dia-a-dia seja melhor e que nossa saúde não seja prejudicada por um mau hábito. A moda pode até tentar nos impor um esteriótipo, mas não permita que essa imposição afete o seu bem-estar e sua felicidade. Estar bem é, antes de mais nada, ter uma vida saudável e aceitar-se como é.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *